quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

EXAME DE CONSCIÊNCIA



EXAME DE CONSCIÊNCIA:

Acredito que é importante este exame de consciência para ser usado na catequese ou por pessoas que desejam fazer uma boa confissão. O pecado é uma desobediência a Deus que nos ama muito. Ele diminui a nossa relação com Deus, é uma cárie na alma. Quando nos confessamos com freqüência estamos em manutenção em relação à Graça de Deus. É bom antes de se confessar escrever as faltas para depois acusá-las ao sacerdote que no momento da confissão é Jesus para nós. Antes da confissão peça ao Divino Espírito Santo que lhe ilumine para que possas fazer uma boa reconciliação com Deus e com os irmãos.


OS 10 MANDAMENTOS E SUA REFLEXÃO:

1.      Amar a Deus sobre todas as coisas.
2.      Não tomar Seu Santo nome em vão.
3.      Guardar domingos e festas de guarda.
4.      Honrar pai e mãe.
5.      Não Matar.
6.      Não pecar contra a castidade.
7.      Não roubar.
8.      Não levantar falso testemunho – não mentir.
9.  Não desejar a mulher do próximo – não cometer atos impuros.
10. Não cobiçar as coisas alheias.


Realmente amo a Deus sobre todas as coisas ou diante da primeira dificuldade, abandono a oração, já não vou mais a missa e busco a solução em outras crenças, “na sorte”, nas adivinhações? Minha confiança é total em Deus Pai, Filho e Espírito Santo? Espero em Sua Divina Providência. Estou seguro de que tudo que Ele permite é para o meu bem segundo a Sua Santíssima Vontade ou me rebelo contra as provações, dificuldades e tentações?


Respeito o Santo nome de Deus não dizendo palavrões, não “xingando” a Deus quando eu gostaria que Ele tivesse feito o que eu queria? Respeito o nome das pessoas escolhidas por Deus: o Papa, Bispos, sacerdotes, religiosos...? Quando digo: “Meu Deus”; faço isso consciente de que estou invocando meu Criador, meu Pai, meu amigo? Ou falo por falar, sem dar muita importância; como se fosse uma “gíria”?

Os domingos e festas de preceito são para mim um mandamento realmente importante que rege a minha vida? Se não vou a missa todos os domingos é por que não gosto, tenho preguiça, não procuro uma Igreja (caso tenha viajado)? Tenho a consciência de que vou à missa não para ver o padre, ou só para tocar no folclore, ou fazer “desfile de moda”... e sim, para encontrar-me com Cristo, ir participar do Grande Banquete e poder recebê-lo em meu coração? Vou à missa com a certeza de que unindo-me a todos os demais, elevamos nossas orações pela santidade de toda a Igreja, formando um só corpo em Cristo?

Qual o respeito que tenho por meus pais? Sou obediente? Costumo falar mal deles para os meus amigos ou gritar com eles, sendo malcriado? Alguma vez já desejei sair de casa ou não tê-los perto de mim, só para fazer o que eu queria, “ser livre”?


Se tenho a graça de nunca ter matado alguém ou nunca ter desejado a morte de uma pessoa; já pensei que muitas vezes pude “matar” a dignidade e a fama dos outros com minha língua? Já fui responsável pela fofoca da vida de alguém? Costumo falar mal das outras pessoas, julgando seus atos sem preocupar-me com o que as leve a agir assim? Sou do tipo que critica a roupa, o cabelo, o jeito dos demais?


Qual é o cuidado que tenho com o meu corpo e com o corpo dos demais? Tenho a consciência de que somos Templos do Espírito Santo e por isso, devo respeitá-lo cuidando do meu pudor e da minha decência? Considero o matrimônio como um Dom de Deus para o homem e a mulher e para isso, busco cuidar a pureza de meu corpo para doar-me a um único(a)  homem (mulher), depois do meu casamento como prova de meu amor a ele(ela) e respeito a Deus? Cultivo a pureza da minha alma, cortando todo o pensamento que me leve a sentir prazer carnal, cuidando toda a leitura, site ou filme erótico.


Cuido das coisas que me emprestam, tendo consciência que pertence a outro? Julgo as pessoas pelo que elas têm e não pelo que elas são?
Respeito as coisas dos demais não me apossando do que não me pertence?

Tenho ocultado a Verdade para não passar vergonha na frente de meus amigos? Minto para “ficar bem” diante das pessoas, cuidando sempre de minha imagem? Tenho consciência de que posso pecar por omissão se deixo de fazer ou falar o bem? Tenho caluniado alguém para vê-lo “dar-se mal”?

Tenho cometido os pecados capitais? Orgulho, Avareza, Inveja, Ira, Luxúria, Gula e Preguiça?


Padre Giribone - OMIVICAPE





Nenhum comentário:

Postar um comentário