sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

VENI CREATOR SPIRITUS



Este belíssimo e histórico hino ao Divino Espírito Santo deveria ser rezado e cantado por todos os cristãos do mundo inteiro. Ele é uma fonte de Graça para nós. Deveria ser rezado no momento em que clamamos por uma nova Efusão do Espírito Santo.

 



Veni, creator Spiritus,
mentes tuorum visita,
imple superna gratia,
quae tu creasti, pectora.

Qui diceris Paraclitus,
Donum Dei altissimi,
Fons vivus, ignis, caristas
Et spiritalis unctio.

Tu septiformis munere,
Dextrae Dei digitus,
Tu rite promissum Patris
Sermone ditans guttura.

Accende lumen sensibus,
infunde amorem cordibus,
infirma nostri corporis
virtute firmans perpeti.

Hostem repellas longius
Pacemque dones protinus;
Ductore sic te praevio
Vitemus omne noxium.

Per te sciamus da Patrem
Noscamus atque Filium,
Te utriusque Spiritum
Credamus omni tempore.
Amen.



Ó Espírito que suscitais o criado,
penetra os teus fiéis em profundidade,
derrama a plenitude da graça
nos corações que para ti criaste.


És o Consolador e o Advogado,
pelo Pai altíssimo dado aos filhos,
fonte viva, caridade que inflama,
unção que santifica e cura.


Concede a quem te invoca os sete dons,
Tu, dedo da direita do Senhor,
que cumpres as promessas dos profetas
Dotando os lábios de palavra nova.


Ilumina, vivifica as mentes,
nos corações infunde a vontade de amar,
fortifica os cansados membros nossos
com a fiel e doce força tua.


Dispersa e põe em fuga o adversário antigo,
concede logo a paz com alegria,
assim, por ti guiados à verdadeira vida,
evitaremos a sedução do mal.


Faze, reconheçamos o Bom Pai
no rosto de seu Filho feito carne
e a ti, que unes ambos no amor,
ouçamos e louvemos todo o tempo.
Amém.

Este hino ao Espírito Santo é um dos mais antigos e tradicionais da Igreja. O autor hoje considerado mais provável é Rabano Mauro, Abade de Fulda na Germânia e arcebispo de Mogúncia. Que viveu entre o final do século VIII e a primeira metade do século IX. Grande teólogo e conhecedor dos santos Padres. É uma grande forma de oração para obtermos a graça santificante que o Espírito Santo provoca em nós.
Sempre que invocamos com devoção a presença do Espírito Santo há uma transformação em nossa vida. Este hino é completo porque trata de toda a Obra de santificação que Ele realiza em nossa vida. É o hino que nos conduz a plena unidade e a plena verdade da presença de Deus em nossa vida.
Quando descobrimos o Espírito Santo, percebemos o que realmente somos: profundamente amados e perdoados por Deus. Tudo depende de nossa entrega. A fé é um processo de aceitação do mistério da presença de Deus em nossa vida. Quando invocamos o Espírito Santo estamos dizendo que a nossa vida depende de Deus e que só seremos felizes ao seu lado.
Vamos ver o que aconteceu com os discípulos de Jesus Cristo? No capítulo 02 do livro dos Atos dos Apóstolos percebemos uma “transformação” na vida destes seguidores de Jesus. Eles conviveram com Jesus, tiveram a graça de ver muitos milagres (sinais) que Ele havia realizado. Tiveram a valiosa experiência de ver Jesus ressuscitado. Só faltava para eles um grande detalhe: não sabiam o que fazer com esta experiência. Eram medrosos, tímidos, preocupados com o que os outros pudessem dizer deles.
Quando o Espírito Santo se manifestou na vida dos discípulos de Jesus, eles se tornaram Apóstolos, verdadeiros testemunhas da verdade de que “Cristo está Vivo” e presente no meio de nós. As suas vidas se transformaram num testemunho vivo da realidade da ressurreição de Jesus e da nossa futura ressurreição. Aqueles homens medrosos e tímidos desde o momento da efusão do Espírito Santo, se tornaram grandes conhecedores da vontade de Deus. O amor que eles tinham em seus corações era capaz de confundir aos grandes intelectuais de seu tempo.
Será que este fato foi algo que só poderia ter acontecido naquele tempo? Não, hoje devemos pedir uma nova efusão do Espírito Santo de sua graça, que irá criar em nós a verdadeira transformação no nosso jeito de viver e amar. Precisamos passar de um amor particular para um amor universal. O Espírito Santo nos capacita a viver uma realidade nova em nossa vida. Somos pessoas que passamos a Viver Jesus onde estivermos.
Para concluir podemos afirmar que existem dois tipos de felicidade. Uma superficial, que infelizmente a maioria das pessoas hoje está vivendo e uma profunda que só poderá ser possível em nossa vida quando nos transformarmos em novas criaturas pela ação do Espírito Santo. Por esta razão Ele é fonte de vida nova. Uma fonte inesgotável de verdadeira realização que através da oração podemos perceber em nossa vida.
Este hino poderá ser rezado em todas as ocasiões pedindo que sejamos renovados pelo imenso amor que Deus sente por cada um de nós.

 Pe Giribone - OMIVICAPE



Nenhum comentário:

Postar um comentário