sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

NOSSA SENHORA DO CARMO



No dia 16 de julho de 1251, Nossa Senhora aparece a São Simão Stock, apresentando a ele o Santo escapulário como uma veste de proteção contra o egoísmo na tentativa de imitar as virtudes da “Cheia de Graça”. Maria está sempre atenta aos seus filhos, ela tem um cuidado todo especial para que eles não se percam nos desvios solicitados pela forma errada de se usar a liberdade.
Para o(a)s carmelitas do mundo inteiro está é a principal solenidade. Nossa Ordem desde o início foi consagrada a Mãe do Salvador. No monte Carmelo (Jardim Florido), os nossos primeiros eremitas alimentaram um grande amor a Mãe de Jesus.
Quando colocamos Maria como modelo de virtude na plena aceitação da vontade de Deus em sua vida, estamos mais próximos do verdadeiro seguimento de Jesus Cristo. A obediência a Deus pela Fé que Maria viveu foi fundamental para a concretização do plano salvífico de Deus.
O verdadeiro devoto de Maria jamais se perderá. O mundo vive na promoção das “relações comerciais”. Infelizmente não temos mais espaço para o fundamental da existência humana, nos perdemos no superficial. Quando vivemos a contemplação e a aceitação do mistério de Deus como Maria viveu, estamos aptos para administrar a nossa vida dando-lhe um sentido solidário que leva a uma vivência comunitária.
Maria pelo seu sim nos favorece a salvação. Ela jamais pensou em sua realização pessoal. Ela quer que todos sejam felizes ao lado de seu Filho Jesus. O Santo Escapulário representa uma profunda delicadeza de Maria que quer ajudar de qualquer forma, seja do modo mais simples possível, aos seus filhos a serem livres do pecado.

“Obrigado Senhor por ter-nos dado a sua Mãe para nos proteger e amparar nesta peregrinação rumo à eternidade...”
 
O Escapulário:

·        Compromete a viver o ideal desta família religiosa que é a amizade íntima com Deus através da oração;

·        Apresenta o exemplo dos santos e santas do Carmelo com os quais se estabelece uma relação familiar de irmãos e irmãs;


·       Expressa a fé no encontro com Deus na vida eterna pela intercessão de Maria e sua proteção.

O Escapulário do Carmo é:

Um sinal "forte" aprovado pela Igreja há vários séculos e representa nosso compromisso de seguir a Jesus Cristo como Maria: abertos a Deus e a sua vontade; guiados pela fé, pela esperança e pelo amor; solidários aos necessitados; orando constantemente e descobrindo a presença de Deus em tudo; um sinal que introduz na família do Carmelo; um sinal que alimenta a esperança do encontro com Deus na vida eterna sob a proteção de Maria Santíssima.

Normas práticas

·        O Escapulário é imposto uma única vez por um sacerdote carmelita ou outra pessoa autorizada. Depois de muito uso pode ser substituído por outro sem a imposição do sacerdote.
·        Pode ser substituído por uma medalha que represente por uma parte a imagem do Sagrado Coração de Jesus, e por outra a da Virgem. Esta medalha é abençoada quando é trocada.
·        O Escapulário é para os cristãos autênticos que vivem conforme as exigências evangélicas, recebem os Sacramentos e professam uma especial devoção a Santíssima Virgem (expressada com a reza cotidiana de ao menos três Aves Marias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário