sábado, 25 de fevereiro de 2012

"A CADA TENTAÇÃO VENCIDA É UMA GRAÇA RECEBIDA"


 
O tema sobre a conversão é básico neste tempo da Quaresma. Converter-se é entregar-se totalmente a Deus em meio as nossas limitações. Para que a conversão realmente aconteça se fazem necessárias a fé e a humildade. Para reconhecermos o essencial em nossa vida devemos ser humildes e sinceros conosco mesmos. Jesus vence as tentações nos dando exemplo de que quando a vencemos estamos mais abertos a graça de Deus. Elas fazem parte de nossa vida cristã. Mas quando passamos por elas através da força da Palavra de Deus nos tornamos instrumentos fortes de evangelização.


ORAÇÃO:  Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém.


EVANGELHO (Mc 01, 12-15):
Naquele tempo, o Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galiléia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”

“Convertei-vos e crede no Evangelho”.

O  sentido desta frase está ligado ao centro da vinda de Jesus. O Evangelho é a boa nova da salvação. Ele sempre será uma novidade para nós. Sempre nos questiona em nossos valores nos levando ao reconhecimento de que embora sejamos limitados, Deus continua nos amando. Quando nos encontramos com Deus que é o sumo bem, somos convidados a mudar de valores. Por esta razão que Jesus Cristo tem poucos amigos pois são poucas as pessoas que realmente querem uma transformação de seus corações. A busca da verdade que supera o mal.
Se formos falar em conversão no sentido físico, veremos que é uma retomada de direção. É uma alteração na trajetória. A conversão no sentido espiritual é a aceitação da realidade de que somos criaturas de Deus e que precisamos nos voltar para Ele. Toda mudança provoca dor e desconforto. Hoje há pouca conversão porque se fica muito nas alegrias momentâneas e se esquece a felicidade verdadeira que é a paz de consciência.
A nossa vida não é uma mera coincidência. O pano de fundo de nossa vida é o amor estável de Deus por todos nós. Quando somos sinceros nos abrimos à verdade que nos tornará realmente livres. Não existe conversão sem sinceridade, sem abertura de coração.
A novidade do Evangelho precisa transformar a nossa vida. Mais do que máquinas e tecnologia precisamos melhorar nossas relações afetivas. Não podemos nos perder no que não é essencial. Esta vida é uma peregrinação rumo à eternidade.
A pessoa humana vale muito mais que um valor monetário. Deus nos criou conforme a sua imagem. Ele nos quer muito e nosso investimento deve ser na prática do amor e da solidariedade. Não existe melhor poupança nesta vida do que fazer o bem, pois este jamais se afastará de nós.
Quantas pessoas que gostariam de retornar de suas situações de enfermidade para dizerem aos que se perdem na superficialidade o que é essencial. Vamos começar aqui e agora a lutar para que este mundo seja mais justo e solidário e que possamos aproveitar todos os valores de nossa vida em direção ao Eterno e não ao transitório. Aproveitemos bem este tempo que o Senhor está nos dando. Ele é precioso para alcançarmos a vida eterna. Temos que lutar para que o Evangelho entre em nossas vidas para sermos um sinal do amor de Deus para todas as pessoas.

“Senhor Jesus queremos entregar a nossa vida em vossas mãos para superarmos nossas limitações e vivermos o amor e a solidariedade dentro do mundo.”

Padre Giribone - OMIVICAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário