quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO



O Divino Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. É a força dinâmica do Amor de Deus. Ele está agindo no meio de nós e de forma especial através dos sete sacramentos na Igreja.
Nós somos cristãos porque cremos que entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo não há diferenciação em termos de qualidade, embora cada pessoa tenha sua função e nos ame da mesma forma (ex. dos aros de uma roda).
Poderíamos afirmar que o Espírito Santo é responsável pela manutenção da Graça em nossa vida. Só poderemos amar de verdade, a partir do momento em que Ele livremente puder agir em nossa vida. Ele quer depender da nossa liberdade para nos renovar desde dentro.
Na realidade o Espírito Santo perpassa várias passagens bíblicas, encontrando seu ápice nos santos Evangelhos e nos Atos dos Apóstolos. O Evangelho de Marcos inicia apresentando Jesus como aquele que batiza no Espírito Santo (Mc 1, 8). O batismo de Jesus passa ser o modelo de todo batismo cristão, notam-se dois momentos distintos: a imersão nas águas e o dom do Espírito. Para continuar a missão que Jesus deixou a todos que crêem nele, se faz necessário o poder do Espírito Santo.
A maioria das pessoas já recebeu a graça do Batismo como sacramento. Precisamos agora, renovar esta realidade em nossa vida, pedindo uma nova efusão. Um novo derramamento sobre nós, para que sejamos mais coerentes com a nossa opção por Jesus Cristo e seu Evangelho.
O Batismo no Espírito Santo, ou Efusão é uma oração de súplica para que se renove em nós a graça já recebida no batismo sacramental, para que sejamos fortificados e não nos deixemos enganar pelas alegrias passageiras desta vida. É como o suco de maracujá que precisa ser mexido para que mantenha a essência uniforme em todo ele. Caso contrário ocorre a decantação deixando a essência do suco no fundo do recipiente. É a experiência espiritual pela qual o Espírito Santo, recebido no Batismo, emerge como realidade na consciência do cristão. A partir deste momento nos sentimos perdoados e amados profundamente por Deus. Acontece uma alegria interior.
Nós temos muitos dons para partilharmos com os nossos irmãos, após esta nova experiência no Espírito Santo, o Senhor nos dá uma nova qualificação para melhor ajudarmos na evangelização, na caridade etc.


Quais são os grandes efeitos da Efusão do Espírito Santo em nossa vida concreta?


-  Jesus se torna centro de nossa vida; passamos a viver com, para, por e em Jesus; passamos a VIVER JESUS.
-   Gosto pela Sagrada Escritura.
-   Comunhão Fraterna.
-   Libertação Espiritual.
-   Crescimento dos frutos do Espírito.
-    Redescoberta da Igreja.
-    Reencontro com Maria, Mãe da Igreja.


Quais são as condições para se viver esta nova vida?


a) Pobreza Espiritual - Reconhecimento de nossa total dependência de Deus.
b) Coração de Criança - Desprovido de intelectualismo, orgulho espiritual, espírito crítico e auto-suficiência.
c) Fé Absoluta em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
d) Desejar Profundamente.

Para receber esta graça a oração de Efusão é feita através da imposição das mãos que é um gesto bíblico muito antigo e também utilizado pelos Apóstolos (At 9, 17). Deve ser realizada com muita humildade e alegria. No Evangelho de João, no capítulo três, Jesus exige um novo nascimento para Nicodemos, este novo nascimento só é possível pela força do Espírito Santo.

Padre Giribone - OMIVICAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário