terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A SANTÍSSIMA EUCARISTIA




O cristianismo se diferencia de todas as outras religiões por ter um contato de intimidade com Deus. Ele se torna alimento de salvação para nós. Jesus na eucaristia vem de encontro as nossas fraquezas e limitações. O homem desde que começa a se utilizar do raciocínio, pensa sobre o sobrenatural. Nenhum tipo de relação com a divindade se assemelha ao que o cristianismo oferece.
O crer na eucaristia é um divisor de águas. Após o surgimento do protestantismo a visão sobre a eucaristia foi deturpada de sua originalidade. Devemos recorrer ao que o Senhor nos deixou para entendermos com mais fé este grande tesouro de amor nos dado por Jesus, alimento para a eternidade.


1 – A SANTÍSSIMA EUCARISTIA NO NOVO TESTAMENTO:

A Palavra de Deus se complementa com a eucaristia. Deus se revela ao povo de Israel de uma maneira peculiar. Todo o Antigo Testamento se refere a esta revelação.
Quando Deus veio fazer parte da nossa história em Jesus Cristo temos o gesto mais concreto de amor da parte d’Ele. Vendo que éramos fracos e incapazes de andarmos com nossas próprias formas, Jesus desejou permanecer em nosso meio através da eucaristia.
Existem muitos textos no Novo Testamento que falam direta ou indiretamente da eucaristia. Vamos iniciar pelo capítulo 06 do Evangelho de São João que é todo ele referente ao Pão da Vida. Este capítulo não nos deixa dúvida sobre a presença de Jesus na eucaristia e da necessidade de recebê-lo para alcançarmos a eternidade.
“Quem comer deste pão viverá eternamente”(Jo 06, 51). Todos nós desejamos a eternidade, sentimos em nosso íntimo o desejo de nos eternizarmos, mesmo dentro de muitas limitações, queremos ser melhores. Desejamos viver eternamente, pois a vida é o maior dom que temos. Se existimos é porque somos amados neste instante por Deus.
Quando aceitamos a presença de Jesus em nós, assumimos os seus valores, somos modificados por este alimento que nos cura e nos liberta.
Outro texto fundamental sobre a eucaristia é o capítulo 11 da primeira carta de São Paulo aos Coríntios. No versículo 23 e seguintes, Paulo narra a consagração eucarística que até hoje é utilizada na liturgia. O gesto de Jesus, para quem crê realmente nele é fundamental.
Os evangelhos sinóticos todos eles narram o momento da consagração: Mt 26, 26-29; Mc 14, 22-25; Lc 22, 19-20).
 Nós somos muito limitados para entendermos este mistério, precisamos confiar na Palavra do Senhor que é infalível. É o Espírito Santo que age em favor de nossas limitações. A Eucaristia está ligada a Palavra de Deus, uma consolida a outra na busca de perfeição.


2 – RENOVAÇÃO DO SACRIFÍCIO DE JESUS:

O sacrifício da cruz e o sacrifício do altar: tem tanto valor a celebração da missa, como a morte de Cristo na Cruz. É o maior contato com Deus que podemos ter nesta vida.
Cada celebração eucarística renova o sacrifício de Jesus. Todo o mistério da salvação vem em socorro da fragilidade humana. “Fazei isto em minha memória”. O amor de Deus se renova constantemente para que possamos ser livres de nossos pecados e possamos evoluir em nossa vida espiritual.
A instituição da eucaristia é um mistério que só poderemos entender quando percebemos que Deus tem um amor inefável (misterioso) pelas pessoas. Estamos dentro de um mundo poluído pelo imediatismo que não nos deixa raciocinar sobre o sentido último de nossa vida. este imediatismo nos arrasta para o relativismo onde todas as coisas são aceitas em favor de nosso egoísmo. Este relativismo nos leva a renovação do pecado original nos tornando individualistas.
Jesus deu a sua vida por nós. Não existe amor sem sacrifício. Quem ama sofre pelo amado. O amor exige saída de nós mesmos em relação aos nossos irmãos. A eucaristia renova o gesto de amor de Jesus por nós. Através dela somos resgatados novamente de nossos pecados e nos entregamos a verdade de nossa vida.
Em cada celebração que participamos estamos abertos ao mistério de amor de Deus que nos cria, nos salva e nos santifica. Fomos criados para participarmos da felicidade que Deus vive. Não estamos nesta vida para obedecer aos meios de comunicação que são governados pelas relações comerciais.
Deus mergulha em nossa miséria através da eucaristia que atinge o passado, o presente e o futuro da história. Através da renovação do sacrifício de Jesus as pessoas que morrem são resgatadas para a eternidade. Quando oferecemos uma missa por um defunto, se ele tiver merecimento diante de Deus,  imediatamente ele terá a visão de Deus na eternidade.
Não podemos nunca faltar a missa, especialmente nos domingos e dias santos de guarda. O ideal seria a participação na missa diariamente. Receber Jesus todos os dias para nos fortalecermos na Fé. Somos desafiados a perseverar diante das dificuldades que o mundo oferece. Precisamos abrir o nosso coração para a graça de Deus. Devemos oferecer o que estamos vivendo em nossa celebração para crescermos em nossa adesão a Deus.




3 – SACRAMENTO DA EUCARISTIA E DA RECONCILIAÇÃO:

O que entendemos sobre sacramento? Por que a eucaristia é considerada um sacramento. São sinais visíveis da graça invisível que vem em favor das pessoas para se encontrarem com Deus. Os sacramentos existem para edificarem o homem perdido pelo seu próprio egoísmo. Cada sacramento tem a ver com momentos fortes de nossa vida.
O início da vida cristã acontece com o batismo que é um novo nascimento na graça de Deus. É o reconhecimento da pessoa em relação ao mistério da Santíssima Trindade que habita em nós.
No Santíssimo Sacramento da Eucaristia estão contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, por conseguinte, o Cristo todo (DS 1651). Esta definição dogmática da Igreja está ligada ao desejo de permanência contínua de Jesus Cristo com a nossa fragilidade.
O sacramento da Eucaristia é o ápice de toda a vida cristã. É a comprovação de que Deus nos ama e nunca nos abandonará. É o gesto concreto e misterioso do amor de Deus por nós. Jesus permanece realizando no meio de seu povo, um povo novo da aliança nova, os mesmos milagres que realizava através da Eucaristia. Nós temos este presente de maior importância em nossa vida. Em cada celebração Jesus se serve da fragilidade do sacerdote ordenado para estar conosco e para que nós possamos comungá-lo.
O mundo seria melhor se os cristãos que já recebem Jesus levassem a sério esta realidade: “Nós nos tornamos a extensão viva do Cristo vivo que celebramos”. O mundo tem que ser melhor a partir de nossa vivência eucarística.
A Eucaristia nos ampara nas dificuldades, na luta pela pureza, no combate aos vícios e, sobretudo, aumenta em nós a Fé, a Esperança e a Caridade. É a saúde da alma e do corpo, remédio para todas as enfermidades espirituais.
No momento em que o sacerdote profere as palavras da Consagração Jesus está presente. Vivo para nos livrar de todos os males e nos ajudar para que a nossa vida se associe com a Vontade de Deus. Por esta razão precisamos estar sempre preparados para recebê-la com todo amor e dignidade possível. A preparação para receber este sacramento deve ser feito através da Reconciliação freqüente. Este sacramento está ligado a Eucaristia como uma forma de estarmos totalmente disponíveis ao amor de Deus.
A adoração ao Santíssimo é um gesto que nos enche de graças e pode ser um meio de profunda conversão para sabermos em que ponto de nossa vida devemos melhorar. Esta prática deve acontecer em todas as igrejas do mundo inteiro, pois é uma fonte de graças. Quando feita com devoção pode nos alcançar a indulgência plenária (durante no mínimo de trinta minutos), em favor de nós ou de uma pessoa que está no purgatório com o desejo de alcançá-la e com orações pelo Santo Padre o Papa. 


Padre Giribone - OMIVICAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário