segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

DIÁLOGO NA VIDA CRISTÃ FAMILIAR


 
          O título desta mensagem é muito sugestivo para nós. Temos dois conceitos unidos numa mesma realidade. Afirmamos que na vida cristã familiar o diálogo é essencial. Percebemos como a “grande mídia” tenta destruir a família com diversas estratégias como vemos em sua programação.

Quando que uma família pode ser realmente chamada de cristã? Quando os valores de Jesus Cristo fazem parte de seu dia a dia. Quando existe o respeito, o carinho, a fraternidade no sentido mais amplo da palavra. Podemos afirmar, que mesmo não sendo cristão, todo homem precisa de uma família, precisa da identidade familiar. É pela família que a pessoa se prepara para a vida social.
O adjetivo de cristã significa que uma família que professa a Fé em Jesus Cristo, tem características bem diferenciadas das demais. Dentro destas características vem a necessidade de diálogo.
Vocês devem se lembrar dos ensinos básicos da comunicação que explica para nós o que significa dialogar. É a emissão e recepção de uma mensagem. Para que aconteça o diálogo, precisamos destes três aspectos que se correspondem:

 EMISSORèMENSAGEMèRECEPTORèMENSAGEMèEMISSORè...
        
O emissor envia e recebe uma resposta que irá lhe provocar uma reação. No momento em que isto é cortado o diálogo deixou de existir. O diálogo tem sua intensidade na qualidade da mensagem. Pois não adianta muito tempo de diálogo se este diálogo não tem nenhuma qualidade. È o que vemos em uma história em que o pai tinha uma mosca em sua sopa e não deixava sua filha falar sobre a mosca porque imaginava que era outra coisa.
Podemos afirmar que o diálogo é tão importante na vida familiar que ele se torna básico para a felicidade de seus membros. Todos os problemas que acontecem na vida conjugal têm seu início na falta de diálogo entre o casal.
Para que isto aconteça, se faz necessário o diálogo com Deus na vida de oração. Para que o diálogo humano seja profundo, é preciso que o diálogo com Deus seja permanente em nossa vida. Sem espiritualidade a família não tem mais como sobreviver aos apelos do inimigo expresso nos meios de comunicação social. Muitas vezes temos tempo suficiente para a televisão, mas não podemos nos abrir para as pessoas que são mais queridas nossas. As pessoas que realmente devemos todo o nosso carinho e atenção.
A Santíssima Trindade é o maior exemplo de partilha que existe. Se somos criados a imagem de Deus, precisamos viver o que Ele vive em sua essência.  

Padre Giribone - OMIVICAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário