quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

REGRA DE VIDA DA OBRA MISSIONÁRIA DE EVANGELIZAÇÃO E ACOLHIDA SOCIAL VIRGEM DO CARMO PEREGRINA




I - CARISMA: Ser missionário(a)s do Cultivo da Presença de Deus na Efusão do Espírito Santo através da Oração e da Vida Fraterna.

Ser missionário(a) significa ter uma experiência de amor com Jesus e querer expandir esta experiência para o mundo. Estamos chamados a “Reconhecer” o amor de Deus em nós e em nossos irmãos. Somos peregrinos, não temos morada permanente em nossa vida. Por isto mesmo desejamos nos “despojar” de tudo o que nos impede de valorizarmos o amor de Deus.
Cultivo significa “processo”. É algo para toda a vida com altos e baixos tendo a certeza de que Deus nos ama acima de nossas limitações. Ele manifesta sua misericórdia para nos “restaurar” e sermos agentes de restauração.
A presença de Deus é a realidade de nossa existência. Estamos sobre o seu olhar desde o momento em que fomos concebidos até a eternidade.
A Efusão do Espírito Santo é o exercício carismático que irá nos fazer descobrir o que o Senhor deseja de nós e ao mesmo tempo nos dará força pra concretizarmos sua vontade em nossa vida. Percebemos aí a importância do exemplo de Maria a serva obediente que nos acompanha como Peregrina em nossa vida.
A Oração é a base de nossa consagração. Ela é responsável pela manutenção de nossa fé e nossa entrega na confiança.
A Vida Fraterna é a concretização do amor de Deus em nossa vida. Somos todos irmãos vivendo um amor de respeito e edificação.

II - FUNÇÃO: Viver a missionariedade no cultivo interior e na propagação da Fé aonde a Obra é solicitada, especialmente nos locais onde há carência de evangelização. Assistir aos necessitados, crianças e encarcerados com suas famílias.

III - CRUZ DA OBRA MISSIONÁRIA: Somos identificados como membros da Obra por portarmos a Cruz Missionária. Ela foi criada para cultivar a Presença Amorosa e Permanente de Deus e de sua Mãe a Virgem do Carmo Peregrina em nossa vida. Deverá estar sempre exposta em nosso peito para dar testemunho desta grande verdade. É nosso “símbolo máximo” que indica que somos consagrados e que nos sentimos amados por Deus restaurando o mundo com o nosso amor. Onde nossos missionários estiverem darão testemunho da presença de Deus. É um privilégio de graças estar com ela. A Cruz é ungida com o Santo Óleo do Crisma para nos proteger e ajudar no combate espiritual, na luta pelo bem e pelo testemunho de vida cristã.

1 - Imposição da Cruz: Diante do Sacrário, após ser abençoada e ungida com o Óleo do Crisma, a Cruz é imposta pela primeira vez pelo sacerdote na pessoa, que de joelhos, a recebe com dignidade após promoter fidelidade ao seu objetivo. Esta cruz é de uso exclusivo do portador e não poderá ser usada por outra pessoa sem a devida licença do sacerdote.
O portador da Cruz é inscrito no livro de atas e deverá rezar todos os dias na intenção do Santo Padre o Papa e dos que portam a Cruz três Ave-Marias e a seguinte oração segurando com devoção a Cruz em seu peito:

2 – Oração: “Deus Eterno e todo poderoso, eu reconheço a vossa presença amorosa em minha vida e de vossa Mãe a Virgem Santíssima e quero neste dia e sempre viver conforme o ensinamento de vosso Filho Jesus Cristo que vive e reina para sempre”. Amém.

3 – Promessa: “Prometo Reconhecer a Presença de Deus em minha vida e obedecê-lo através da oração matutina perene e o uso da Cruz da Obra Missionária até a morte”.


IV - TRÊS AMORES DOS MISSIONÁRIO(A)S DA VIRGEM DO CARMO PEREGRINA:

[ EUCARISTIA: Viver o Mistério da Eucaristia. Celebração diária da Eucaristia. Cultivar com amor profundo a presença de Jesus na Hóstia Consagrada. Adorar o Santíssimo Sacramento como fonte de descoberta da vontade de Deus em nossa vida e ajuda em nossa missão. Unido ao amor a Eucaristia está o Sacramento da Reconciliação que deverá ser buscado pelos missionários a cada quinze dias.

[ PALAVRA DE DEUS: Viver o Mistério da Palavra. Leitura Orante e Reflexiva da Palavra sempre iluminada pelo Magistério da Igreja. Da reflexão da Palavra nasce o amor aos empobrecidos especialmente as crianças, os encarcerados e as pessoas que precisam ser restauradas.

[ VIRGEM SANTÍSSIMA: Viver o Mistério Mariano. Seguir o grande exemplo de Maria mãe de Jesus e nossa mãe na Obediência, Humildade e Oração. Divulgar a devoção do título de Virgem do Carmo Peregrina.


V - QUATRO PILARES DA OBRA: Apresentamos aos nossos missionário(a)s os quatro pilares de nossa vida. Cada missionário(a) da Virgem do Carmo Peregrina deverá fazer uma avaliação sistemática com seu diretor espiritual sobre a vivência destas quatro realidades que são fundamentais para nossa vida e pertença a Obra. A maioria de nossos consagrado(a)s vivem inseridos na realidade do mundo. Por esta razão devemos ter um grande cuidado nesta matéria.

1 - ORAÇÃO: A oração dos missionário(a)s é a fonte de toda nossa vida. Sem oração não existe missão. Seguimos o conceito teresiano de oração como trato de amizade com Aquele que sabemos que nos ama. Esta oração Contemplativa é unida a leitura e reflexão da Palavra de Deus, Adoração ao Santíssimo Sacramento, quando possível, e Efusão do Espírito Santo. Percebemos que sem a oração associada à disciplina não existe crescimento em nossa vida espiritual e nem em nossa ação evangelizadora.

Método de Oração da Obra: Recomendamos além da Santa Missa diária com a freqüência do Sacramento da Reconciliação e nossas devoções particulares o nosso método de oração. Pela nossa experiência solicitamos aos nossos missionário(a)s o seguinte método de oração que servirá como um “antídoto” na Fé, na Esperança e na Caridade que irá  combater o imediatismo, o relativismo e o individualismo presentes em nosso mundo.
Devemos levantar uma hora antes de iniciar todas as atividades do dia. Como temos muitas atividades durante o dia, percebemos que a oração matutina é fundamental para nossa vida por esta razão nenhum membro da Obra poderá negligenciar nesta matéria.
No sentido prático podemos apresentar como exemplo: se alguém tinha o costume de levantar-se às sete horas de agora em diante deverá se levantar às cinco horas e cinqüenta minutos. Pensamos que dez minutos sejam necessários para a higiene pessoal.
A nossa oração poderá ser feita individualmente ou em comunidade no período de uma hora. Esta hora será dividida nestas etapas:

A) Momento de Reconhecimento da Presença de Deus: Ter a certeza da Presença do Senhor. Que Ele está presente com seu amor. Procurar tomar consciência de que este momento é de suma importância para nossa vida, para a Igreja e para nossa Obra. Podemos fazer uma oração espontânea de louvor ou a oração da Cruz Missionária.

B) Momento de Leitura e Reflexão da Palavra de Deus: A Palavra de Deus nos revelará o que o Senhor deseja de nós em nossa vida concreta. Esta leitura poderá ser da Liturgia Diária ou conforme o que a pessoa sentir em seu coração.

C) Momento Contemplativo: Em silêncio deixar-se olhar pelo Senhor e perceber o que Ele deseja através de sua Palavra. Nesta etapa da oração nos comunicamos com Deus no íntimo de nosso coração e descobrimos o que Ele deseja de nós. É nosso diálogo de amizade com aquele que sabemos que nos ama.

D) Momento Carismático: Através da Efusão do Divino Espírito Santo pedimos a coragem de concretizarmos em nossa vida o que Senhor nos inspirou no momento contemplativo. Se a oração for feita em comunidade a Palavra poderá ser partilhada antes deste momento.

E) Momento Final: Oração do Pai Nosso: Conforme o ensinamento de Jesus rezamos a oração que Ele mesmo nos ensinou. Esta oração deverá ser feita de forma pausada para entendermos exatamente o que estamos rezando.
Oração Mariana: Pedir a intercessão de nossa padroeira a Virgem do Carmo Peregrina em favor da Obra e de seus membros. Se estiver algum sacerdote presente no caso de ser uma oração comunitária ele dará a todos os presentes a bênção sacerdotal.

NORMA DE OURO [ “Se o missionário(a) não rezar nem ele(a) nem ninguém irá se restaurar. Por esta razão esta oração deverá ser feita diariamente sem exceção”.


2 – FORMAÇÃO: Devemos ter um cuidado todo especial nesta área do estudo e da formação. Cada membro deverá sempre estar lendo algum livro de formação conforme a orientação do Diretor Espiritual. O conhecimento deve estar unido à vida pelo contrário ele se tornará vazio e improdutivo. Além da leitura e do estudo pessoal devemos participar dos “Momentos Missionários” em que a comunidade se reúne para rezar, estudar e se organizar.

3 - TRABALHO: Nossa atividade é fruto de nossa oração. Neste pilar estão incluídos os trabalhos do dia a dia, o trabalho profissional e nossa ação missionária que será decidida pelo Diretor Espiritual com o consentimento do Conselho da Obra. Conforme o estado de vida de cada consagrado(a) devemos estar atentos ao nosso trabalho. A preguiça é um vício que pode ser a porta para todos os demais vícios. Sem disciplina não há restauração. Cada membro deve se esforçar por oferecer o seu trabalho pela Igreja de forma que ele não se torne pesado, mas nos auxilie em nossa conversão.

4 – VIDA FRATERNA: O recreio diário e os demais encontros dos missionários são importantíssimos para a vida fraterna que nos propomos viver. A nossa convivência e amizade deve ser uma conseqüência imediata de nossa oração. Cada missionário(a) deve sentir-se obrigado na “edificação” de seu irmão(a). Devemos sempre que necessário descobrir momentos de lazer e descontração, passeios, diversões sadias entre nós e nossos familiares. A Obra Missionária é uma Obra de Acolhida, portanto lugar de amor e simplicidade. Não estamos na Obra em vista de cargos políticos, bajulações e jamais devemos “falar mal” de algum dos membros ou de qualquer pessoa.

VI - MEMBROS: Os Irmãos e Irmãs Missionário(a)s são discípulos de Jesus com Maria e José. Poderão fazer parte da Obra Missionária: Sacerdotes, Religioso(a)s e Leigo(a)s que aceitem como compromisso o Carisma da Obra e queiram vivê-lo com alegria. Os membros poderão viver dentro (vida integral) ou fora da comunidade de vida e fazer parte da organização.


VII - DIREÇÃO: Todas as nossas decisões devem ser fruto de nossa oração e jamais de interesses particulares. Para que todos ganhem todos devem perder. Cada missionário(a) que for escolhido para uma missão de governo deverá aceitar o seu cargo como mandato divino para a edificação da Obra e de seus membros. Somos uma família da Virgem do Carmo Peregrina. Nosso sistema hierárquico está dividido da seguinte forma:

1) Superior Geral: Aquele que o Senhor determinar para ser o pastor e grande Diretor Espiritual da Obra. Todos devem amá-lo de todo coração.

2) Conselho Geral: Composto pelo Geral, co-fundadores, sacerdotes e alguns membros que serão escolhidos conforme sua missão. As decisões mais importantes são decididas por ele. Como inclusão e exclusão dos membros. Bem como a escolha dos diretores espirituais e formadores para os membros.

3) Representantes: São os membros que estão em outras cidades ou dioceses auxiliando na extensão de nossa Obra.

4) Formadores: Escolhidos pelo Conselho são membros idôneos para esta função. Devem ter um programa de estudo e reflexão com os membros especialmente de nossa espiritualidade e do magistério da Igreja.

5) Consagrado(a)s: São todos os membros que depois de uma caminhada de discernimento recebem a Cruz Missionária.

6) Vocacionado(a)s: São as pessoas que desejam viver nosso estilo de vida. Cada membro da Obra deve se considerar responsável pela promoção de nossas vocações.











Nenhum comentário:

Postar um comentário