terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO E A INDULGÊNCIA PLENÁRIA




A Igreja tem a autoridade de Jesus Cristo para auxiliar os cristãos no seu processo de salvação (Mt 16, 18). Deus deseja que todos se salvem e façam parte da sua felicidade. As adorações ao Santíssimo Sacramento feitas em nossas comunidades são um momento de profunda renovação. Além de rezarmos pelas vocações, como já é de costume, podemos aproveitar melhor esta presença salvadora de Jesus orando pela salvação nossa ou de uma pessoa que esteja no purgatório.
Irei me servir neste momento de uma pesquisa feita no livro do Prof. Felipe Aquino: "O que são as Indulgências" da Editora Cléofas. Que merece ser lido para maiores informações.
O uso das indulgências é muito antigo na Igreja, desde o início ela usou o seu poder de remir a pena temporal dos pecadores. O sacramento da Reconciliação teve uma evolução. No início as penitencias dadas aos penitentes eram muito severas. Os penitentes recorriam à intercessão dos que aguardavam presos se preparando para o martírio na época das perseguições. Neste período eram escritas as "cartas de paz" onde o penitente pedia ao bispo a absolvição da pesada penitência pública que o confessor lhe impusera, e também da dívida para com Deus; a pena temporal que a penitência satisfazia. Deste modo era transferido para o pecador arrependido, o valor satisfatório dos sofrimentos do mártir. Foi nesta prática que se deu início ao uso da indulgência na Igreja.
Aos poucos a Igreja reconheceu oficialmente este gesto de solidariedade que recebeu o nome de "obras indulgenciadas". A remissão da pena temporal, ou seja, daquilo que ficou como cicatriz do pecado, tomou o nome de Indulgência. Este gesto sempre foi exigido da igreja um grande desejo de reconhecimento do amor de Deus e repúdio radical de todo pecado.
A doutrina das Indulgências foi revitalizada na Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina, que esclarece o sentido profundo e teológico das indulgências.
A indulgência é "remissão", isto é, livra, liberta, da "pena temporal" devida aos pecados já perdoados. Ela pode ser parcial ou plenária, conforme liberta, em parte ou no todo, da pena temporal devida pelos pecados. Ninguém pode lucrar indulgências a favor de outras pessoas vivas sendo que qualquer fiel pode lucrar indulgências parciais ou para si mesmo ou aplicá-las aos defuntos como sufrágio.
A indulgência plenária pode se ganhar uma vez por dia, para si mesmo ou para as almas; realizando uma das seguintes obras:

1 - Adoração ao Santíssimo Sacramento pelo menos por meia hora.

2 - Leitura espiritual da Sagrada Escritura ao menos por meia hora.

3 - Piedoso exercício da Via Sacra.

4- Recitação do Rosário de Nossa Senhora na igreja, no oratório, na família ou na comunidade religiosa ou associação.

Para se lucrar a indulgência plenária, a cada dia, além de cumprir uma dessas quatro obras acima citadas, são também necessárias àquelas exigidas para todas as formas de indulgências plenárias: Confissão sacramental, Comunhão Eucarística e Oração pelo Papa (Pai-Nosso e Ave-Maria, no mínimo). Além disso, um desejo forte de conversão e o desejo de ganhar a indulgência plenária. Um belo e santo costume é oferecer a Nossa Senhora esta indulgência para que ela aplique a alma do purgatório que ela desejar.
Como todas as coisas de Deus acontecem em nível de Fé, precisamos pedir ao Santo Espírito que nos ajude a vivermos uma vida de profunda solidariedade para entendermos o sentido profundo das indulgências.
Através de nosso gesto solidário podemos ajudar muitos irmãos que só iremos conhecer na eternidade. 


Autor: Padre Giribone - OMIVICAPE

4 comentários:

  1. Gostaria de saber se a adoração ao Santíssimo Sacramento on line tem o mesmo valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamais,o santissimo deve estar exposto na sua frente,se não fosse assim Ele seria apenas uma imagem interpretativa

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. E a visita ao sacrário por meia hora é indulgenciada?

    ResponderExcluir