quinta-feira, 29 de março de 2012

VIRGEM DO CARMO PEREGRINA


 
A imagem da Virgem do Carmo com o título de Peregrina (devido ao acompanhamento que ela fez em várias de nossas missões) foi confeccionada artisticamente pela senhora Maria Josefa Cardoso Kirchhof, minha irmã, em julho de 2001. Ela conseguiu fazer uma cópia de uma imagem belíssima que tínhamos na capela do noviciado no convento da Glória em Porto Alegre RS.
No início de minhas pregações na grande Porto Alegre eu levava uma imagem pequena de Nossa Senhora das Graças e até fiz um hino para ela que nos ajudava em nosso caminhar. Pensei que seria melhor ter uma Virgem do Carmo, pois desejava intensificar a devoção a Virgem Maria do Monte Carmelo especialmente naquele ano que se celebrava os 750º anos de sua aparição a São Simão Stock (16 de julho de 1251).
Nesta imagem foram colocadas algumas jóias de uso pessoal da senhora Maria Josefa. Segundo seu relato a confecção desta imagem foi muito difícil. Ela se sentia humanamente incapaz de fazê-la. Recorreu imediatamente à proteção de Maria para esta grande tarefa. Não tinha quem a orientasse. Sentia que brotava da imagem original o desejo da própria Virgem em querer surgir dali. Isto era o que estimulava a continuar. Teve momentos de verdadeira tribulação. Ao mesmo tempo percebia um desejo da própria Virgem que se continuassem os trabalhos. Foram momentos de sofrimentos e alegrias. Parecia que algo muito importante estava para acontecer justamente pelas dificuldades que se apresentavam. Quando a imagem começou a exercer sua função a senhora Maria Josefa sentiu em seu coração uma grande alegria que invadiu sua alma. Ela dá testemunho que esta imagem é mais obra divina do que humana. Diz que por sua capacidade só poderia fazer 5% dela. As provações quando enfrentadas com coragem se tornam fonte de verdadeira alegria.
Temos um livro de registros onde a imagem já esteve. É interessante que as pessoas ao verem a imagem ficam comovidas e sentem a presença materna de Maria que sempre está a nosso lado nos defendendo de todo o mal e nos encaminhando a obediência ao seu filho Jesus. A figura materna de Maria é fundamental para sermos servos de Deus.
Não poderia ser de outra forma. A Virgem do Carmo Peregrina se tornou a padroeira de nossa Obra Missionária por que ela sempre caminha conosco.



ORAÇÃO A VIRGEM DO CARMO PEREGRINA


VIRGEM DO CARMO PEREGRINA INTERCEDEI POR NÓS NA PEREGRINAÇÃO DESTA VIDA EM DIREÇÃO AO PAI. FAZEI QUE USEMOS SEMPRE COM DEVOÇÃO O SANTO ESCAPULÁRIO QUE É SINAL PERMANENTE DE VOSSA PROTEÇÃO EM MEIO ÀS DIFICULDADES QUE ENFRENTAMOS EM NOSSO CAMINHAR. AJUDAI A TODOS NÓS A CULTIVARMOS A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS ATRAVÉS DA EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO EM MEIO À INSTABILIDADE DESTA VIDA. OLHAI COM AMOR PARA OS NOSSOS IRMÃOS ENFERMOS E NECESSITADOS. QUE AS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS VIVAM SEMPRE EM HARMONIA EM SUAS FAMÍLIAS. QUE TENHAMOS SANTAS E PERSEVERANTES VOCAÇÕES NA IGREJA, NA ORDEM CARMELITA E NA VOSSA OBRA MISSIONÁRIA.


VIRGEM DO CARMO PEREGRINA PEREGRINAI CONOSCO!

 Padre Giribone - OMIVICAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário