quarta-feira, 14 de março de 2012

ESPÍRITO SANTO NA FAMÍLIA


 

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, responsável pela nossa santificação. Ele provoca em nós um grande entusiasmo pelas coisas de Deus. Quando um homem e uma mulher assumem o compromisso matrimonial ocorre uma consagração de um para com o outro. Por esta razão quando o sacramento do matrimônio se concretiza só há felicidade para os cônjuges através da união. Aliás esta palavra (cônjuge), vem da atividade agrícola onde os bois puxam juntos na mesma reta a ganga de madeira. Um não pode puxar na frente do outro, mas ambos devem fazer a mesma força. Isto é bem sugestivo para se saber que no casamento os dois devem sempre caminhar juntos. Quando se fala em separação, o Espírito Santo se afasta, Ele não está presente quando cada um quer fazer a sua vida independente. Deus não quer competição, mas sim colaboração e solidariedade.
Se formos ver o que aconteceu na transformação apostólica, iremos perceber que após a experiência de pentecostes, os discípulos medrosos se transformaram em homens cheios de sabedoria, que sabiam exatamente o que lhes havia sucedido. O Espírito Santo nos traz o verdadeiro discernimento, ou seja, passamos a ver com clareza o objetivo de nossa existência. No matrimônio ele passa a ser o óleo lubrificante que mantém a chama de amor dentro da família.
O Espírito Santo nos revela que somos Filhos muito amados de Deus, que precisamos viver cada vez mais um grande amor universal. Quando o Espírito Santo começa a ser invocado mais vezes dentro de nossas famílias, surge um novo horizonte. Mesmo com a perseguição explícita do comércio que tenta destruir as famílias pela força da grande mídia. Os seguidores de Cristo querem algo diferente. Uma vida de pureza que trás uma grande alegria interior um milhão de vezes melhor do que o egoísmo implantado na sociedade.
O Espírito Santo é responsável pela difícil tarefa de abrir nossos corações e nos conduzir a verdadeira liberdade dos filhos de Deus. Gostaria neste momento de perguntar a todos: O que é a liberdade? É fazer o que dá na cabeça? Ser livre realmente é saber o que somos e agirmos conforme nossa identidade. Ser livre é deixar-se amar por Deus, deixar que Ele nos transforme em novas criaturas. Ser livre é obedecer a Deus, pois Ele é o único que pode responder qual é o sentido último de nossas vidas que é viver para sempre com Ele.
Parece que eu estou enchendo vocês de dúvidas. O que é este tal de amor universal?  Vocês certamente ouviram falar de Santa Teresinha. Pois ela é um exemplo de amor universal. Ela viveu toda sua vida amando a todos, mesmo aqueles que ela não conhecia. O Espírito Santo nos capacita a viver uma realidade nova em nossa vida. Somos pessoas que passamos a “Viver Jesus” onde estivermos. Isto significa que nos tornamos “agentes do bem” dentro do ambiente negativo do mundo.
O Espírito Santo é responsável pela manutenção da Graça em nossa vida. Só poderemos amar de verdade, a partir do momento em que Ele estiver em nossa vida. Já recebemos a graça do Batismo como sacramento, precisamos agora, renovar esta realidade em nossa vida, pedindo uma nova efusão, um novo derramamento sobre nós, para que sejamos mais coerentes com a opção por Jesus Cristo.
O Batismo no Espírito Santo é uma oração de súplica para que se renove em nós a graça já recebida no batismo sacramental, para que sejamos fortificados e não nos deixemos enganar pelas alegrias passageiras desta vida. É a experiência espiritual pela qual o Espírito Santo, recebido no Batismo, emerge como realidade na consciência do cristão. Possuímos muitos dons para partilharmos com os nossos irmãos, após esta nova experiência no Espírito Santo, o Senhor nos dá uma nova qualificação para melhor ajudarmos na evangelização, na caridade etc.
Quais são os grandes efeitos da Efusão do Espírito Santo em nossa vida concreta especialmente dentro da vocação do Matrimônio? Jesus se torna centro de nossa vida; passamos a viver com, para, por e em Jesus; passamos a VIVER JESUS. Surge um novo gosto pela Sagrada Escritura, um desejo de Comunhão Fraterna, uma Libertação Espiritual, um Crescimento dos frutos do Espírito, uma Redescoberta da Igreja e o Reencontro com Maria, Mãe da Igreja. No sacramento do matrimônio especialmente há uma renovação constante. Uma alegria que brota do fundo do coração dos esposos. Sem oração e respeito não existe como manter a família. O Espírito Santo mantém a força inicial de quando abraçamos a nossa vocação.

Padre Giribone - OMIVICAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário