A semana santa se inicia com a Missa dos
Ramos. Nela recordamos o fato da entrada de Jesus em Jerusalém. Ele
entra para a vitória sobre morte. Seu povo não entendia o significado desta
entrada. O sentido da doação máxima que Jesus iria fazer em favor de seu povo e
de toda humanidade. A revelação de Deus chega ao seu ápice na pessoa de Jesus
Cristo. A nossa libertação só será possível no momento em que aceitarmos a sua
pessoa de forma integral. Iniciemos mais esta semana santa recordando o imenso
amor de Deus por todos nós e pedindo a graça de uma profunda conversão.
ORAÇÃO:
Deus
eterno e todo-poderoso, para dar aos homens um exemplo de humildade, quisestes
que o nosso Salvador se fizesse homem e morresse na cruz. Concedei-nos aprender
o ensinamento da sua paixão e ressuscitar com ele em sua glória. Por nosso
Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém.
EVANGELHO (Mc 11, 01-10):
Quando
se aproximaram de Jerusalém, na altura de Betfagé e de Betânia, junto ao monte
das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, dizendo: “Ide até o povoado que
está em frente, e logo que ali entrardes, encontrareis amarrado um jumentinho
que nunca foi montado. Desamarrai-o e trazei-o aqui! Se alguém disser: ‘Por que
fazes isto?’, dizei: ‘o Senhor precisa dele, mas logo o mandará de volta’”.
Eles foram e encontraram um jumentinho amarrado junto de uma porta, do lado de
fora, na rua, e o desamarraram. Alguns dos que estavam ali disseram: “O que
estais fazendo, desamarrando este jumentinho?” Os discípulos responderam como
Jesus havia dito, e eles permitiram. Trouxeram então o jumentinho a Jesus,
colocaram sobre ele seus mantos, e Jesus montou. Muitos estenderam seus mantos
pelo caminho, outros espelharam ramos que haviam apanhado nos campos. Os que
iam à frente e os que vinham atrás gritavam: “Hosana! Bendito o que vem em nome
do Senhor! Bendito seja o reino que vem o reino de nosso pai Davi! Hosana no
mais alto dos céus!”
“Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto
dos céus!”
A entrada
jubilosa de Jesus em Jerusalém nos recorda que ele é recebido por aqueles que
estão mais abertos ao projeto de Deus. Ele também será condenado nesta mesma
cidade por aqueles que não querem se abrir a nova realidade. Por aqueles que
preferem à segurança pessoal em vez da insegurança dos que concretizam a
vontade de Deus em suas vidas. Os que aceitam a luz rejeitam as trevas e as
trevas odeiam a luz. Por isto os seguidores de Cristo sempre serão odiados pela
sociedade que é alicerçada na mentira dos bens corruptíveis.
O povo de Israel estava ansioso
pela chegada do Messias, o “ungido do Senhor” que traria a verdadeira
libertação que esperava. A espera do Salvador, aos poucos foi deteriorada pela
influência política e social dos que se serviam da religiosidade do povo para
seus benefícios particulares o que vai desencadear na crise que levará Jesus a
cruz.
Podemos cair na tentação de
julgarmos os judeus por não aceitarem a Jesus, mas a situação que se
desenrolava não era tão simples. Os interesses que envolviam a religião muitas
vezes forçavam o povo a outras atitudes que não estavam de acordo com a sua
originalidade. Dai podemos entender sua dificuldade de assumirem na totalidade
o que Jesus lhes apresentava. A sua mensagem envolvia uma transformação muito
mais radical do que eles pensavam. Até nos dias de hoje é muito difícil
entender a linguagem contraditória do Reino de Deus, do projeto de vida de Deus
em relação a cada pessoa humana.
Talvez tenhamos curiosidade para
saber o que significa a palavra “hosana” e porque ela é aplicada especialmente
neste dia dentro da liturgia. Fizemos uma pesquisa no Dicionário
Enciclopédico da Bíblia (Editora Herder de Barcelona), para entendermos
com mais profundidade o sentido e o significado desta palavra. É uma palavra
hebraica que significa “vem em ajuda, dá-nos a salvação”. Esta palavra se
encontra no salmo 118, 25 como forma de oração para pedir a Deus sua ajuda
permanente depois da vitória. Na festa das Tendas, “hosana” se converteu em uma
oração corrente de súplica e também um grito de louvor. Neste dia se fazia uma
procissão com palmas de vários tipos, cantando as orações com a invocação
hosana como estribilho. Esta palavra só se encontra no relato da alegre entrada
de Jesus em
Jerusalém. Todas as fórmulas usadas significam o cumprimento
da espera messiânica. Se o povo que recebeu Jesus estava utilizando esta
palavra é porque já estava tendo consciência da sua missão. Algumas pessoas do
povo, pelos sinais que ele realizava, percebiam uma nova era que se iniciava em
sua história.
Jesus vem em nome do Senhor. Ele
é o senhor, verbo encarnado que vem aos que se abrem ao novo projeto de
salvação. Deus tem uma linguagem paradoxal, que às vezes parece, para nossa
lógica contraditória, mas Ele nos vê como criaturas em particular, com a nossa
individualidade e na comunidade com os dons que devem ser partilhados. A
Jerusalém de hoje é o nosso coração que precisa estar aberto para recebê-lo com
alegria.
Vamos neste início da semana
santa acompanhar os passos de Jesus que culminará no grande sinal que comprova
sua divindade.
“Senhor Jesus, que possamos vos receber com
alegria em nosso coração.”
Padre Giribone - OMIVICAPE
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