quinta-feira, 29 de março de 2012

O PODER DA ORAÇÃO MATUTINA



Gostaria de iniciar este artigo colocando um testemunho pessoal e depois justificar o sentido do por que deste artigo. Com a graça de Deus pertenci a Ordem Carmelita Descalça de 1982 a 2010. Na realidade hoje não estou na Ordem por ter sido chamado a fundação da Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina. Na Ordem me aprofundei na Oração Teresiana que sem dúvida é um método perfeito para nos mantermos na Presença de Deus como uma tradição desde o profeta Elias.
Devido as minhas atividades paroquiais e outras atividades confesso que estava com dificuldades para fazer o método carmelitano e a oração da liturgia das horas. Foi uma falha que a Divina Providência veio me auxiliar para depois se tornar algo importante para muitas pessoas serem restauradas.
Em uma missa de louvor, após a comunhão, veio em meu coração uma palavra que deveria vir ao Sacrário às cinco horas da manhã. Percebi que era um chamado de Deus e que deveria obedecer. Ao já estava me levantando as 4h30 para sair para caminhar por ordem médica, pois estava diabético. Troquei as caminhadas pela academia e fui para o sacrário da igreja do Carmo aqui em Rio Grande RS, às cinco horas da manhã como sentia que o Senhor me pedia. Ao chegar diante do Sacrário da igreja do Carmo levei a Bíblia, li um trecho da Palavra e meditei por alguns momentos. Ao final pedi uma nova efusão do Espírito Santo. Aos poucos minha vida foi se transformando e outro irmão (Darlen Vaz), quis fazer comigo esta oração.
A comunidade de consagrados da Obra nasceu e se sustenta com a Oração Matutina. Muitas pessoas já foram e serão restauradas por meio dela. É o que percebemos aqui em nossa casa. O acordar cedo é importante. Ele nos coloca a disposição do Senhor. Após esta oração sentimos uma grande alegria em nosso coração. Esta oração é um verdadeiro antídoto contra o egoísmo instaurado no mundo.
Sem oração não existe missão. Seguimos o conceito teresiano de oração como trato de amizade com Aquele que sabemos que nos ama. Esta oração Contemplativa é unida a leitura e reflexão da Palavra de Deus, Adoração ao Santíssimo Sacramento, quando possível, e Efusão do Espírito Santo. Percebemos que sem a oração associada à disciplina não existe crescimento em nossa vida espiritual e nem em nossa ação evangelizadora.

Método de Oração da Obra: Recomendamos além da Santa Missa diária com a frequência do Sacramento da Reconciliação e nossas devoções particulares o nosso método de oração. Pela nossa experiência solicitamos aos nossos missionário(a)s o seguinte método de oração que servirá como um “antídoto” na Fé, na Esperança e na Caridade que irá  combater o imediatismo, o relativismo e o individualismo presentes em nosso mundo.
Devemos levantar uma hora antes de iniciar todas as atividades do dia. Como temos muitas atividades durante o dia, percebemos que a oração matutina é fundamental para nossa vida por esta razão nenhum membro da Obra poderá negligenciar nesta matéria. Vemos o exemplo de Jesus que sempre antes de realizar qualquer atividade ficava longo tempo em oração, inclusive nas primeiras horas da manhã (Mc 1, 35). No sentido prático podemos apresentar como exemplo: se alguém tinha o costume de levantar-se às sete horas de agora em diante deverá se levantar às cinco horas e cinquenta minutos. Pensamos que dez minutos sejam necessários para a higiene pessoal.
A nossa oração poderá ser feita individualmente ou em comunidade no período de uma hora. Esta hora será dividida nestas etapas:

A) Momento de Reconhecimento da Presença de Deus: Ter a certeza da Presença do Senhor. Que Ele está presente com seu amor. Procurar tomar consciência de que este momento é de suma importância para nossa vida, para a Igreja e para nossa Obra. Podemos fazer uma oração espontânea de louvor ou a oração da Cruz Missionária.

B) Momento de Leitura e Reflexão da Palavra de Deus: A Palavra de Deus nos revelará o que o Senhor deseja de nós em nossa vida concreta. Esta leitura poderá ser da Liturgia Diária ou conforme o que a pessoa sentir em seu coração.

C) Momento Contemplativo: Em silêncio deixar-se olhar pelo Senhor e perceber o que Ele deseja através de sua Palavra. Nesta etapa da oração nos comunicamos com Deus no íntimo de nosso coração e descobrimos o que Ele deseja de nós. É nosso diálogo de amizade com aquele que sabemos que nos ama.

D) Momento Carismático: Através da Efusão do Divino Espírito Santo pedimos a coragem de concretizarmos em nossa vida o que Senhor nos inspirou na oração. Se a oração for feita em comunidade a Palavra poderá ser partilhada antes deste momento.

E) Momento Final: Oração do Pai Nosso: Conforme o ensinamento de Jesus rezamos a oração que Ele mesmo nos ensinou. Esta oração deverá ser feita de forma pausada para entendermos exatamente o que estamos rezando.
Oração Mariana: Pedir a intercessão de nossa padroeira a Virgem do Carmo Peregrina em favor da Obra e de seus membros. Se estiver algum sacerdote presente no caso de ser uma oração comunitária ele dará a todos os presentes a bênção sacerdotal.

Padre Giribone - OMIVICAPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário