segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Jesus aperfeiçoa a Lei de Moisés

Resultado de imagem para bondade de jesus



“OS CRISTÃOS SEGUEM UM NOVO ESTILO DE VIDA BASEADO NO AMOR E NA SOLIDARIEDADE”

O seguimento de Jesus sempre será um grande desafio. Podemos perceber que existem duas filosofias ou formas de vida na sociedade: os que vivem em função de si mesmos e os que acreditam na proposta solidária de Jesus. Ter fé é superar-se a si mesmo para concretizar na vida a proposta de Jesus. O evangelho deste domingo é um desafio maior. É um passo mais adiante do que o normal. O cristão não é um mero espectador de produtos propostos pela mídia. Ele deve construir um mundo diferente. Dar testemunho da alegria da presença de Jesus Cristo vivo no meio de nós.

Resultado de imagem para bondade de jesus


EVANGELHO (Mt 05, 20-22.27-28.33-34.37):
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. Ouviste o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la já cometeu adultério com ela em seu coração. Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. Eu, porém vos digo, não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é trono de Deus. Seja o vosso ‘sim’ ‘sim’ e o vosso ‘não’ ‘não’. Tudo o que for além vem do maligno”.

Resultado de imagem para bondade de jesus

“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus”.

A novidade que Jesus nos apresenta supera o que se tentava viver na lei de Moisés. É algo mais profundo e exigente. Talvez por isto que a sociedade tenha dificuldade para entender a Igreja que nos traduz a Palavra de Deus para os nossos tempos. Por que somente a Igreja é perseguida pela mídia? Quando nos aprofundamos no que Jesus nos propõe deixamos de ser consumistas de coisas inúteis. Podemos dizer que saímos dos trilhos do que a sociedade nos propõe e começamos a perceber o que é útil e o que é inútil para nossas vidas.
Jesus fez o máximo para nós. Ele é o Verbo de Deus e sofreu uma morte horrível para que nós pudéssemos ter vida. Quando começamos a meditar esta realidade as coisas do mundo passam a ser relativas e queremos concretizar em nossa vida os valores que o Senhor nos apresenta. Jesus foi radical consigo mesmo em seu plano de amor. Da mesma forma devemos ser radicais com o anúncio do Reino. Não podemos ter medo, pois logo não estaremos mais neste mundo.
No evangelho Jesus nos fala que ele não veio abolir o que já tinha sido revelado aos antigos, mas veio trazer uma maior perfeição em sua interpretação. A partir deste momento iremos viver o amor exigente. A nossa opção não pode ser misturada com outros pensamentos. Os cristãos de verdade não aceitam as coisas fáceis que o mundo apresenta. Na realidade somos convidados a viver o martírio. Um testemunho que muitas vezes nos levará a marginalidade da sociedade. Estamos no mundo, mas não somos do mundo.
Jesus exige que nossa palavra seja autêntica e que nós sejamos amantes da verdade. A pessoa verdadeira reluz em meio a este mundo marcado pela mentira das satisfações momentâneas. Na realidade estamos em uma batalha em favor do bem contra o mal. Este mal que está no mundo muitas vezes aparenta um bem por esta razão devemos recorrer constantemente ao Divino Espírito Santo para que nos ajude a superar tudo o que é passageiro e buscar as coisas de Deus que não irão passar jamais.

Resultado de imagem para bondade de jesus

“Senhor Jesus, precisamos de sua ajuda para superarmos o nosso egoísmo e praticarmos o bem em nossa vida.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário