segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Jesus é tentado no deserto

 Resultado de imagem para cartaz da campanha da fraternidade 2017

“DEVEMOS VENCER AS TENTAÇÕES DO INIMIGO QUE NOS ARRASTAM AO INDIVIDUALISMO”.


Na quarta-feira de cinzas iniciamos o tempo da quaresma. Tempo de penitência e reflexão sobre os valores essenciais de nossa vida. Neste ano a Igreja do Brasil nos apresenta na Campanha da Fraternidade o tema  “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, tendo como lemaCultivar e guardar a Criação”. A vida é o maior dom que recebemos de Deus, ela faz parte de um sistema que precisa ser cuidado e respeitado. Deve ser preservada em todos seus níveis. Os cristãos devem ser especialistas na defesa da vida e na promoção do bem. Dois elementos de suma importância para a humanidade. Estamos carentes de um mundo mais fraterno e solidário. A paz é o grande desafio para o mundo moderno. Ela inicia nas famílias que procuram se estruturar e se estende na realidade onde vivemos. Neste primeiro domingo da quaresma Jesus nos mostra como vencer as tentações do poder, do ter e do prazer.

Resultado de imagem para jesus é tentado no deserto 

                          
EVANGELHO (Mt 04, 01-11):
Naquele tempo, o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. Então o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”. Então o diabo levou Jesus à cidade santa, colocou-o sobre a parte mais alta do templo, e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas tuas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!’” Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. Jesus lhe disse: “Vai-te embora, satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele prestarás culto”. Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.

Resultado de imagem para jesus é tentado no deserto

“Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele prestarás culto”.

As tentações de Jesus estão dentro do plano misterioso de sua vinda para nossa salvação. Jesus aceitou livremente conviver com todas as nossas limitações, sendo que nunca caiu na desobediência ao Plano de Deus. Nós também somos tentados na raiz de nosso ser através do egoísmo que nos leva à indiferença em relação ao Criador.
O mundo é movido pelo ter, pelo prazer e pelo poder. Jesus irá mudar esta concepção. O ter é transformado ou alterado para um sentido de solidariedade, o prazer se transforma na alegria de sermos todos irmãos e filhos muito amados de Deus. O poder passa a ser um serviço à comunidade. Tudo passa a ser filtrado pelo amor. Conhecer a Cristo é praticar o amor que rema contra a correnteza egoística do mundo.
O individualismo presente na história arrasta o homem a sua própria ruína. Não seremos felizes vivendo momentos de prazeres individuais. Somos feitos para o outro. Só o amor pode dar sentido a nossa vida. Jesus não promete prosperidade material, nem sorte, nem saúde, mas ele nos promete a paz que nos leva à verdadeira alegria dos filhos de Deus.
Nós enfrentamos três dificuldades que podem nos levar ao egoísmo. Em primeiro lugar a tentação do Prazer carnal ou das alegrias momentâneas que fazem que nos tornemos verdadeiros animais impensantes. Esta tentação deve ser vencida através da virtude da Esperança que o próprio seguimento de Jesus Cristo nos apresenta.
Em segundo lugar, percebemos nesta passagem, a tentação do Poder que corrompe o homem em suas raízes. Faz que ele busque a sua satisfação acima do bem comum. É pela ação do Espírito Santo através da virtude da Caridade que poderemos vencer esta tendência errada que temos. Para o cristão o poder passa a ser serviço a comunidade. Ele utiliza todos os bens que possui para que todos possam se realizar.
Numa terceira instância temos a busca do Ter. O homem cria suas próprias invenções e pensa em se tornar independente de seu Criador. Pensa em sua própria realização, não se preocupando com sua identidade fundamental. Esta limitação é vencida através da que é aceitação do mistério de Deus em nossa vida. El nos leva  uma vida de humildade e oração.
As tentações são permitidas por Deus para que sejamos provados na fé. Quando rezamos a oração do “Pai Nosso”, nós pedimos ao Senhor a capacidade de nos mantermos firmes na fé na certeza de que elas são uma simples palha que tem um fogo passageiro. Na realidade cada tentação vencida se transforma em uma graça recebida.
Quando sentimos a grande realidade de que somos profundamente amados por Deus, esquecemos automaticamente tudo que não é essencial, pois uma alegria infinita invade o nosso coração. Esta alegria é capaz de superar todas as limitações de nossa vida.
Só a Deus devemos prestar culto, pois Ele nos dá a razão profunda de nossa existência. Perdemos o ponto de referência em nossa vida quando nos afastamos d’Ele.

Resultado de imagem para jesus é tentado no deserto


“Senhor Jesus, que possamos vencer as tentações de nossas limitações para vos servirmos com alegria”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário