domingo, 12 de fevereiro de 2017

O cristão rema sempre contra a correnteza do mundo


Resultado de imagem para jesus ensinando 

“OS CRISTÃOS SÃO ESPECIALISTAS NA LUTA PELA PERFEIÇÃO NO AMOR”.

A mensagem de Jesus é sempre mais exigente do que nossa lei natural. Ele quer que nossas atitudes sejam revolucionárias na concretização do bem no meio do mal. Sempre é um passo adiante do que nos parece ser justo. O mundo será transformado quando os cristãos forem transformados pela realidade ativa do amor de Deus presente na história. O que fazer perante tantos sinais de morte? Como iremos responder as carências do mundo. Quando nos voltamos para o essencial outras pessoas se associam a nós. Há muitas pessoas desejando fazer o bem. O que nos falta é uma sadia pedagogia que as leve a uma escolha mais profunda.

Resultado de imagem para jesus ensinando 

EVANGELHO (Mt 05, 38-48):

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá aquém  te pedir e não vire as costas a quem te pede emprestado. Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém vos digo: amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que estás nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”.

Resultado de imagem para jesus ensinando

“Portanto, sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”.

O que significa ser perfeito? Muitas vezes nos cobramos e somos cobrados durante a nossa vida. Às vezes esta cobrança pode nos trazer traumas que nos prejudicam até mesmo em nossos relacionamentos. Jesus nos pede uma perfeição semelhante ao Criador de todas as coisas. Na realidade estamos em um processo de aperfeiçoamento. Estamos sempre numa tentativa de buscar a estabilidade dentro da instabilidade da vida. Ser perfeito é buscar as coisas do alto. Estar vendo as coisas materiais não como definitivas, mas como instrumentos de fazermos o bem.
Somos convidados a dar um passo a mais. Especialmente na prática da caridade para com o próximo. Deus é amor e quem está com ele vive o amor. Deus foi capaz de dar tudo por nós. O que somos capazes de dar para ele? Estamos sobre a influência de duas correntes. Uma que nos chama ao amor e a outra que nos chama ao egoísmo. O que vamos fazer? Lutar contra a grande mídia que no fundo tem uma filosofia fraticídia. Cada um deve cuidar de si mesmo sem se importar com a vida do próximo.
Jesus nos pede para não enfrentarmos os malvados. Devemos ensinar eles pelo nosso testemunho que a vida tem outro sentido. Vemos isto por vários exemplos que os santos da Igreja nos deixaram. Muitos deles converteram seus próprios algozes em cristãos comprometidos.
O cristianismo sempre será um sinal de contradição no mundo. Amar os inimigos não é uma tarefa fácil. Muitas vezes temos a sensação de sermos derrotados. Mas quando isto acontece nosso coração se enche da verdadeira alegria que consiste em sentirmos paz em nosso coração. Optamos pelo lado mais difícil mãos ao mesmo tempo experimentamos algo novo dentro de nosso coração.
A sociedade só irá mudar a partir do comprometimento dos cristãos que devem sempre escolher o bem e evitar o mal em suas vidas.

Resultado de imagem para jesus ensinando 

“Senhor Jesus, nos ajude sempre a optar pelo lado mais difícil de nossa vida para sermos mais felizes com nossos irmãos.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário