domingo, 29 de janeiro de 2017

Cristão, sal e luz do mundo.

Imagem relacionada


“O TESTEMUNHO DOS CRISTÃOS É FONTE DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE”.

O grande desenvolvimento do mundo moderno, os avanços tecnológicos em todas as áreas, nos interroga profundamente sobre a nossa missão de cristãos dentro do mundo. Qual é a finalidade de nosso batismo? O que poderemos fazer para que o mundo seja melhor? Neste V Domingo do Tempo Comum, Jesus nos apresenta uma grande lição: o cristão vale mais pelo seu ser do que pelo seu fazer. Nós marcamos a história pelo nosso jeito, pela bondade dentro da maldade. Ser sal e luz é transformar a realidade de um estágio de egoísmo para um estágio de altruísmo. Devemos transbordar de alegria da paz que sentimos em nosso coração por nossa amizade com Jesus que supera nossas limitações e nossa dor.


Resultado de imagem para cristão, sol e luz do mundo

EVANGELHO (Mt 05, 13-16):

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso pai que está nos céus”.

Resultado de imagem para cristão, sol e luz do mundo

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso pai que está nos céus”.

A missão do que adere ao plano de Jesus é dar testemunho de sua fé. Este testemunho é uma luz no meio das trevas. É um sal que modifica profundamente o sabor dos valores que o homem busca. É uma mudança radical de vida que nasce desde dentro da pessoa. Testemunhamos o que brota do fundo de nosso coração. Se formos bons de coração esta bondade sai de nós mesmos e nosso sorriso em meios as angústias que passamos passa a ser fonte de transformação.
O mundo necessita de santos. De pessoas que tenham um ideal forte. Uma fé viva que transforme a realidade. Buscar a santidade não é algo impossível, mas sim o dever de cada cristão que percebe o imenso valor de sua consagração batismal. Nunca podemos desanimar por causa de nossas fraquezas e limitações.
O brilhar diante dos homens se refere à força testemunhal dos cristãos que buscam algo diferente para as suas vidas. Não é algo revestido de orgulho ou vaidade. Para vivermos a nossa fé, precisamos ser humildes, realistas conosco mesmos. A fé é a verdadeira aceitação do plano de Deus em nossa vida. Se não formos verdadeiros não aceitaremos plenamente o que Ele nos pede.
Não existe nada mais básico na natureza do que o sal e a luz. Precisamos da luz e do sal para nossa sobrevivência. O cristão que vive a realidade do evangelho, ou seja,     se
deixa transformar pela palavra, se tornará um sinal visível, um referencial para os que estão perdidos. Hoje infelizmente são muitos que estão “anestesiados” pela grande mídia que dita regras de como se viver e o que consumir. Estamos dentro da ditadura do relativismo. Chegou o momento de mostrarmos ao mundo qual é o sentido mais profundo de nossa existência. Não estamos aqui como uma mera coincidência. Deus nos ama e é para Ele que vamos após esta vida. Cada dia que passa estamos mais felizes porque estamos mais perto da felicidade eterna.
A luz existe por causa das trevas.  Ela irá aparecer mais dentro da obscuridade. A nossa sociedade está se tornando desumanizada. Não há mais lugar para o verdadeiro amor altruísta proposto por Jesus. Falta o tempero da verdadeira alegria de nos considerarmos filhos muito amados de Deus. Iluminar as trevas é levar a luz do amor de Deus ao mundo obscurecido pelo pecado.
O cristão é chamado a transformar o local, o ambiente onde ele se encontra dando um objetivo mais profundo a sua vida e a de seus irmãos. As nossas obras devem ser motivo de louvor a Deus. Mesmo que a maioria faça o contrário, precisamos ser concretizadores da justiça. É nosso dever de cristãos crermos que o mundo pode ser melhor com nossa pequena parcela de bem que vamos realizando.


“Senhor Jesus, que sejamos sinal de seu amor no mundo.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário