segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Nos transformamos naquilo que amamos.


Resultado de imagem para estar preparados para la venida del señor


“ESTAR PREPARADOS É VIVER NA GRAÇA DE DEUS PRATICANDO O BEM E EVITANDO O MAL”.

Dentro deste mês de agosto, dedicado às vocações, nos lembramos neste próximo domingo da vocação sacerdotal e rezamos especialmente pelos nossos orientadores. A figura do padre é importantíssima para o desenvolvimento da comunidade. O sacerdote é um servidor que através de seu ministério deve levar as pessoas a uma via nova na Graça de Deus.


Resultado de imagem para estar preparados para la venida del señor

EVANGELHO (Lc 12, 32-48):
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o reino. Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu Senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os empregados que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! Mas ficai certos: se dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o Senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo: o Senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, o Senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. Aquele empregado que, conhecendo a vontade do Senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito será exigido!


Resultado de imagem para estar preparados para la venida del señor

“A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito será exigido!”

Na realidade, a Boa Nova da salvação é uma grande responsabilidade. Quando tomamos consciência da presença salvífica de Deus em nossas vidas, somos responsáveis pela propagação desta verdade em todas as partes do mundo. A transmissão da experiência de Deus é algo que nos compromete inteiramente.
Nós seres humanos podemos nos comparar com uma “bomba” de afeto. As bombas mecânicas recebem o líquido e o expandem para fora. Nós “precisamos” nos sentir amados para depois amar. Necessitamos do amor em três dimensões básicas: devemos nos sentir amados pelo Criador para nos amar e amar os nossos semelhantes. Quando nos fechamos a esta realidade estamos morrendo para o sentido mais profundo de nossa existência. O verdadeiro tesouro de nossa vida consiste na abertura de nosso ser para a realidade da presença de Deus e dos irmãos.
Transformamo-nos naquilo que amamos. Se amarmos a superficialidade, nos tornamos, automaticamente, pessoas superficiais e como consequência somos facilmente manipulados, dominados pelo relativismo da grande mídia porque não temos outra opção para vivermos. Hoje estamos sobre o domínio dos meios de comunicação, que nos ditam o que é mais importante para nós sem nenhum discernimento. O inimigo de Deus é especialista em criar “falsas necessidades”. A pessoa humana está sendo resumida em máquina de consumo que deve comprar e vender. No momento que amamos o que existe de profundo em nossa vida selecionamos os valores, para isto necessitamos da ação do Espírito Santo em nós. Vamos descobrindo o essencial começando a escolha do que realmente nos interessa.
A pregação de Jesus não consiste no fechamento em nós mesmos. Fomos feitos para nos abrirmos diante de Deus e de nossos irmãos na vida solidária sobre a ação do Espírito Santo. Somos desafiados a viver o encontro com o outro. O egoísmo é um caminho de morte e tristeza.
O estado depressivo que vive a nossa sociedade nos arrasta a mais profunda solidão. Recebemos o batismo para sermos antídotos de toda esta situação. Precisamos nos comunicar abrir os nossos corações à verdade que nos tornará livres.


Resultado de imagem para estar preparados para la venida del señor

"Senhor Jesus que possamos encontrar o verdadeiro tesouro em nossas vidas, partilhando vosso amor com todas as pessoas que nos encontrarmos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário