segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A humildade nos leva a verdade.

Resultado de imagem para Jesus e a humildade


“A HUMILDADE É A CHAVE PARA NOS ABRIRMOS AO AMOR DE DEUS”.

A humildade é uma virtude básica para os que querem fazer a vontade de Deus. Sem ela não temos condições de descobrir e nem de concretizar o que o Senhor nos pede. Ser humilde é ser verdadeiro. Viver na humildade não é viver na humilhação, mas conhecer os limites e qualidades que temos para oferecer a comunidade. A vaidade e o orgulho são dois erros que nos iludem, nos afastam do bem e nos causam cegueira. As pessoas hoje são manipuladas pelo inimigo porque pensam somente nas coisas deste mundo e se esquecem de que somos peregrinos em direção a casa definitiva do Pai.




EVANGELHO (Lc 14, 1.7-14): Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: “Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o teu lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se  eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”. E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.


“Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”.
Quando falamos em humildade podemos confundir facilmente com humilhação. A verdadeira humildade acontece com o encontro da nossa verdade com a Verdade de Deus. Somos criaturas d’Ele. Fomos criados à sua imagem e semelhança. Isto nos dá uma dignidade infinita. Como consequência desta afirmação, somos todos iguais perante Deus. O que irá nos diferenciar é a nossa sensibilidade ao seu infinito amor.
A pessoa que acredita poder tudo já está perdida. Fomos criados para sermos solidários vivendo em comunidade. Devemos partilhar os dons que recebemos de Deus com os nossos irmãos. A humildade está ligada diretamente a caridade. Quando nos fechamos em nosso próprio egoísmo nos distanciamos de nossa finalidade existencial caminhando automaticamente para a morte. Podemos até estar vivos fisicamente, mas estamos mortos para Deus, para nós mesmos e para nossos irmãos.
A afirmação que Jesus nos faz neste evangelho é de grande peso. Ele diz que seremos felizes se convidarmos os desconhecidos para participarem de nossa vida. Especialmente os mais necessitados.
“Então tu serás feliz”. Devemos refletir se estamos felizes com a vida que levamos muitas vezes voltada para o que os outros nos dizem sobre a felicidade. O mundo das relações comerciais não está preenchendo o coração vazio do homem contemporâneo. São criadas “falsas necessidades” que nos desviam a atenção do que realmente importa para nossa vida. Um grande número de pessoas está dependente de remédios para dormir porque muitos irmãos nossos não estão mais dormindo por falta de alimento e moradia. Cada um de nós é responsável pela partilha de seus bens. Os bens materiais têm a finalidade de nos fazer felizes quando utilizados de forma correta. Quanto mais temos mais devemos repartir.
“A caridade é a entrada na vida do outro para lhe promover sem buscar nenhuma compensação”. O ser humano, durante toda a história, busca a sua verdadeira realização. O problema está no método para alcançá-la de verdade. Somos, na maioria dos casos, manipulados nesta busca. Isto porque buscamos a realização longe do que o Criador projetou para nós. Devemos escutar com amor o conselho que Jesus nos faz. Não podemos buscar a felicidade sem a prática real da caridade. Para que a verdadeira caridade aconteça precisamos ser humildes. Precisamos ser realistas conosco mesmos, pois ninguém é mais ou menos amado por Deus.
Somos irmãos e não podemos nos fechar. Não iremos ser felizes buscando a nossa satisfação particular. Fomos criados por Deus para um amor universal. É o momento histórico de nos perguntarmos sobre o que buscamos em nossa vida. Como vamos nos realizar sem a prática da solidariedade. Da partilha do que temos material e espiritualmente com nossos irmãos?
Se Jesus nos afirma que com o método da caridade seremos felizes, esta é a hora de sairmos de nós mesmos e irmos de encontro do outro, mesmo sabendo que isto será sempre um grande desafio. Mesmo tendo a certeza que seremos criticados e muitas vezes postos em último lugar nos escalões da sociedade.
O que importa mesmo para nós é que depois desta vida cheia de lutas e contradições, se praticarmos o bem, teremos a ventura de ver a Deus face a face. Especialmente as pessoas que com a nossa colaboração com a Graça de Deus encontraram a salvação.


"Senhor Jesus, fazei     que sejamos humildes para vivermos a caridade com todos os nossos irmãos”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário