segunda-feira, 16 de maio de 2016

SANTÍSSIMA TRINDADE



“DEUS NOS CRIOU PARA PARTICIPARMOS DE SUA INFINITA FELICIDADE”.

Neste próximo domingo celebramos a festa da Santíssima Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Um Deus em três pessoas.  É o grande mistério cristão. Deus é um só em três pessoas. Ele nos cria nos salva e nos santifica para participarmos de sua felicidade. O amor de Deus por nós é o que temos de mais real em nossa vida. Ele nos preparou para a eternidade.  Somos criados semelhantes a Ele para vivermos em unidade com nossos irmãos. A busca da felicidade encontra resposta na própria pessoa de Deus. Seremos felizes quando partilharmos nossa vida. O mistério cristão da Trindade nos define como pessoas solidárias. Por esta razão que o cristianismo sempre será perseguido. Ele não se associa com o pensamento individualista implantado no mundo pela “grande mídia” que serve ao poder econômico. Se Deus vive o amor. Ele é o nosso Criador e só seremos felizes se formos como Ele.


EVANGELHO (Jo 16,12-15):
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Tenho muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.


“Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade”.
O questionamento sobre a verdade perpassou a história da humanidade. Este foi o grande questionamento que os grandes filósofos gregos se debruçaram durante muito tempo: Como se conhece a verdade e o que ela é na sua essência? Em Jesus Cristo encontramos uma resposta objetiva para este questionamento: Ele é o caminho a verdade e a vida. Ele irá nos ensinar a viver a vida na graça de Deus reconhecendo que somos amados por Deus que não está distante de nós.
O mistério da Trindade é básico para aceitarmos o mistério cristão. Toda espiritualidade cristã é Cristocêntrica e Trinitária. Por Jesus conhecemos quem é o Pai pela força santificante do Espírito Santo. Jesus nos revela o mistério de Deus que é um só em três pessoas. Não podemos explicar racionalmente o mistério trinitário, mas vivê-lo em nosso coração. Todo mistério exige uma atitude de fé que passa pela humildade e pelo amor.
Fomos criados por Deus à sua imagem e semelhança. Se Deus é amor, nós seremos felizes vivendo a dimensão altruísta que Deus vive. Ele sai de si para ir de encontro de cada um de nós “perdendo” para nos edificar. O ser humano sofre de uma fome eterna porque se afasta do Eterno. Nunca seremos felizes longe de Deus. O criador jamais abandona suas criaturas. Deus sempre estará presente em nossa vida em qualquer situação, mesmo que por nossa ignorância pensemos em nos afastar d’Ele.
A Santíssima Trindade é o mistério primordial do cristianismo, fonte de todo dom e de todo bem. A revelação deste mistério pertence ao Novo Testamento. O Antigo Testamento põe toda a atenção em proclamar e exaltar a unidade de Deus: um só é o Senhor. O povo de Israel, que vivia em contato com povos pagãos, tinha necessidade de ser continuamente chamado a reconsiderar esta verdade para não cair na idolatria.
Com a vinda de Cristo, Deus se revela ao homem no mistério de sua vida íntima, da perfeição e fecundidade de seu ato de conhecimento e de amor, pelo qual é Pai que gera o Verbo, é comunhão da qual procede o Espírito Santo. Deus entra numa profunda relação com os homens, não só como Senhor e Criador, mas também como Trindade. Ele é Pai que os ama como filhos em seu único Filho e na comunhão do Espírito Santo. A partir deste momento o projeto de Deus não está em um só povo, mas sim para todos aqueles que aceitam a mensagem de Cristo.
Através do Santo Batismo passamos a ter uma profunda relação com a Santíssima Trindade. Por meio dele renasce em nós a "Vida Nova". O homem se reconhece filho do Pai Celeste que lhe decretou a regeneração; irmão de Cristo que lho mereceu com o sangue da Cruz; templo do Espírito Santo que lhe infunde o espírito de adoção. Diante de Deus, o batizado não é simples criatura e, sim, filho introduzido na intimidade de sua vida Trinitária, a fim de que viva em sociedade com as três Pessoas divinas, que nele habitam.
Nas palavras de São João da Cruz, o mistério da Trindade é a chama de amor viva que arde "no mais profundo centro", pois "o centro da alma é Deus" (Chama Viva de Amor 1,12), onde "o Verbo, Filho de Deus, juntamente com o Pai e o Espírito Santo, está essencial e presencialmente escondido no íntimo ser da alma" (Cântico Espiritual 1,6).
Devemos viver em plenitude os dons da Santíssima Trindade abrindo-nos à ação do Espírito Santo para nos comportarmos como filhos do Pai Celeste, como irmãos de Cristo.
Associado ao mistério da Trindade está à presença permanente de Jesus na Eucaristia, a comunhão transformante e dignificante de nossa vida, e a intercessão permanente de Maria que participa neste mistério através da Encarnação.

Resultado de imagem para SANTÍSSIMA TRINDADE

"Obrigado Deus Trindade pelo imenso amor que sentes por nós que é capaz de fazer participarmos de sua vida divina”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário