sexta-feira, 27 de maio de 2016

A FÉ DO CENTURIÃO ROMANO


Resultado de imagem para Jesus e o Centurião 

“A FÉ É UM PROCESSO DE ACEITAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS EM NOSSA VIDA”.
       
Nós somos aquilo que acreditamos. Nos identificamos com nossa crença. Neste nono domingo do tempo comum somos questionados sobre a fé.  Ela é um processo de aceitação do mistério de Deus em nossa vida. É uma experiência pessoal que envolve toda pessoa. Necessitamos da oração para crescermos no processo da fé. O imediatismo é extremamente prejudicial à vivência da fé. Há muitas ofertas de realização imediata que não coincide com o projeto de Jesus Cristo.

Resultado de imagem para Jesus e o Centurião 


Evangelho - Lc 7,1-10

Quando acabou de falar ao povo, Jesus entrou em Cafarnaum. Havia lá um centurião, que tinha um empregado que lhe era muito querido e se achava doente, quase morrendo. Tendo ouvido falar de Jesus, o centurião enviou-lhes alguns anciãos dos judeus para lhe pedir que viesse salvar seu empregado. Aproximando-se de Jesus, eles lhe suplicavam com insistência, dizendo: “Ele merece mesmo que o Senhor lhe conceda a graça, pois gosta do nosso povo e foi ele que construiu nossa sinagoga”. Jesus foi andando com eles. Mas, quando já estava perto da casa, o centurião mandou uns amigos lhe dizer: “Senhor, não precisas incomodar-te, porque eu não sou digno de que entres na minha casa; por isso também não me julguei digno de ir ter contigo; mas dize uma só palavra e meu empregado será salvo. Pois até eu, que sou apenas subalterno, tenho soldados à minha disposição e digo a um: “Vá” e ele vai, e a outro: “Venha” e ele vem, e ao meu empregado: “Faça isso” e ele faz”. Ouvindo isto, Jesus ficou admirado com ele; e, voltando-se, disse à multidão que o seguia: “Eu lhes afirmo que nem mesmo em Israel achei uma fé tão grande assim”. De volta à casa, os enviados encontraram o empregado completamente são.

Resultado de imagem para Jesus e o Centurião 


“Eu lhes afirmo que nem mesmo em Israel achei uma fé tão grande assim”. 
A  fé exige entrega e confiança. Se ficarmos com algumas reservas não iremos nos entregar ao plano de Deus. Vendo a realidade do mundo atual podemos nos perguntar se ainda existe fé dentro da sociedade. Ao mesmo tempo percebemos muitos sinais de devoções entre as pessoas que são consideradas grandes em vários setores no mundo dos negócios. A pessoa humana necessita de algo que a supere. A resposta da fé é superior ao que experimentamos nesta realidade. Ela é sempre um grande desafio. Os que se consideram agnósticos na realidade são medrosos em relação as suas vidas. Pela fé obtemos uma resposta real sobre o porquê estamos aqui. Não podemos negar nossa própria existência.
A fé cristã tem um diferencial. Cremos em Cristo que é o Verbo de Deus feito carne para nos salvar. Esta verdade inclui uma resposta de conversão constante. Por esta razão ser cristão não é fácil porque nossos valores nem sempre se coincidem com o que a sociedade aprova. Os cristãos pela fé seguem a Palavra de Deus e os ensinamentos da Igreja. Estes ensinamentos são milenares. A “pregação” da mídia é de agora com base no egoísmo humano. Sem perceber aquilo que faz a pessoa crescer fica em último lugar. Um exemplo é a super valorização do alcoolismo e ao mesmo tempo a tentativa de combater a dependência química. A Palavra de Deus mostra valores que são essenciais. A palavra da mídia disfarça os problemas sérios da pessoa humana.
Quando seguimos a Cristo pela fé valorizamos o que não passa. Olhamos para a realidade de forma diferente porque acreditamos que esta vida não é definitiva e algo muito melhor nos espera para sempre na eternidade. Não somos fruto do acaso. Deus tem um plano de amor para cada uma de suas criaturas. As pessoas que tentam não ter fé vivem confusas sem princípio e sem fim. Os cristãos precisam ser através da fé um sal que é capaz de salgar ou transformar a realidade para bem melhor.
O centurião era um homem estrangeiro, mas que estava aberto ao extraordinário. Percebeu em Jesus a possibilidade de cura de seu servo. A fé exige esta abertura ao mistério. Tudo é graça de Deus. Precisamos da sensibilidade que os santos cultivaram. As crianças ainda conservam esta pureza de coração. Podemos nos perguntar se este método que a maioria das pessoas segue hoje está trazendo uma realização profunda. Pelo jeito não, pois aumenta cada vez mais o número de pessoas depressivas e doentes. Se obedecêssemos ao método apresentado pela Palavra de Deus através da fé certamente não teríamos tantos problemas como hoje.
A manipulação das consciências que se vive neste sistema mundial tem trazido sérios problemas para a humanidade. Precisamos ser como o centurião. Entregar nossa vida a Deus sem reservas. Queremos o bem e somos obrigados a passar pelo mal. Não temos medo, pois o Senhor caminha conosco até o encontro definitivo com ele.

Resultado de imagem para Jesus e o Centurião 

“Senhor Jesus nos ajude a viver a nossa fé com alegria”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário