segunda-feira, 30 de maio de 2016

A VIÚVA DE NAIM

Resultado de imagem para viuva de naim

“A PRESENÇA DE CRISTO RENOVA TODAS AS COISAS”.
          
A presença do Senhor muda todas as coisas. No evangelho deste domingo (X do tempo comum), temos um momento da manifestação da grande misericórdia do Senhor que traz novamente a vida o filho de uma pobre viúva que sem sua presença ficaria totalmente desamparada. O mundo precisa ver na presença de Jesus a verdade que liberta e faz nova todas as coisas. Onde Jesus está presente há vida e salvação. Devemos cultivar uma amizade íntima com Jesus, pois ele está no meio de nós. Precisamos anunciar ao mundo esta verdade e vivermos alegres e felizes em meio às dificuldades da vida, pois este testemunho será capaz de mudar o mundo iludido com as alegrias momentâneas.

Resultado de imagem para viuva de naim


EVANGELHO (Lc 07, 11-17):
Naquele tempo, Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chore!” Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. E a notícia do fato espalhou-se pela Judéia inteira e por toda a redondeza.

Resultado de imagem para viuva de naim

“Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” O que estava morto sentou-se e começou a falar.

A presença de Jesus transforma a realidade de morte em realidade de vida. Deus cuida de nós como seus filhos. Vemos nesta atitude de Jesus a sua sensibilidade em relação a viúva que perdeu seu filho. O toque de Jesus fez que o jovem se levantasse. Podemos deduzir desta atitude que quando o Senhor está perto existe vida e alegria. Precisamos ser tocados por Jesus seguindo seus valores. O toque dele produz vida e alegria, mas é um toque exigente que nos transforma de uma vida de fechamento para uma vida de abertura.
A sociedade moderna não entende nada sobre a verdadeira qualidade de vida e da fonte de felicidade que é estar junto de Deus. Ela tenta se esconder de si mesma vivendo na mentira. Hoje temos muitas pessoas mortas espiritualmente porque não descobriram a alegria que o Divino Espírito Santo provoca em nós. A questão é que para se viver esta realidade é necessário despojamento. As pessoas querem alcançar a felicidade sem deixar de lado aquilo que não lhes faz bem em suas raízes. Deus nos tira do fundo do poço para nos levar até Ele para sermos realmente felizes.
Para sermos “levantados” por Jesus devemos deixar de lado o que não nos faz bem. Nunca vamos poder abraçar o bem com o mal. São duas realidades totalmente opostas. Ou assumimos a vida nova no Espírito Santo assumindo o Senhorio de Jesus ou vivemos conforme o mundo e ficaremos sempre como “cadáveres ambulantes” dominados pela grande mídia. Jesus transmite vida para aqueles que se abrem livremente para a vida nova. Nós sempre teremos tentações, provações e consolações nesta vida. Mas devemos confiar na presença de Jesus para vencermos o mundo. Sempre seremos tentados pelo velho homem que cultiva nossas fraquezas, mas o grande antídoto para esta força é a grande confiança que devemos cultivar na infinita misericórdia do Senhor. Nenhum pecado pode ser maior do que o amor que Deus sente por nós e este amor deve ser o ponto de referência em nossa vida e não as nossas limitações.
Quando perseveramos com Cristo passamos por todas as tribulações momentâneas para depois alcançarmos a alegria permanente de estar sempre com o Senhor. Aos poucos vamos criando uma nova sensibilidade semelhante à de Jesus que percebeu a angústia desta mãe aflita pela perda de seu filho. Nós cristãos devemos ser especialistas no amor e na sensibilidade para com as dores de nosso próximo. Quando saímos de nós mesmos para irmos ao encontro do próximo na humildade crescemos na verdade da presença de Jesus que vai aos poucos nos transformando.

Resultado de imagem para viuva de naim

“Senhor venha nos tocar com teu amor para nos tirar da morte do pecado”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário