segunda-feira, 30 de junho de 2014

JUGO SUAVE DE JESUS




“SEGUIR A JESUS CRISTO É BEM MELHOR DO QUE VIVER NA ESCRAVIDÃO DO PECADO”

No evangelho deste XIV domingo do Tempo Comum, Jesus ora ao Pai e agradece pela sua forma pedagógica de nos conduzir a Ele. Muitas vezes complicamos as atitudes de Deus com nossa própria ciência. Deus se relaciona com a linguagem de amor e só quem a experimenta poderá entendê-lo. Ele nos deu a capacidade de raciocínio para nos relacionarmos com os nossos irmãos e fazermos o bem. A técnica e o conhecimento acumulado na ciência não podem fazer que o homem se afaste do sentido fundamental de sua existência. Os pequenos e humildes tem mais facilidade para se abrirem ao infinito amor misericordioso de Deus.


EVANGELHO (Mt 11,25-30):

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos, e eu vos darei descanso. Pois o meu jugo é suave o meu fardo é leve”.


“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos, e eu vos darei descanso. Pois o meu jugo é suave o meu fardo é leve”.


É muito interessante analisar a sociedade e seus ideais. Jesus nos apresenta o contrário do que ela nos mostra como fundamento de nossas vidas. O despojamento que vem como consequência de seu seguimento parece ser contraditório com o que ele nos afirma dizendo que seu fardo é leve. Como pode ser leve se os seus melhores amigos morreram martirizados com torturas horríveis? Seria leve se os seus discípulos tivessem uma “vida boa” com muito conforto, muitas férias e hotéis de luxo? Mas por que as pessoas que tem tudo isto parecem insatisfeitas? A resposta encontramos no que Jesus nos promete para esta vida: a paz vivida na contradição do mundo. A paz diferente do que a sociedade pensa. Algo que vem do interior e nos preenche de dentro para fora. Parece que as tentativas da sociedade de preencherem o homem de fora para dentro não deram resultado. Percebemos tanto sofrimento no mundo, tantas mortes e tantos dependentes químicos que vivem como escravos. O mau uso da sexualidade tem levado as pessoas a um grande vazio existencial. Realmente é mais fácil fazer o que Jesus nos apresenta. Seremos felizes nesta e na outra vida.
Há uma grande diferença entre a sabedoria e conhecimento acumulado. A sabedoria está ligada a raiz de nossa existência. É a utilização dos meios racionais para se chegar à finalidade última da realidade que vivemos. O conhecimento acumulado é importante para facilitar o homem como instrumento de busca da sabedoria. Quando o conhecimento e a técnica não levam a verdadeira sabedoria,  a pessoa é levada a sua própria ruína.
Jesus critica a busca em vão de uma realização momentânea baseada em alegrias superficiais. Muitos que são considerados “sábios” aos olhos da sociedade são pessoas perdidas que se iludem a eles e aos outros numa busca incansável de uma falsa felicidade. Quando Jesus agradece ao Pai por se revelar aos pequeninos, Ele está afirmando que para conhecermos a Deus precisamos da simplicidade. O auto-suficiente jamais poderá se voltar ao Criador. Ele pensa ser o autor de sua própria felicidade. Como cristãos não podemos admitir que o homem seja definido por meras relações comerciais como produto de compra e venda. Infelizmente as relações comerciais tomaram lugar das relações afetivas por esta razão vemos homens e mulheres em uma grande crise de relacionamento. Para piorar a situação estamos dentro de um mar de relativismo incentivado pela grande mídia que é subserviente ao plano comercial.
Jesus nos consola quando diz que devemos recorrer a Ele em nossas angústias e aflições. Pois a vida do cristão, embora infelizmente tenha de ser de desprezo da sociedade pelo que ela busca, é a melhor forma de vida. É junto do Senhor que encontraremos alívio para nossas depressões, angústias e sofrimentos.
Deus caminha sempre conosco, precisamos reconhecer sua presença para podermos ser felizes. Há muitas pessoas perdidas que já experimentaram tudo que o mundo diz ser a felicidade, mas que infelizmente não querem experimentar o que o verdadeiro autor da própria felicidade tem para nos oferecer.
A humildade é a chave de nossa configuração com o amor que Deus sente por nós. Só o humilde pode entender os gestos misteriosos de Deus em sua história. O verdadeiro sábio está sempre em atitude de escuta e oração para poder crescer na verdade. Precisamos mudar de nível para vermos o quanto somos prediletos de Deus. O quanto Ele já fez para alcançarmos a verdadeira felicidade.


“Dá-nos Senhor um coração humilde e sincero para podermos entender o quando somos amados por ti.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário