segunda-feira, 7 de julho de 2014

PARÁBOLA DA SEMENTE E DO SEMEADOR


“A SEMENTE DO AMOR DE DEUS DEVE BROTAR EM NOSSOS CORAÇÕES”.

O grande desafio de nossa vida consiste em aceitarmos plenamente o fato de que somos criaturas muito amadas por Deus. Não somos Criador, mas sim criaturas. Esta certeza é muito importante para nós. Participamos do mistério da criação como criaturas o que criamos é uma possibilidade dada pela inteligência que vem de Deus. Somos colaboradores na obra de salvação da humanidade. A parábola do semeador ou da semente fértil nos indica que somos a partir de nosso livre arbítrio colaboradores da graça de Deus presente em nós e na vida de nossos irmãos. Tudo depende da forma como aceitamos ou rejeitamos o plano amoroso de Deus.


EVANGELHO (Mt 13, 01-23):

Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galiléia. Uma grande multidão reunui-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era tão profunda. Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. Quem tem ouvidos, ouça!”
Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas a pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando eles não vêem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram  ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram. Ouvi, portanto, a parábola do semeador: Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo. A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza
Sufocam a palavra, e ele não dá fruto. A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Este produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”.


“A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Este  produz  fruto”.

A parábola do semeador é de uma riqueza extraordinária para nós e nela podemos extrair várias consequências práticas para a nossa vida cristã. Jesus conta a parábola, diz porque deve utilizar esta linguagem e faz uma explicação de seu sentido. As coisas de Deus têm uma expressão distinta e misteriosa. Só aqueles que forem realmente humildes poderão entender o significado mais profundo do projeto de Deus.
Esta parábola está diretamente relacionada com o mistério do amor de Deus presente em nossa vida. A semente do amor de Deus está no fundo de nosso coração. Quando nos abrimos a Deus somos cada vez mais comprometidos com seus sentimentos. Ele se preocupa conosco e quer que façamos parte de sua vida. Passamos a amar de forma distinta daqueles que são envolvidos por outras realidades. Os que se abrem a Deus estão mais comprometidos e junto com o sofrimento, que vem como consequência da adesão ao projeto de Deus, se tornarão um instrumento mais forte de sua graça para evangelizar os que ainda não descobriram a verdade.
Os que receberem mais terão que produzir mais. Receber mais amor é dar mais amor. Tomar consciência do amor de Deus nos compromete mais a expandir seu amor pelo mundo. Nesta parábola percebemos certa semelhança com a parábola dos talentos. A aproximação de Deus inclui uma doação maior e a busca de que outras pessoas sintam a mesma realidade. Podemos perceber esta verdade na vida dos santos que buscaram a santidade santificando os demais.
Poderíamos fazer muitas interpretações em relação aos espinhos, as pedras e aos pássaros que impedem a germinação da semente. Vemos em nosso mundo muita superficialidade sendo promovida em todas as áreas. O homem torna-se escravo de si mesmo e das mentiras que produz para sua própria ruína. Acaba explorando a si mesmo, não se valoriza da forma como Deus o valoriza e por isto se perde. Em Deus encontramos o sentido de nossa vida. Fora dele acabamos explorando a nós mesmos.
O caminho do sofrimento dos que não conhecem a Deus se inicia com o imediatismo (pássaros), passa pelo relativismo (pedras) e finaliza no egoísmo (espinhos). Começamos no caminho do mal a relativizar os valores a partir de nosso imediatismo até pensarmos que somos autores de nossa realização. A ansiedade que temos em nosso coração nos arrasta a querermos uma felicidade imediata que na realidade não existe. O egoísmo leva o homem a fechar-se sobre si mesmo. Este fechamento não lhe trás nenhum resultado.
Quando a semente frutifica em nossa vida somos também semeadores. O cristão é transmissor da graça de Deus. Não pode ser um “isolante” no seu próprio egoísmo. Ele tem que ser fecundo dentro da fermentação do amor que acontece no seu interior constantemente. O grande antídoto para a falta de germinação da semente é a vida de oração ou a oração sistemática que aumenta a consciência da presença de Deus que está bem próximo de nós.


“Senhor Jesus ajudai-nos a aceitar o seu amor dentro de nossos corações.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário