segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Dai a César o que é de César

           Resultado de imagem para dai a deus o que é de deus e a cesar

“O TESOURO MAIS IMPORTANTE É IMPERECÍVEL”.

Embora Deus nos fale sempre numa linguagem misteriosa. Ele não se cansa de oferecer seu amor por nós. Nossa vida é cheia de escolhas e decisões. Devemos escolher entre o bem e o mal. O bem nos leva a felicidade eterna e o mal nos leva ao mal eterno. O mal se apresenta cheio de “facilidades” e o bem cheio de “dificuldades”. As coisas de Deus, embora mais obscuras, sempre nos levam ao bem e a perfeita alegria. O mundo se perde em suas próprias teias. Cria leis que acabam prejudicando o crescimento integral da pessoa. Procura a felicidade desviando-se da fonte da verdadeira alegria que se resume na concretização da vontade de Deus em nossa vida. Descobrir o que Deus quer de nós e concretizar sua vontade é a única fonte que nos faz feliz nesta vida em preparação para a definitiva.

Resultado de imagem para dai a deus o que é de deus e a cesar


EVANGELHO (Mt 22, 15-21):
Naquele tempo, os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?” Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? Mostrai-me a moeda do imposto!” Trouxeram-lhe então a moeda. E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.

Resultado de imagem para dai a deus o que é de deus e a cesar

“Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.

Somos desafiados a selecionar os valores durante toda nossa vida. O problema da nossa existência é um problema administrativo. O que vamos escolher? O que permanece ou o é transitório? A Deus precisamos dar o que temos de melhor. Ele é o nosso Criador que nos ama permanentemente. Estamos sobre o seu olhar em todos os momentos de nossa vida. Corresponder ao seu amor é possível quando percebemos sua presença em nossa vida.
O povo de Israel estava sobre a dominação do Império Romano. Todos deveriam pagar impostos a César. Desde este tempo e muito antes, o homem cria leis que muitas vezes favorecem um pequeno grupo privilegiado. Jesus não se ausenta desta realidade e separa o pensamento do homem, iludido pela ganância, do pensar de Deus que nunca cobra, mas vive uma pura gratuidade em relação ao que criou para o benefício do homem. Só entenderemos quem é Deus pela gratuidade unida a humildade.
A moeda de Deus é totalmente diferente da moeda do Império. A medida de Deus é a medida do amor. Ele se manifesta com um gesto de solidariedade que vai em busca do homem para construí-lo. Deus não conhece imposto, pois se fosse cobrá-lo não teríamos com o que pagar. O amor de Deus por nós é um amor de edificação e só no momento que entendemos isto e passamos a vivê-lo em nossa vida encontraremos a paz interior que tanto buscamos.

Resultado de imagem para dai a deus o que é de deus e a cesar

Os herodianos eram homens que não queriam crer na ressurreição. Aproveitavam-se da dominação romana para se beneficiarem. Tinham uma crença puramente material em busca de uma prosperidade terrena. Hoje são muitas as religiões que se dizem seguidoras de Cristo que estão mais preocupadas com as “ofertas dos fiéis” do que com sua própria conversão. Esta é uma situação condenável, pois quem prega Cristo tem que viver a pobreza solidária que é parte essencial do Evangelho.
Damos a César (hoje a sociedade materialista), o perecível e o transitório e a Deus nós temos que dar o bem que realizamos nesta vida para sermos semelhantes a Ele. Este é o grande desafio de nossa existência brevíssima que vivemos neste mundo. Não podemos nos apegar aos bens materiais. Eles devem nos ajudar na prática da justiça e da solidariedade.
Os missionários negam tudo para levar Cristo a diversas nações que não conhecem sua mensagem. Quando praticamos o bem sem ver resultados imediatos, mas só confiamos na Divina Providência, nossa atitude é de verdadeira entrega ao Senhor que sempre nos assiste em nossas necessidades.

Resultado de imagem para dai a deus o que é de deus e a cesar


 “Fazei Senhor que saibamos nos desprender das coisas transitórias e colocar todo nosso amor no que deixastes para nós.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário