segunda-feira, 8 de maio de 2017

Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Resultado de imagem para jesus é o caminho

“JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA”.

Quando aderimos verdadeiramente à pessoa de Jesus em nossas vidas, procuramos de imediato realizar o que ele nos pediu. O conhecimento de Jesus não está numa linha puramente intelectual. Exige uma adesão consciente ligada a nossa existência. Seguir a Cristo não é uma tarefa fácil. Somos limitados em nosso seguimento porque somos criaturas frágeis. Ninguém é melhor do que ninguém no seguimento de Jesus. Devemos refletir com humildade sobre seus ensinamentos e segui-lo com amor. Ele está no meio de nós e nos ajuda nesta peregrinação que findará no dia que deixarmos este mundo.
                                          
EVANGELHO (Jo 14, 01-12):

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.  Na casa de meu Pai há muitas moradas.  Se assim não fosse, eu vos teria dito.  Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós.  E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.   Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu:  “Eu sou o caminho a verdade e a vida.  Ninguém vai ao Pai senão por mim.  Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.  E desde agora o conheceis e o vistes”.  Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe?  Quem me viu, viu o Pai.  Como é que tu dizes:  ‘Mostra-nos o Pai?’  Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim?  As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.  Acreditai-me:  eu estou no Pai e o Pai está em mim.  Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras.  Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas.  Pois eu vou para o Pai”.

Resultado de imagem para jesus é o caminho

“Eu sou o caminho a verdade e a vida”. 

O  capítulo quatorze do Evangelho de São João é de grande riqueza para nós no sentido de nos levar a uma verdadeira espiritualidade. Jesus nos afirma a existência de muitas moradas na casa do Pai. Esta morada é a comunhão plena do homem em suas relações consigo, com Deus, com os outros dentro do mundo. Somos diferentes em nossa forma de correspondência ao amor que Deus sente por nós, mas temos a mesma origem divina. Santa Teresa de Jesus dedicou uma de suas obras a este tema afirmando que no centro do castelo (em nosso ser) Deus habita. Devemos vencer a nós mesmos através do despojamento para conhecermos realmente o que somos. Quando isto acontece estamos preparados para termos uma profunda experiência com Jesus que vai nos levar a verdadeira paz.
As afirmações de Jesus sobre si mesmo definem a essência de nossa fé: o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele é o caminho, não um dos caminhos que conduz ao Pai. Ele é a verdade, não uma das verdades pregadas sobre o ser humano e sua finalidade existencial. Ele é a vida nova que perdemos pela ação nefasta do pecado no mundo. O relativismo presente na história nos arrasta ao individualismo fazendo que esqueçamos a nossa verdadeira finalidade. O regime político que a humanidade vive na atualidade é a ditadura do relativismo que nos obriga a comprar o que não precisamos.
Filipe nesta passagem pode representar cada um de nós que fomos batizados na mesma fé, mas ainda não conhecemos totalmente quem é o Senhor. Ele irá se enganar no momento que pede uma manifestação apoteótica do Pai. Jesus revela quem é o Pai e qual é o seu plano. Bem diferente do que os discípulos imaginavam. O mesmo pode acontecer conosco hoje. Já “conhecemos” a Jesus talvez de uma forma mais teórica sem aderir realmente ao seu projeto.
Esta passagem do Evangelho nos fala sobre a Fé. Quem crer de coração será salvo porque automaticamente fará o que Deus quer. Quem tem fé ama de verdade dentro da realidade que se encontra. Aqui encontramos a resposta para Pilatos que pergunta para Jesus sobre o que é a verdade (Jo 18, 38). Assim como Pilatos são muitas pessoas hoje que se consideram poderosas que confiam em suas próprias forças, mas não sabem responder a si mesmos o porquê existem. Muitas filosofias de vida colocam a pessoa como centro se afastando do Criador. A pessoa sozinha não pode fazer nada ela depende de seu Criador. Ele tem um plano que temos que seguir para sentirmos a Paz que o Senhor Ressuscitado nos promete em meio às provações.
Quando aceitamos a Cristo, concretizamos em nossa vida o que Ele realizou. O mistério da pessoa de Jesus continua nos surpreendendo ainda hoje. Os discípulos, sem a experiência de pentecostes, não sabiam definir exatamente qual era a missão de Jesus. A vivência da Fé nos tranquiliza diante dos desafios que vão surgindo durante nossa vida.
Há muitas moradas preparadas pelo Pai para aqueles que durante sua vida terrena procuraram fazer o bem e se afastaram do mal. Podemos já, nesta existência, nos adentrar e perceber que no mais profundo centro de nossa vida, Deus habita. Ele nos criou para Ele. Deus concede a sua graça para que possamos ser salvos, pois somos debilitados pelas nossas imperfeições.

Resultado de imagem para jesus é o caminho

Jesus tem uma profunda amizade por nós. Ele deseja estar conosco para sempre. Ele quer que estejamos junto a Ele na eternidade. Isto nos traz uma profunda alegria pela certeza do amor de Deus por nós.
O conhecimento de Jesus, no sentido existencial, faz que conheçamos o Pai. O estar com Jesus inclui a presença do Pai que nos criou para Ele. Podemos perceber aí o mistério da Santíssima Trindade que promove o homem à alta dignidade de filhos de Deus.
O acreditar em Jesus inclui a realização de suas obras. Jesus nos afirma que podemos fazer mais do que Ele se vivermos em conexão com sua amizade. O cristão não pode ter medo da realidade. Precisamos ser um instrumento de transformação vivendo a solidariedade. O individualismo precisa ser combatido nas suas raízes. Fomos criados para uma relação de profundidade. Se não saímos de nós mesmos nos deterioramos. O amor de Deus em nós nos transforma em novas criaturas capazes de testemunhar a verdade que nos torna livres.
Todo ser humano quer se superar. Quer passar desta existência reduzida para uma existência sobrenatural. Este desejo é inerente em toda pessoa humana. Dentro de nós desde o nosso nascimento, desejamos o eterno.

 Resultado de imagem para jesus é o caminho

 “Senhor Jesus, que possamos entrar na profundidade de nosso ser para servirmos de verdade ao seu projeto de amor.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário