segunda-feira, 1 de maio de 2017

Jesus é o Bom Pastor

“JESUS CRISTO É O BOM PASTOR QUE NOS GUIA AO CAMINHO DA VERDADEIRA FELICIDADE”.

Resultado de imagem para jesus o bom pastor

A comparação que Jesus utiliza com uma das profissões mais antigas do mundo é muito interessante neste domingo que foi intitulado como o domingo do Bom Pastor. Até os dias de hoje existe esta profissão na Europa e no Oriente. Uma atividade que depende diretamente do amor do pastor em relação às ovelhas. Ele deve procurar as melhores pastagens e os locais aonde tenha água em abundância e as ovelhas possam estar seguras. Da mesma forma Deus se preocupa conosco. Com seu infinito amor quer nos levar ao eterno convívio com Ele. Não fomos criados para sermos esquecidos pelo nosso Criador. Jesus é a porta segura que nos conduz a vida eterna. Neste próximo domingo também rezamos especialmente pelas vocações. Peçamos para que novos jovens sejam chamados e que os que já estão na caminhada perseverem com alegria.

Resultado de imagem para jesus o bom pastor 


EVANGELHO (Jo 10, 01-10):

Naquele tempo, disse Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem a um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não o escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Resultado de imagem para jesus o bom pastor

“Em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Quem entrar por mim será salvo”.

A comparação que Jesus faz sobre a relação das ovelhas com o pastor nos mostra como Deus nos ama e tem um plano de salvação para cada um de nós. Deus nos “projetou” para uma verdadeira felicidade. Muitas vezes não agimos como as ovelhas. Preferimos fugir da voz daquele que nos ama realmente e ouvir a voz do mercenário que nos arrasta para outro sentido de nossa vida. Este mercenário pode representar os grandes enganadores e falsários da sociedade representados pela grande mídia subserviente as relações comerciais. Eles transformam o mal em bem e o bem em mal. São os mágicos dos meios de comunicação que servem a uma visão puramente comercial da pessoa humana. Se não soubermos ler os sinais da presença de Deus em nossa vida seremos facilmente manipulados pela busca de um prazer que só nos causa tristeza e frustração. Percebemos que as pessoas que se afastam da visão do Pastor estão perdidas na grande crise afetiva que se encontra a humanidade.
Jesus é a porta, é o caminho seguro que nos leva ao Pai. As ovelhas conhecem o pastor e o lugar aonde devem passar até pelo olfato. Jesus se coloca a nossa frente para nos proteger de nossa falta de administração em relação a nossa vida. Entrar por Jesus é assumir seus valores. É colocá-lo em primeiro lugar em tudo o que fazemos. As pessoas se afastam de Jesus porque ele exige despojamento de nossa parte. O mal não pode se misturar com o bem assim como o azeite não se mistura ao vinagre. O prazer pelas alegrias momentâneas arrasta milhares de pessoas a um sofrimento permanente. Na realidade a fonte da verdadeira alegria está no reconhecimento da presença de Deus que só é possível através de nosso despojamento.

Resultado de imagem para jesus o bom pastor

O mundo sofre uma imensa crise existencial e afetiva. As pessoas querem amar aquilo que não merece o seu amor e por isto se frustra buscando a si mesmo e caindo no isolamento.
Hoje há muitos falsos pastores que chamam o povo oferecendo a prosperidade. Deus com seu amor quer que vençamos a nós mesmos. O amor é exigente e transformante. Não podemos criar religiões e filosofias para justificar nosso comodismo. É muito mais fácil adulterar o cristianismo ou buscar nas religiões orientais algo que nos satisfaça e nos afaste de nosso comprometimento com a nossa transformação e com a transformação do mundo.
Jesus é a ponte segura que nos faz passar do egoísmo para o altruísmo. Transforma-nos a partir do seu amor. Precisamos investir nesta vida na prática do bem.  Evitar o mal o quanto possível. Os cristãos sempre serão mártires da verdade que realmente nos liberta.
O problema do relacionamento humano é muito sério. Depende dele o nosso verdadeiro bem estar. Deus nos criou para os outros, somos promotores de vida com a vida que recebemos d’Ele. Quando nos isolamos estamos morrendo para nós mesmos e para os outros.
O cultivo da sensibilidade para percebermos o chamado de Deus é fundamental. Muitos são os chamados, mas são poucos os que se comprometem com o risco do pedido do Senhor. A vocação é um chamado de Deus para servir aos irmãos. Servir é construir. É fazer parte da comunidade. O batismo que recebemos nos compromete na busca de um mundo melhor e mais solidário. Quando assumimos o chamado de Deus percebemos a sua presença fazendo de tudo para nos tornarmos pastores de nossos irmãos.
O cristão é ovelha quando escuta o chamado e se transforma em pastor quando se torna instrumento de salvação para os seus irmãos.


“Senhor Jesus que possamos perceber qual é a porta que nos conduz a salvação.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário