segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

As bem-aventuranças

Resultado de imagem para as bem aventuranças

“SOMOS BEM-AVENTURADOS NO MOMENTO EM QUE VENCEMOS NOSSO EGOÍSMO E NOS PREOCUPAMOS COM A EDIFICAÇÃO DE NOSSOS IRMÃOS”.



Estamos dentro de uma realidade marcada pelo individualismo. A proposta de Jesus Cristo é um verdadeiro antídoto ao fechamento em nós mesmos. Ele nos apresenta o belíssimo ensinamento das bem-aventuranças. Nelas encontramos um resumo do bem que iremos receber se formos contra nós mesmos e tentarmos concretizar a doutrina do Reino dentro de nossa realidade. A princípio os cristãos serão sempre perdedores. Quem faz o bem não é bem visto inicialmente pela sociedade. A recompensa virá depois quando encerrarmos a nossa vida mortal e formos para a eternidade. A visão do eterno não pode ser afastada de nossas vistas porque o materialismo é extremamente perigoso. Ele pode fechar o nosso coração ao essencial e fazermos caminhar longe de Deus.

Resultado de imagem para as bem aventuranças

EVANGELHO (Mt 05, 01-12):

Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: “bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus. bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

Resultado de imagem para as bem aventuranças

“Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

Quando lemos e refletimos sobre esta passagem bastante conhecida do Evangelho, podemos colocar os nossos olhos mais no futuro do que no presente. Na realidade a doutrina das bem-aventuranças é uma aplicação no momento presente de nossa vida em vista de uma realização futura. Aqueles que praticarem o bem e a justiça darão início a um processo de realização e felicidade que terá seu coroamento na eternidade.
A idéia que a sociedade nos passa é totalmente contrária ao que Cristo nos apresenta. Se invertermos as bem-aventuranças vamos perceber qual é a idéia de felicidade que o mundo apresenta. A base da dominação ideológica que enfrentamos hoje é o imediatismo. Uma casca frágil que conduz o homem à sua própria ruína. Jesus exige de nós que ultrapassemos esta casca e irmos ao encontro do essencial.
Através da oração estaremos atentos ao que Deus planejou para nós. Poderemos vencer as dificuldades que surgem em nossa vida e nos mantermos perseverantes na Fé. O surgimento de tantas seitas que falam de Cristo, a maioria delas com uma interpretação equivocada de sua doutrina, é um sinal de que queremos respostas imediatas e que não entendemos o sentido da construção do reino de Deus. Para seguirmos a Cristo precisamos viver um processo lento e progressivo de conversão ao amor. Receber o amor de Deus e saber distribuí-lo aos mais empobrecidos por esta realidade egoísta.
O sofrimento faz parte de nossa vida e deve ser visto de uma forma diferente dentro de um plano maior de Deus que se serve de nossas limitações para nos ensinar quem somos. Quando oferecido a Deus pode se tornar um instrumento de salvação para nós e para nossos irmãos.
A alegria oferecida por Jesus não é fruto do egoísmo. Vem de um projeto de vida que se reparte na comunidade. Através da vivência do espírito comunitário poderemos vencer as más-aventuranças que nos são oferecidas pela mágica do marketing que tem o poder de nos apresentar o mal como bem e o bem como mal.

Resultado de imagem para as bem aventuranças

“Senhor Jesus fazei que possamos nos abrir cada vez mais ao seu plano de amor”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário