segunda-feira, 11 de abril de 2016

O BOM PASTOR


“NÓS SOMOS PASTORES DE NOSSOS IRMÃOS À MEDIDA QUE ACEITAMOS O PASTOREIO DE JESUS”.

O quarto domingo da Páscoa nos apresenta a figura de Jesus como o bom pastor que defende e ampara as ovelhas na peregrinação para a eternidade. Devemos assumir a grande responsabilidade de nos ajudarmos mutuamente em nosso processo de salvação. Estamos correndo o risco de sermos arrastados para longe de Deus pela ação nefasta dos falsos pastores. Estes estão presentes especialmente na “Grande Mídia” que tenta dispersar as ovelhas destruindo a família. Neste domingo vamos rezar também pelas nossas vocações. Especialmente pelos sacerdotes para que vivam com alegria seu ministério e tenham um grande amor por Jesus e Maria.



EVANGELHO (Jo 10, 27-30):

Naquele tempo, disse Jesus: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu essas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebentá-las da mão do pai. Eu o Pai somos um.”

“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem”.


Deus em seu infinito amor pelo ser humano deu o tinha de melhor para que ele participasse de sua infinita alegria. A comparação com a tarefa do pastor tem este sentido profundo. Deus está sempre “preocupado” com a nossa salvação. Jesus se serve de uma atividade milenar que até hoje existe em alguns países. A função do pastor é cuidar de forma incondicional do rebanho. Não podemos calcular o amor que Deus sente pelas suas criaturas. Ele deseja que todos se salvem. É nesta realidade que podemos entender o seu profundo esforço que se assemelha ao pastor que procura o bem de suas ovelhas.
Quando nos consagramos a Deus em nosso batismo, queremos seguir os passos de Jesus em nossa vida. Procuramos configurar a nossa vida com Cristo. No momento em que experimentamos o amor de Deus nos tornamos pastores de nossos irmãos. Especialmente pelo nosso testemunho. Surge uma grande alegria em nosso coração que começa a contagiar todas as pessoas especialmente as que perderam o sentido de suas vidas. Buscar o bem universal é tarefa de todo cristão. Não é fácil a concretização do que sentimos e experimentamos dentro da realidade em que vivemos. O mundo moderno sofre as consequências do egoísmo e das rupturas. Há uma grande crise afetiva que destrói o ser humano em suas raízes. Esta crise é alimentada pelos falsos pastores que tentam destruir a verdadeira afetividade humana.
O pastor está sempre atento aos ataques do inimigo do rebanho. Hoje os lobos têm várias formas de se apresentarem. O relativismo, especialmente com as coisas de Deus, faz que as pessoas se afastem da verdade, ou assumirem outras verdades que são só paliativos para os verdadeiros problemas que afligem o homem. Este relativismo faz que o coração da pessoa fique enrijecido valorizando as coisas materiais.
O cristão deve ser ovelha de Jesus e pastor dos irmãos. Só a partir de uma profunda experiência transformadora poderemos “falar” de Deus. A verdadeira pregação envolve todo o ser da pessoa. Por esta razão o testemunho se torna um complemento essencial para o que falamos. As palavras sem a vivência se tornam vazias. É certo que todos estão em um processo de busca do essencial. Por esta razão precisamos ser verdadeiros conosco mesmos. Deus exige de nós uma atitude de amor e não de teoria.
A ovelha é reconhecida pela sua humildade e mansidão. Para aceitarmos a verdade de Cristo precisamos ser humildes. Somos desafiados a aceitar em nossa vida o amor de Deus. Santa Teresa de Jesus nos afirma que quando andamos na verdade somos humildes. Para que a Graça de Deus possa atuar em nossa vida, precisamos abrir nossos corações. Retirar dele todo egoísmo e vaidade.
Se andarmos juntos com o pastor e do rebanho não seremos mortos pelas feras que estão em nosso redor. Seremos duplamente protegidos e livres do mal que nos ronda.


“Senhor Jesus, cuide sempre de nós para que possamos ser suas ovelhas dóceis a seu chamado de amor”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário