segunda-feira, 23 de novembro de 2015

ESTAR PREPARADOS


Resultado de imagem para VINDA DE JESUS 

“CULTIVEMOS EM NOSSA VIDA OS CAMINHOS QUE LEVAM ATÉ O SENHOR”.

Estamos iniciando um novo ano litúrgico com o primeiro domingo do advento que terá como base a reflexão do Evangelho de São Lucas (C). A liturgia tem como função trazer a memória os fatos relacionados com a nossa salvação. Ao iniciar o ano litúrgico com o tempo do advento queremos refletir sobre a vinda definitiva do Senhor e ao mesmo tempo, nos prepararmos para a festa do Santo Natal. O cristão deve estar sempre preparado para a vinda de Jesus através da prática concreta do bem dentro da realidade em que se encontra. A grande ferramenta que temos para perseverarmos no amor de Deus é a oração. Por meio dela descobrimos qual é a vontade de Deus e ao mesmo tempo temos força de concretizar sua vontade em nossa vida.

Resultado de imagem para ORAÇÃO


EVANGELHO (Lc 21, 25-28.34-36):

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo o momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.

Resultado de imagem para ORAÇÃO

“Ficai atentos e orai a todo o momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.

A oração é um trato de amizade com aquele que sabemos que nos ama. Assim nos diz Santa Teresa de Jesus. Se Deus é nosso amigo e nos ama não devemos temê-lo. Ele nos ama acima de nossas limitações. Através da oração descobrimos o que o Senhor quer de nós. A partir deste momento iniciamos nosso processo de conversão. Sentimos em nosso coração que Deus é misericordioso e nos perdoa e quer que estejamos sempre ao seu lado. Procuramos obedecer aos seus mandamentos porque eles são meios para alcançarmos a felicidade.
Estar preparado significa estar amando. Não é o que fazemos que irá nos aproximar ou nos afastar de Deus, mas sim o “como” fazemos. A nossa ação deve ser se voltada para a prática do bem com o coração sempre direcionado para Deus que tanto nos ama.
Não podemos estar insensíveis a Deus. O pecado, o egoísmo individualista pregado pela grande mídia, nos afasta do eixo de nossa existência e por isto o homem pensa que é autor de sua própria felicidade afastando-se da graça de Deus. Quando oramos estamos em conexão com Deus e sabemos dar razão para a nossa vida. Hoje encontramos um grande número de pessoas perdidas em seu próprio mundo. A nossa salvação começa aqui e agora quando nos abrimos, saímos de nosso próprio ostracismo (viver como ostras fechados em nós mesmos), para vivermos uma nova vida de solidariedade e amor.
O cristão não pode viver angustiado, pois ele deve saber o que é a vida e para onde nos direcionamos. Por esta razão não podemos perder nunca o senso da eternidade. Esta vida é uma preparação, uma peregrinação rumo ao eterno. O mundo entra em crise porque relativiza os valores essenciais da vida. Muitas pessoas buscam tudo esquecendo que o Criador é capaz de realizar o ser humano nas raízes de sua existência.
A nossa vida é um profundo mistério. Tudo o que estamos experimentando faz parte deste mistério. Deste fenômeno que não podemos nos acostumar, pois aí nos desviamos do essencial. Precisamos de um olhar de profundidade em relação à realidade para não nos deixarmos manipular pelo materialismo. Os bens temporais devem estar a serviço dos bens eternos. O amor exige saída de nós mesmos para a construção do outro. No amor estaremos verdadeiramente preparados para a vinda definitiva do Senhor.

Resultado de imagem para ORAÇÃO

“Vem Senhor Jesus renovar nosso coração e nossa vida”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário