terça-feira, 3 de novembro de 2015

A OFERTA DA VIÚVA




Resultado de imagem para A OFERTA DA VIUVA

“DEVEMOS OFERECER A DEUS TODO NOSSO AMOR E TUDO O QUE TEMOS”.

Pedir favores a Deus de acordo com nossas necessidades é mais comum do que agradecer pelos benefícios recebidos em todos os momentos de nossa vida. O pequeno óbolo ou oferta da viúva passa a ter um sentido maior do que as grandes ofertas oferecidas por ser o único que possuía oferecido a Deus com amor. Quem ama mais é mais feliz. Quem se entrega mais, recebe mais do Senhor. Ainda estamos muito fechados em nosso egoísmo precisamos de uma abertura maior a Deus e a nossos irmãos. A humanidade sofre as dores do seu próprio egoísmo.
                                                                 


EVANGELHO (Mc 12, 38-44):

Naquele tempo, Jesus dizia, no seu ensinamento a uma grande multidão: “Tomai cuidado com os doutores da lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”. Jesus estava sentado no templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias. Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

Resultado de imagem para A OFERTA DA VIUVA

“Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

Estar ao lado de Jesus significa se despojar de tudo o que nos impede de reconhecermos que somos profundamente amados por Deus. Quanto mais nos aproximamos do mistério de Deus somos convidados a nos superarmos e abrirmos nosso coração ao que o Senhor nos pede. Cristianismo e comodismo são duas realidades antagônicas. Deus não se conforma com nossa mediocridade. Quer nos renovar desde dentro até a realidade social onde vivemos.
A viúva ofereceu a Deus o que tinha de mais precioso. Talvez o necessário para sua sobrevivência. Esta atitude foi reconhecida por Jesus que exige de nós uma profunda conversão ao projeto de Deus. Isto indica que não podemos nos conformar com o que somos. Precisamos fazer mais para que Deus seja mais amado dentro do mundo. Quanto maior a revelação, maior é a missão. Quanto mais sentimos o Senhor perto de nós, mais somos convidados a fazer algo por ele.
O conhecimento e a ciência que possuímos não nos pertence. Deve ser utilizado para a edificação da comunidade. Quanto mais conhecemos mais responsabilidade temos de ajudar nossos irmãos a crescerem na fé. Os doutores da lei estavam empedernidos em sua teologia achando que tinham a chave do Reino dos Céus pelo simples fato de conhecerem intelectualmente mais do que o povo.
Jesus exige uma experiência de amor que se realiza na ação do Espírito Santo dentro de nosso coração. O conhecimento sem a conversão se torna uma maldição para aqueles que o detêm. É preferível conhecer menos a conhecer e não experimentar o amor de Deus em nossa vida. O conhecimento é necessário, mas deve ser acompanhado pela experiência transformante do amor. A razão deve estar a serviço da verdade e da fé.
Jesus quer em primeiro lugar a nossa opção por ele, pelo Reino, pela missão. Quando somos iluminados pela graça de Deus nos tornamos seus instrumentos de prática do bem no meio do mau presente na história. Nós cristãos temos uma grande responsabilidade de amorizar o mundo através de nossa amizade com Cristo.
Que possamos oferecer, assim como a viúva do evangelho, tudo o que temos e somos ao Senhor para nos tornarmos instrumentos de salvação para os nossos irmãos.



“Senhor Jesus aumentai em nosso coração o desejo de vos seguir com alegria com nossas qualidades e limitações”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário