segunda-feira, 9 de março de 2015

JESUS E NICODEMOS

 

“O CRER EM JESUS CRISTO INCLUI UMA MUDANÇA DE VIDA”.


O seguimento de Jesus tem como consequência uma aceitação plena de seus valores em nossa vida. Percebemos no diálogo com Nicodemos que a vida de Jesus passa a ser um exemplo, um modelo de fé para todo aquele que crê. Jesus será levantado da terra, morto na cruz e ressuscitado, para que todo aquele que o olhar, especialmente para os seus valores possa alcançar o prêmio da vida eterna. O seguimento de Jesus não é algo relativo em nossa vida, é uma doação de todo nosso ser na prática efetiva do bem no meio do mal instituído na sociedade. Seguir a Jesus é um grande desafio. Somos tentados a viver no egoísmo e a proposta de Jesus sempre nos questiona na busca do bem comum. Enfrentamos duas forças que lutam entre si. O egoísmo e o altruísmo. Perder é ganhar e ganhar tudo é perder tudo.



EVANGELHO (Jo 03, 14-21):
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. Pois Deus amou tanto o mundo, que deu Filho unigênito para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas  para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus”.


“Deus amou tanto o mundo, que deu Filho unigênito para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”.

Neste quarto domingo da Quaresma Jesus em seu diálogo com Nicodemos afirma sua missão. Quando cremos em Deus, procuramos, dentro das nossas limitações, fazer a sua santa vontade. Não seremos felizes seguindo nossos planos particulares se não colocarmos o que Deus deseja de nós em primeiro lugar. O jejum, a esmola e a oração são meios para podermos sentir o essencial em nossa vida. O sofrimento oferecido nos leva a entender o quanto somos amados por Deus.
A opção por Jesus inclui uma atitude de Fé, Esperança e Caridade. Crer nele nos leva a uma atitude de esperança na vivência da caridade que será a consequência dos que acreditam no seu projeto.
Quando cremos em Deus passamos a ter os mesmos sentimentos. Esquecemo-nos de nosso pequeno mundo egoísta e de nossas pequenas alegrias superficiais para buscarmos a verdadeira felicidade que ocorre na partilhada de nossos bens espirituais e materiais com todos os nossos irmãos. Crer em Deus inclui a prática do bem imediato. Quem obedece a Ele está disposto a remar contra a correnteza do mal que infelizmente impera na humanidade dividida pelo desejo de prazeres momentâneos.
Percebemos nesta passagem do diálogo de Jesus com Nicodemos, que Jesus fala dos que aceitam e dos que negam o projeto de Deus. A Fé é um processo de aceitação da vontade misteriosa de Deus em nossa vida. Os que acreditam em Deus estão mais próximos da luz. Estão recebendo a radiação do amor de Deus com mais intensidade. Embora ela exista da mesma forma para todos. Por esta razão na administração de nossa existência não podemos medir esforços para nos direcionar até Deus e seus valores.  Somos obrigados a praticar aquilo que cremos. Não podemos dizer que acreditamos em Deus e em seu projeto de amor se as nossas ações não estão de acordo com o que professamos.
Quem pratica o mal odeia a luz. A luz é a verdade que questiona nossas ações. Quando estamos acomodados em nossos pecados criamos outro tipo de sensibilidade que nos faz “insensíveis” ao amor de Deus. Por esta razão percebemos que a única religião que é perseguida é a católica por deter a verdade do Cristo que não se mistura com a mentira do mundo. É comum a expressão de cristãos que dizem não se confessarem porque não tem nenhum pecado. Quando não temos luz em uma peça de nossa casa, por exemplo, não podemos perceber a sujeira que pode estar depositada em cima dos móveis do recinto. A prática do bem sempre nos questiona e nos leva à conversão.
Jesus será pregado na Cruz para olharmos para Ele. Termos Ele como exemplo para nossas vidas. As serpentes no deserto picavam o povo que havia se afastado do projeto de Deus, eram duros de coração. Hoje somos picados por diversos “meios” que nos afastam da verdade e destroem nossas relações. Quando o povo de Israel olhava para a serpente pendurada em uma haste, eram curados imediatamente. O Cristo crucificado é o maior espetáculo que podemos assistir em nossa vida. Somos curados do egoísmo quanto sentimos que Deus é solidário conosco. Jesus relativiza aquilo que pensamos ser absoluto em nossa vida. E coloca o Absoluto de Deus em primeiro lugar em detrimento do que não é essencial.
Nunca podemos esquecer que somos peregrinos nesta vida. Estamos todos a caminho da eternidade. Devemos construir um mundo novo mais solidário valorizando de forma correta a grande dedicação que Deus tem pelos seus filhos.



“Senhor Jesus, que o grande sinal da sua cruz redentora transforme nossa vida”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário