sábado, 4 de agosto de 2012

“RECEBER JESUS NA EUCARISTIA É RECEBER O ALIMENTO QUE NOS LEVA À VIDA ETERNA”.



A presença de Jesus na Eucaristia é garantia da presença salvadora de Jesus em nossa história. Hoje somos convidados a refletir sobre o imenso amor que Deus tem para conosco no desejo de que participemos de sua felicidade através de sua presença de amor. Dentro do relativismo social que vivemos temos Jesus presente na consagração eucarística que nos compromete a vivermos uma vida nova conforme a vontade de Deus. Neste domingo refletimos sobre uma parte importante do capítulo seis do evangelho de São João. Vamos perceber que o receber Jesus não é algo relativo para nós. A Eucaristia faz parte integrante do plano salvífico de Deus.



EVANGELHO (Jo 06, 24-35):
Naquele tempo, quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados. Esforçai-vos não pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. Eles perguntaram: “que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na escritura: “Pão do céu deu-lhes a comer”. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre deste pão”. Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

 

 “É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

Podemos considerar o capítulo seis de São João como um divisor de águas entre o judaísmo e o cristianismo e os cristãos separados. Crer na presença real de Jesus na Eucaristia é fundamental para a nossa salvação. Não existe meio termo nas afirmações que Jesus nos faz. É o próprio Pai que nos dá o seu Filho para sermos salvos da verdadeira fome que é a busca do absoluto e eterno. O Pai nos dá seu filho no momento presente através da Eucaristia.
O povo de Israel sentiu fome no deserto e teve sua fome material saciada pelo misterioso maná. Jesus vem como pão da vida. Aqueles que experimentarem tê-lo como alimento irão descobrir a realidade transformadora do amor de Deus presente em nossas vidas. O deserto hoje é a grande miséria de egoísmo que a sociedade passa.
Jesus não quer somente saciar a fome material. Quer que todos se salvem na vivência da nova realidade que vem instituir. Ele é o sinal visível do amor que sempre esteve presente na história da humanidade. Ele se faz alimento para nos fortalecer em meio as nossas limitações.
A obra daqueles que acreditam em Jesus é conseqüência da descoberta de que ele é Filho de Deus. Quem se aproxima da luz se torna luz para iluminar os que estão afastados da luz. Quando somos felizes por ter descoberto o amor de Deus nos tornamos testemunhas vivas de uma nova realidade que irá levar outras pessoas a experimentarem a alegria interior que a obediência a Deus provoca em nosso coração.
Jesus se faz alimento para nos fortalecer em meio às profundas limitações que vivemos em nossa vida. Quando nos alimentamos do “Pão do Céu" nos tornamos novas criaturas, capazes de se superarem até mesmo nas mais profundas raízes do egoísmo que levam o homem a sua própria ruína. Começamos a vencer o imediatismo das relações comerciais para darmos espaço às relações afetivas de um amor sincero que nasce em nosso coração.
O homem nasce com um grande vazio dentro de si. Um desejo imenso de uma alegria que não passe. Este espaço eterno dentro de si que só o Eterno poderá preencher. Hoje vemos tantos dependentes de drogas, tantas pessoas em depressão, muitas pessoas procurando falsas religiões. Quanto mais o homem quer se defender mais se corrompe em suas idéias. O encontro com Jesus na Eucaristia questiona e transforma o homem, faz que ele sinta o que é essencial para sua vida. Receber Jesus na Eucaristia e ser perdoado por ele através do sacramento da Reconciliação são meios eficazes para a iniciarmos uma vida cheia de felicidade e alegria ainda neste mundo. Jesus se faz pão para se tornar nossa bússola em meio a selva do mundo egoísta que vivemos.
Jesus deve reinar em nossas vidas. Não pela vantagem que ele possa nos dar, mas sim para que nós também nos tornemos meios de salvação para os nossos irmãos. Através da Eucaristia nos tornamos canal de salvação pra os nossos irmãos. Quando ele é o nosso alimento temos condições de alimentar o homem faminto pela ânsia do eterno. Devemos nos tornar a extensão da Eucaristia que nós celebramos para que ela possa cumprir sua função dentro da comunidade. A Eucaristia tem como fim último aumentar em nós a capacidade de amar e evitar o mal presente na história.

“Obrigado Senhor Jesus por terdes se feito pão para saciar a nossa fome”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário