segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Aplainai os caminhos do Senhor...

Resultado de imagem para são joão batista

“VEM SENHOR JESUS RESTAURAR TODAS AS COISAS”.



A vida das pessoas que querem fazer a vontade de Deus é um constante desafio. Quando nos abrimos ao Senhor enfrentamos grandes desafios porque nossos valores passam a não coincidir com a maioria das pessoas. Estamos indo para o terceiro domingo do Advento. Neste tempo litúrgico nos preparamos para a vinda do Senhor. A figura de João Batista nos faz rememorar a radicalidade do seguimento. Não podemos ser mais do que somos. Todos têm uma missão de transformar o mundo através do amor vivenciado dentro da comunidade.

Resultado de imagem para são joão batista


EVANGELHO (Jo 01, 06-08.19-28):

Surgiu um homem enviado por Deus, seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o messias”. Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o profeta?” Ele respondeu: “Não”. Perguntaram então: “Quem és afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” João declarou: “Eu sou a voz que clama no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’”, conforme disse o profeta Isaías. Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o messias, nem Elias, nem o profeta?” João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

Resultado de imagem para são joão batista

“Eu sou a voz que clama no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’”.

 A  coerência de São João Batista nos impressiona muito. Percebemos a certeza que ele se dispõe a seguir o mandato do Senhor de ser um anunciador da Boa Nova. Isto lhe custará muito. A sua vida será tirada pelo anúncio da verdade.
Este momento em que nos preparamos para o Natal e para a vinda definitiva do Senhor, devemos fazer uma profunda avaliação de nossas vidas. Percebermos o quanto somos amados por Deus ao ponto de Ele nos apresentar um “Plano de Salvação” que vai de encontro as nossas fraquezas e limitações.
Esta nossa existência é uma peregrinação rumo ao eterno. Devemos com nossa própria vida anunciar a Boa Nova através do testemunho do que realmente cremos. O seguimento de Jesus Cristo não é uma ideologia. É a verdade final de nossas vidas. O caminho da verdade é bem mais duro inicialmente do que o da mentira. O homem vive em um constante sofrimento porque não sabe qual é a direção que deve dar a seus afetos.
Vivemos numa guerra em relação à existência humana. Estamos nos tornando consumistas de nós mesmos pensando que chegaremos a algum lugar longe do que realmente dá sentido as nossas vidas. A falta de relacionamento com Deus deteriora a vida humana em suas raízes.
Somos convidados a termos a coragem de São João Batista de anunciarmos a verdade no meio da falsidade.  Há muitos falsos profetas hoje que inventam religiões se dizendo cristãos para obterem mais lucro com a pobreza intelectual e afetiva das pessoas.
Devemos colaborar com o Senhor aplainando a realidade na aceitação dos valores evangélicos que solidificam a nossa vida. Não podemos nos perder. Não anunciamos a nós mesmos, mas o Senhor que vem.

Resultado de imagem para são joão batista

 “Fazei Senhor Jesus que tenhamos sempre coragem para sermos vossas testemunhas no mundo”.


Rio Grande, 05 dezembro de 2011.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário