domingo, 11 de dezembro de 2016

Maria e José foram provados na Fé

Resultado de imagem para josé e o anjo


“QUANDO NOS ENTREGAMOS AO SENHOR SOMOS PROVADOS EM NOSSA FÉ.”

A vida do cristão consiste em reconhecer-se amado por Deus na pessoa de Jesus Cristo. Ele é o Emanuel, Deus conosco, que nos garante a salvação a partir da prática dos valores contidos no Evangelho. Neste quarto Domingo do Advento percebemos o mistério de Deus que acontece em meio as nossas fragilidades. Maria e José vivem numa perspectiva de Fé. Eles querem fazer a vontade de Deus em primeiro lugar se esquecendo de suas próprias comodidades. A fórmula para alcançarmos a verdadeira felicidade consiste em nos esquecermos de nós mesmos e procurarmos concretizar a vontade de Deus em nossa vida. Ao nos tornarmos verdadeiros amigos de Jesus passamos a amar o que o mundo odeia e a odiar o que o mundo ama. Não somos pessimistas frente a realidade mas buscamos algo mais profundo, uma alegria permanente que culminará na eternidade.

Resultado de imagem para josé e o anjo

EVANGELHO (Mt 01, 18-24):
A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem concederá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

Resultado de imagem para josé e o anjo

“Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

Não é nada fácil aceitar o mistério do plano de Deus em nossa vida. Percebemos na figura de José um homem de profunda Fé que não quer ofender ninguém. Coloca-se à inteira disposição de Deus em seu plano de amor. Estamos cheios de convenções puramente humanas baseadas em valores superficiais. José foi chamado a colaborar com Deus no grande mistério da Encarnação. Deus estava trabalhando no coração de Maria assim como no seu coração de forma simultânea. Os dois participaram de forma direta do plano salvífico de Deus.
O Senhor não viria de qualquer forma até nós. Maria recebe a graça da encarnação e José se torna o cooperador direto da obra de Deus. Seu plano passa pelas nossas limitações, mas precisa de nossa liberdade na aceitação de seu projeto. Quando nos colocamos na situação de Maria, que concebe de uma forma extraordinária e de José que aceita este fato na Fé. Este grande exemplo no faz perceber que temos muito a acrescentar em nossa vida, especialmente na descoberta do que Deus quer de nós. O maior desafio é saber ler os sinais de Deus.
Maria permanece virgem, pois para Deus nada é impossível. Para os homens limitados pelas suas vaidades, é muito difícil superar o lado humano e perceber o quanto Deus pode fazer em favor dos homens. O nada é impossível não é compreendido por aqueles que não entendem o mistério da presença do Senhor em nossas vidas.
Deus está conosco sempre, em todas as situações de nossa existência. A história mudou a partir da vinda do Emanuel. Ele vem comprovar que Deus jamais irá nos abandonar em nossa própria mediocridade. A tomada de consciência de que para Deus tudo é possível e que este possível é a medida de seu amor por nós, se torna essencial para nossa salvação.
Precisamos confiar em Deus em todos os momentos de nossa vida. Ele é responsável pelas suas criaturas. É o maior interessado pela nossa salvação. Agora precisamos tentar corresponder ao seu imenso amor. Estarmos disponíveis ao que o Senhor nos pede.
A nossa atitude de cristãos consiste em tentar viver esta vida como Jesus viveu. Colocar o bem em todas as nossas ações em primeiro lugar. José fez conforme o anjo havia mandado. Como poderemos ser felizes vivendo os nossos planos particulares desconhecendo totalmente o que Deus deseja de nós?
Não somos autores de nossa existência e de nossa realização. O Criador nos fez para Ele e não podemos teimar com nossa cegueira. Maria e José buscaram uma profunda comunicação com o Criador. Eles não quiseram fugir ao ouvir seus passos. Não encontraremos resposta para as coisas de Deus em nosso imediatismo. Quando passamos a viver uma vida de oração começamos a entender a realidade de nossa vida.
O Emanuel nos ajuda nesta peregrinação rumo ao eterno mostrando o caminho através dos valores contidos em seu ensinamento.
“Vem Senhor Jesus nos ensinar o caminho da paz e da verdadeira alegria.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário