segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Ler os sinais dos tempos

Resultado de imagem para sinais dos tempos



“NOSSO MAIOR DESAFIO É SABER LER OS SINAIS QUE DEUS NOS MOSTRA DURANTE NOSSA VIDA”.

A vida do cristão é uma constante luta contra seu próprio egoísmo. Estamos para celebrar o 3º Domingo do Advento, conhecido como o domingo “Gaudete” (domingo da alegria e esperança). No evangelho Jesus elogia João Batista e o sentido verdadeiro que dá para sua vida. Não podemos pensar que todos irão nos valorizar no seguimento de Cristo. Seremos muitas vezes perseguidos e desprezados. João nos deixa um exemplo a ser seguido de entrega total a Deus sem buscar uma valorização social ou puramente humana. Ler os sinais de Deus é um grande desafio de uma postura forte na fé. Precisamos ser “sábios”, ou seja, sabermos exatamente aonde estamos e para onde iremos para não nos deixarmos manipular pela falsa mídia.

Resultado de imagem para domingo gaudete

EVANGELHO (Mt 11, 02-11):
Naquele tempo, João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, para lhe perguntarem: “És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?” Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” os discípulos de João  partiram, e Jesus começou a falar às multidões, sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. Então o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante  de ti’. Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele”.

Resultado de imagem para cego curado por jesus

“Os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados”.

A pergunta encomendada por João Batista a Jesus recebe uma resposta que significa o sentido do que é e será o Reino de Deus. A pessoa humana deve ser vista como um todo. Somos criaturas de Deus. Somos dotados de uma profunda capacidade de receber e dar amor. Quando Deus reina em nossa vida somos curados no sentido físico e espiritual. Jesus vem trazer a verdadeira libertação aos filhos de Deus. Quando Ele ocupa o centro de nossa existência estamos muito felizes por nos sentirmos amados e termos a capacidade de vencer nosso egoísmo e amarmos os nossos semelhantes.
Podemos estar cegos dentro de nossos sistemas. Inventamos muitas coisas que podem nos desviar do eixo de nossa vida. Podemos estar surdos ao que Deus nos apresenta pela sua Palavra, podemos estar paralisados pelo nosso próprio egoísmo.
A figura de João Batista nos surpreende. Especialmente pela afirmação que o próprio Jesus faz sobre ele. João não se deixa manipular pelas vantagens que teria se colocando ao lado dos poderosos. É coerente com sua missão até o fim. Muitos hoje estão se agitando com o vento como caniços porque não tem uma expressão de fé ligada ao que se professa no batismo. Deixam-se levar pelo imediatismo às vezes até renunciando a sua fé original e adotando outras religiões e filosofias. O católico que não reza e não estuda muda de religião e quem não é católico e começa a entender o que é a Igreja se torna católico.
Devemos ser assim como João Batista, mensageiros da boa nova do Evangelho. Colocar todo o nosso esforço na concretização dos valores que o Senhor nos deu. O amor não é fácil de ser vivido na realidade. Amar significa sofrer ou despojar-se de tudo que temos para sermos instrumentos do Senhor na construção do seu reino.
Não podemos nos deixar quebrar pelos ventos da sociedade, precisamos nos manter firmes dentro da instabilidade da nossa vida. Só o amor é capaz de construir. O homem isolado se perde e faz os outros se perderem. João nos ensina pela sua vida a vivermos uma conversão diária, cheia de humildade e abertura ao que Deus nos pede.
O reino de Deus está no meio de nós. Jesus deixou tudo para construirmos um mundo novo cheio de solidariedade. O homem continua sofrendo as consequências de seu próprio egoísmo. Através da oração feita com o coração e da ação evangelizadora o cristão vai transformando a realidade.
Somos convidados a sermos como João Batista. Não podemos nos conformar com a nossa realidade. Devemos lutar para que a realidade nova trazida pelo Evangelho seja implantada dentro do mundo.

Imagem relacionada

 “Senhor Jesus vem renovar a vida de cada um de nós”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário