segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O administrador infiel


Resultado de imagem para o administrador infiel

“SOMOS ADMINISTRADORES DOS DONS QUE DEUS NOS CONCEDE PARA FAZERMOS O BEM”.
A liturgia da Palavra neste próximo domingo nos fala da capacidade administrativa que precisamos ter para fazermos o bem em todos os ambientes. O maior dom que recebemos é a nossa própria vida. Deus nos dá a existência para direcionarmos ela na prática do Bem para nos unirmos a Ele que é o Sumo Bem. Os aspectos negativos de nossa vida, aquilo que ultrapassa nossa capacidade de decidir, devemos entregar ao Senhor. A nossa administração deve ser baseada naquilo que escolhemos como fundamental que é na realidade para nós o projeto de Deus manifestado em sua palavra.
Em todos os momentos de nossa vida temos que fazer escolhas. O maior tesouro que temos para ser administrado é o amor de Deus por nós. O que temos de mais precioso deve ser partilhado para sentirmos paz em nosso coração.


Resultado de imagem para o administrador infiel


EVANGELHO (Lc 16, 01-13):

Naquele tempo, Jesus dizia aos seus discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’. Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ Ele  respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinqüenta!’ Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. E o senhor  elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. E eu vos digo: Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.

Resultado de imagem para o administrador infiel

“Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes”.
O problema administrativo de nossa existência é fundamental para todas as religiões e filosofias da história. O cristianismo é a resposta mais verdadeira para este questionamento. Isto porque vai de encontro aos desejos mais profundos da pessoa. Pois é o próprio Deus que se revela a nós e seu amor nos compromete. A vida que temos é um dom de Deus que recebemos d’Ele para participarmos de sua felicidade. Somos administradores da graça de Deus. Se praticarmos o bem, estaremos nos assemelhando a Ele e após esta vida estaremos para sempre com o Criador. Para nos unirmos a Deus precisamos nos desapegar de tudo que não é d’Ele.
Santa Teresinha do Menino Jesus em sua doutrina da “Infância Espiritual”, nos ensina que podemos colher das pequenas obras que fazemos verdadeiros tesouros para nossa salvação e para o bem da Igreja, desde que saibamos oferecer a Deus com amor toda nossa ação. O importante não é o que fazemos, mas sim o “como” fazemos.
A fidelidade é um dos maiores desafios que temos em nossa história. Ser fiel a Deus significa fazer o possível para concretizar a sua vontade em nossa vida. Estamos em um processo contínuo de busca do que o Senhor quer de nós para podermos concretizar em nossa vida.
Estamos fartos de ouvir fatos negativos em relação ao mundo e as pessoas que nos cercam. Não sabemos o motivo, mas nos sentimos muitas vezes, desmotivados a viver a mensagem que Jesus nos deixou de procurarmos melhorar o mundo através da Caridade. Nós só poderemos ser bons administradores de tudo o que Deus nos deixou se estivermos olhando sempre com clareza para o nosso ideal. Em várias situações de nossa vida somos obrigados a julgar aquilo que se nos apresenta e temos um grande medo de não fazer exatamente o que o Senhor nos pede.
O único remédio para a humanidade é o olhar de profundidade em relação a todas as coisas. Perdemos-nos no superficial, ficamos longe de nós mesmos e nos iludimos com facilidade. O mundo precisa melhorar através do testemunho de todos os cristãos. Um testemunho de busca de autenticidade na correspondência ao amor de Deus.
Podemos nos perguntar quem é realmente o Senhor de nossa vida. Para quem estamos nos dirigindo quando rezamos, trabalhamos, estudamos e nos divertimos? A reforma de nossa vida deve acontecer no assumir cada dia o essencial.
Devemos buscar constantemente as pequenas fidelidades a Deus, pois os pequenos sins é que formam o grande Sim da aceitação plena da Vontade de Deus em nossa vida. Se a humanidade utilizasse todo seu conhecimento pra a verdadeira promoção da pessoa, teríamos uma sociedade nova, um mundo de alegria e felicidade para todos.
Vamos nos unir na tentativa de conhecermos mais o que Deus planejou para nós através de sua Palavra e assim melhorar a realidade que nos encontramos.

Resultado de imagem para o administrador infiel 

"Senhor Jesus necessitamos de sua graça para sempre sabermos administrar os dons que nos dás constantemente”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário