segunda-feira, 20 de junho de 2016

SEGUIR JESUS SEM OLHAR PARA TRÁS

Resultado de imagem para HOMEM ARANDO

“DEVEMOS ANUNCIAR O REINO COM DECISÃO E ALEGRIA”.

Quando nos propomos a aceitar o chamado de Deus iniciamos um processo de despojamento de todas as coisas que nos impedem de nos abrirmos a Graça de Deus. Somos desafiados por este chamado. Há muitas ocasiões que nos afastam de Deus. Estas nos fazem pensar em uma alegria passageira que não nos fará realmente felizes. O desafio do seguimento de Jesus continua forte da mesma maneira em que em seu tempo. Precisamos de coragem para vivê-lo em meio as nossas limitações.


EVANGELHO (Lc 09, 51-62):

Estava chegando o tempo de Jesus ser levado ao céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado. Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro enterrar o meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem seus mortos; mas tu, vai anunciar o reino de Deus”. Outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o reino de Deus”.

Resultado de imagem para ARADO

“Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o reino de Deus”.
O seguimento de Jesus Cristo sempre será um grande mistério para desvendarmos durante toda a nossa vida. Inicialmente, somos chamados à existência. Como cristãos, pelo batismo, somos chamados à vida divina, ao relacionamento profundo com a Trindade. Deus nos chama de uma forma misteriosa e nossa resposta passa por este mistério, pois somos limitados em responder ao que Deus nos pede. Existem três grandes mistérios: o mistério do chamado, da resposta e da perseverança. O chamado de Deus é o primeiro. Somos chamados à existência para participarmos de sua felicidade. A resposta do homem também é um mistério. Ela poderá ser positiva ou negativa. A perseverança é a nossa santificação. Processo de abertura ao que o Espírito Santo nos inspira.
Neste evangelho, percebemos algumas vezes Jesus chamando os vocacionados e outras vezes rechaçando os que se consideram vocacionados, mas não querem viver o despojamento necessário para quem quer ser seu discípulo.
O desafio continua durante toda a vida. Não se pode olhar para trás. Não se pode perder tempo no dizer sim a Deus. O bom lavrador já sabe por onde passar e não pode ficar olhando para trás para não se perder em seu trabalho. O nosso passado não importa para Deus. Pode servir para nós como uma escola aonde devemos aproveitar o que é bom e não repetir os erros cometidos.
Estamos carentes na Igreja de pessoas que tomem a decisão de seguir a Cristo com amor e determinação. Somos alvejados pelo relativismo que nos afasta da verdade e faz que abracemos outros valores que são contrários ao que nos é apresentado pela Boa Nova do Evangelho.
Quando não olhamos para o nosso lado negativo e de nossos irmãos, somos fortalecidos na prática do bem que nos leva à verdadeira alegria.  Começamos a morrer quando nos afastamos do seguimento de Jesus. Quando nos acomodamos em nosso pequeno mundo e não percebemos o quanto de bem que podemos fazer em nossa vida. Cada pessoa humana tem uma missão importante dentro da comunidade.

Resultado de imagem para JESUS

"Senhor Jesus, pedimos a vossa força para segui-lo em meio as nossas limitações”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário