segunda-feira, 3 de agosto de 2015

JESUS O PÃO DA VIDA

 


“JESUS É O PÃO DA VIDA. RECEBÊ-LO NA SANTÍSSIMA EUCARISTIA É GARANTIA DE VIDA ETERNA”.


Receber Jesus na Eucaristia não é algo relativo em relação a nossa salvação. O capítulo seis do evangelho de São João é um divisor de águas. Jesus se dá no pão. Ele é o alimento eterno. Infelizmente os cristãos separados não entenderam esta realidade. Nós católicos devemos viver constantemente em adoração para recebermos do Senhor o que Ele deseja de nós e aplicarmos em nossa vida a sua vontade. O maior desafio de nossa vida é alcançarmos uma vivência eucarística que é a prática efetiva do bem na realidade de nossa vida. Neste final de semana rezamos pelos nossos pais que tem uma grande responsabilidade de manter a família e ser um exemplo de fé em primeiro lugar para seus filhos.




EVANGELHO (Jo 06, 41-51):
Naquele tempo, os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”. Eles comentavam: “Não é este Jesus, o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode dizer que desceu do céu?” Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é minha carne dada para a vida do mundo”.



“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é minha carne dada para a vida do mundo”.

Todos nós buscamos algo mais profundo para nossas vidas. Algo que vá além das aparências. Temos fome do eterno. Deus sabe perfeitamente desta nossa necessidade e por esta razão Jesus se fez pão e vinho para que possamos recebê-lo em nossa vida e sermos saciados pela transformação ocasionada pelo seu infinito amor.
O alimentar-se com a vida divina, que nos é dada através da Eucaristia, nos faz novas criaturas dando-nos a capacidade de, pelo poder de Deus, iniciarmos nosso processo de ressurreição.
O mistério da comunicação de Deus com suas criaturas passa automaticamente pela presença dele no meio de nós. Se a Igreja perdura todos estes séculos sem sofrer tantas divisões, como acontecem com outras religiões, ou sociedades, é graças a presença real de Jesus no mistério eucarístico. Jesus está junto com todos nós com sua infinita misericórdia.
É uma alegria para nós cristãos termos a certeza, de que mesmo vivendo dentro de nossas limitações, Jesus está sempre presente. A presença de Jesus é transformante e renovadora. Precisamos nos transformar na eucaristia que celebramos e recebemos. O processo de ressurreição ou de eternização de nossa vida começa com a comunhão de nossa existência com a divina. Para recebermos Jesus devemos configurar a nossa vida com a dele. Colocar em prática os seus valores.
A fome do eterno continua ativa dentro de nosso coração. Não podemos criar substitutivos alienantes da nossa própria realidade. A pessoa humana só será feliz com uma relação profunda com o Eterno. Mesmo tendo todos os bens deste mundo, sem esta relação, a vida se torna vazia e superficial.
Deus vem até nós. Baixa para que nós possamos subir. Quem souber perder saberá ganhar. O cristão deve aprender constantemente que na derrota aparente da cruz, está à vitória final. O sofrimento momentâneo do seguimento não se compara com a alegria e a felicidade permanente dos que se comunicam com Deus. A Santíssima Eucaristia nos dá a força necessária para enfrentarmos a cruz de nossa caminhada rumo ao Pai.
Comungar é aceitar o Cristo por completo com sua vida paradoxal e contraditória. É receber seus valores expressos na sua Palavra junto com a cruz que faz parte obrigatória do seguimento. Procuramos o Tudo através do Nada como nos ensina São João da Cruz. Nunca seremos elogiados e valorizados pelo mundo que se deixa manipular pelas relações comerciais. Podemos perceber as “fábulas” criadas pela grande mídia para nos afastar da verdade e nos tornar simples consumidores de seus produtos.
O ser humano está muito distante de sua verdadeira realização. É através da Eucaristia que seremos imunes do mal presente na humanidade e iremos nos aproximar mais do sentido de nossa existência.
Quando fazemos a experiência de perdão e de comunhão  nossa vida se transforma em fonte de realização e amor.

 

 “Senhor Jesus venha sempre nos saciar na Santíssima Eucaristia”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário