segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A CURA DO SURDO MUDO




“A FÉ NOS CURA DOS MALES FÍSICOS E ESPIRITUAIS”.

Jesus conhece perfeitamente as necessidades das pessoas. Ele se dispõe a curar a todos que se sentem dependentes de Deus através da humildade. Somos convidados a abrir-nos a Palavra de Deus para sermos curados de nossas deficiências sendo que a pior delas é o nosso fechamento ao que Deus quer de nós. Este fechamento nos faz doentes em relação ao amor de Deus. O mês de setembro é dedicado a Palavra de Deus. A Bíblia é a herança que recebemos de Deus para podermos acertar na peregrinação desta vida. É o único livro que fala da origem e do destino do homem. Ela deve ser lida com o coração para que fermente em nós na luta pela concretização da vontade de Deus na batalha contra nosso próprio egoísmo.




EVANGELHO (Mc 07, 31-37):

Naquele tempo, Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!” que quer dizer “abre-te!” Imediatamente seus ouvidos se abriram sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.



“Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

O Reinado de Deus é um reinado de “libertação integral” da pessoa que nos prepara para a vida definitiva. Jesus é o Cristo, ungido, o Messias. A segunda pessoa da Trindade que veio nos ensinar o que é essencial para crescermos em nosso processo de aceitação do amor de Deus. Jesus Cristo é o centro do projeto de salvação de Deus para a pessoa aprisionada pelas consequências do pecado original. Cultivar a amizade com Jesus e obedecê-lo é a forma para um dia termos a mesma experiência que ele teve da ressurreição passando inevitavelmente pelo caminho da cruz e do despojamento.
A maior deficiência que podemos ter em nossa vida é o fechamento para Deus, para conosco mesmos e para nossos irmãos. Jesus cura o surdo fazendo que ele se abra para a vida. Quando ele começa a escutar, já tem condições de se comunicar melhor. Jesus cura o surdo-mudo em particular leva-o a um lugar separado. Deus nos ama em nossa particularidade. Nós seremos transformados pelo seu amor dentro de nossa realidade através da Fé, da entrega ao mistério de amor que Ele nos reserva. Cada um de nós tem um carisma para edificar o povo de Deus. Não somos curados para nós mesmos, mas em função da missão que o Senhor nos dá de sermos instrumentos de salvação para o mundo.
Os sinais do Reino são sinais de transformação: os surdos ouvem e os mudos falam. Quando a Palavra de Deus penetra em nossa vida somos novas criaturas. Estamos aptos para vivermos uma vida nova. Jesus não só cura o físico, mas restitui a dignidade perdida daquele que não podia mais se comunicar. Temos oportunidade de nos expressarmos e sermos livres em nosso pensamento. Percebemos grandes interesses de se manter a pessoa alienada de sua própria realidade. Hoje vemos uma falsa cultura que arrasta as pessoas a pensarem só em si mesmas vivendo no egoísmo. Esta falsa cultura transmite a mentira que anda de braços dados com a vaidade e o orgulho levando a pessoa a se “sentir bem” aparentemente sendo na realidade um agente de morte e não de vida.
Estamos num mundo cheio de contradições. Existem muitos “meios” de comunicações, mas nunca nos comunicamos com tanta imperfeição como agora. Jesus toca na língua do doente, coloca a sua saliva. Precisamos da saliva de Jesus para vivermos conformes a Palavra de Deus. Nossa palavra deve ser tomada pela Palavra de Deus para edificarmos a Igreja. Precisamos ser curados do pecado da língua ou da maledicência. Falamos o que não devemos e deixamos de falar o que deveríamos falar. Muitas vezes nos detemos nos aspectos negativos da vida das pessoas e nos esquecemos que também somos limitados. Devemos aprender a refrear a língua quando percebemos algo negativo em nossos irmãos. Isto poderá ser para nós uma grande fonte de santificação.
Como cristãos somos desfiados a vivermos uma vida de profunda santidade nos transformando desde dentro. O nosso coração deve só fermentar o bem para podermos ser felizes. Devemos também ajudar aos nossos irmãos no seu processo de cura e libertação. Em primeiro lugar com a nossa alegria e otimismo que são frutos de nossa oração e da consciência do porque estamos nesta vida. Depois com a vida em comunidade que continua sendo o grande desafio da vivência cristã.
Jesus quer que sejamos abertos ao amor e fechados ao nosso próprio egoísmo que é fonte de tristeza e infelicidade em nossa vida. Só o amor poderá construir algo. Devemos estar preparados com todas as nossas forças para darmos testemunho daquilo que cremos e pela vivência sermos um sinal de transformação no mundo.

Resultado de imagem para JESUS CURA UM SURDO E MUDO

 “Senhor Jesus Cristo que sejamos sempre abertos ao seu infinito amor para sermos sinal de alegria e transformação para o mundo.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário