segunda-feira, 15 de junho de 2015

JESUS ACALMA A TEMPESTADE


“O SENHOR ESTÁ SEMPRE PRESENTE EM NOSSA VIDA. ELE TEM UM PLANO DE AMOR PARA NÓS SERMOS FELIZES ETERNAMENTE COM ELE”.

Jesus nos acompanha na caminhada de nossa vida. Ele permanece conosco nos ajudando a chegar até o Pai. No evangelho deste 12º domingo do tempo comum, percebemos que ele acalma a tempestade e exige uma atitude de fé da parte de seus discípulos que devem confiar e seguir em frente na missão. A humanidade caminha a passos lentos para uma verdadeira evolução porque se esquece com facilidade dos valores que Jesus nos deixou. Hoje temos muitas tempestades interiores e exteriores que só com uma profunda amizade com Deus poderemos acalmá-las fora e dentro de nós. A grande crise que a humanidade atravessa acontece dentro do coração da pessoa que não se sente amada e não sai de si para amar os seus semelhantes.

 


EVANGELHO (Mc 04, 35-41):

Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”




“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”

O cristianismo nasce com o testemunho dos apóstolos. Eles tiveram uma experiência profunda com Jesus que mudou a direção de suas vidas. Jesus não é só um homem comum. Ele é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. Tem as duas naturezas. Este é o diferencial que fez e que faz que milhares de pessoas do mundo inteiro reflitam sobre o verdadeiro sentido da vida. Se seguirmos Jesus que é o Cristo (Ungido), teremos a graça da vida eterna que todo ser humano almeja por perceber as limitações da existência presente que estamos vivendo.  
Muitos fatos aconteceram na vida de Jesus que confirmam sua missão salvífica. A tempestade acalmada é um dos exemplos dos fatos testemunhados pelos apóstolos durante a existência histórica de Jesus. Este fato pode ser interpretado hoje da seguinte forma: Ele vem para acalmar os corações daqueles que se perdem em seu próprio egoísmo. Percebemos um imenso avanço tecnológico com uma imensa crise afetiva dentro do coração das pessoas. É esta crise a que Jesus vem mudar através da concretização da fraternidade dentro do mundo.
Os discípulos são “testados” em sua fé no momento que mesmo estando com Jesus eles tem medo de perecer na agitação das ondas do mar. O que jamais seria possível pela própria presença do Filho de Deus. Muitas vezes somos tentados a temer as intempéries de nossa vida. Pensamos que Jesus está dormindo e não se preocupa com nossas fragilidades e medos.
Como cristãos somos chamados a viver em comunidade. Dentro desta vivência comunitária vamos crescendo na fé e na certeza da presença de Deus em nossas vidas. Não estamos abandonados pelo nosso Criador. Ele nos ama ao ponto de dar seu Filho para nos salvar. O medo é a característica daqueles que não experimentam o amor de Deus em suas vidas.
A barca representa a Igreja composta de pessoas pecadoras e limitadas, mas que está a caminho da santidade. O Senhor está presente nela e é melhor permanecer nela do que sair, pois desta forma seríamos facilmente afogados pelo mal. Aqueles que abandonam a Igreja estão pondo em risco a sua salvação.
A tempestade hoje pode ser vista como a própria instabilidade da vida. Os momentos de muita alegria e momentos de profunda tristeza que passamos em nossa peregrinação. O que importa é que o Senhor jamais nos abandona em nenhum destes momentos. Para termos mais segurança diante de nossas fraquezas precisamos cultivar a fé através da oração e da nossa ação solidária.
As provações que passamos não são obstáculos para chegarmos ao essencial. Muitas vezes elas nos ajudam a percebermos o quanto somos amados por Deus e que existem muitos valores que na realidade não tem valor algum para a nossa finalidade última.
Precisamos de uma luta constante na aceitação do mistério de Deus em nossa vida. Ter a certeza de que nunca estaremos sós e que por mais difícil que sejam as situações da nossa vida Ele jamais nos deixará órfãos.

Resultado de imagem para jesus acalma a tempestade

“Senhor Jesus acalme as tempestades que existem em nosso coração para percebermos o quanto somos amados.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário