segunda-feira, 1 de julho de 2013

JESUS ENVIA SEUS DISCÍPULOS





“JESUS NOS ENVIA A LEVARMOS A BOA NOVA DO REINO A TODOS OS POVOS”.

No evangelho deste domingo Jesus escolhe setenta e dois discípulos e os envia dois a dois dando diversos conselhos para que a Boa Nova chegue a todos. Todo aquele que quiser levar Jesus aos outros deve se revestir de um grande despojamento na fé e na humildade. Deixar todas as suas seguranças para se preocupar com a Palavra de Deus, sendo um portador da Paz. Ser discípulo de Jesus é negar-se a si mesmo para aceitar a Vontade de Deus que muitas vezes não vem de encontro com nossos pequenos planos. Sempre será um desafio dizer “sim” a Jesus, pois seu Reino não é deste mundo. O Reino de Cristo é de fraternidade e solidariedade e o reino do mundo é de egoísmo e vaidade.



EVANGELHO: (Lc 10, 1-12.17-20)

Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda a cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei dos que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O reino de Deus está próximo de vós’. Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o reino de Deus está próximo!’ eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que esta cidade”. Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa de teu nome”. Jesus respondeu: “Eu vi satanás cair do céu como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.



“O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois”.


O processo de revelação de Deus em relação às pessoas é algo progressivo e sistemático. O ápice desta revelação aconteceu com Jesus Cristo o Verbo Encarnado que veio tirar os pecados do mundo. Dentro deste mistério de salvação, Deus quis precisar de instrumentos humanos para levar em frente o seu infinito desejo de que toda pessoa humana participe de sua felicidade. Para dar continuidade a proclamação do reino de Deus foram escolhidos seguidores de Jesus. Todo discípulo de Jesus deve ser um portador de paz. Somos enviados a levar a paz a todos os povos, a todas as pessoas que se sentem perdidas. Para desempenharmos bem esta missão, precisamos estar totalmente despojados de nossas seguranças. É difícil ter paz com muitas coisas acumuladas, especialmente àquelas que podem prender o nosso coração.
Vivemos maior parte de nossa vida admirados com o superficial pela influência nefasta da ditadura da grande mídia que deturpa o sentido mais profundo de nossa vida. Ficamos sem nos adentrar no fundamento de nossa existência que é o amor que Deus sente por nós e de seu desejo de que participemos de sua felicidade.
A casa é o lugar onde vivemos. Deus dá muita importância a nossa realidade, Ele sabe que somos frágeis e que precisamos de uma estrutura básica para sobreviver. Jesus quer transmitir sua paz para nossa casa. Esta casa se refere mais ao nosso coração que deve acolher Jesus com muito amor. Podemos pensar que seja o nosso coração que está no centro de nossa vida.
Para podermos transmitir paz, precisamos experimentar paz dentro de nós mesmos. Para isto precisamos de uma experiência de liberdade. Se conhecermos a verdade pela humildade iremos iniciar um processo de libertação integral. Irá ter mais autoridade quem mais souber se administrar. Quem é livre dá razão para a sua existência. Quando somos anunciadores da verdade, ela também nos atinge, somos convidados a libertar os nossos irmãos.
A paz é um estado de espírito que surge no momento em que sabemos qual é o nosso ideal. Os discípulos de Jesus devem anunciar a paz através do amor que brota do fundo de seus corações.
Somos enviados no meio de lobos, mas eles também são nossos irmãos e precisam da voz do pastor. O lobo é feroz porque não se sente amado. Uma pessoa hoje é manipulada ou se torna um agente manipulador, porque não conhece o amor que Deus sente por ela. São João da Cruz nos diz que aonde não existe amor coloque amor e colherás amor. Um erro não concerta o outro. O mal precisa ser estagnado pelo bem.
A verdadeira evangelização inicia na amorização deste mundo que vivemos. Cada vez mais precisamos evangelizar o nosso ambiente com atitudes semelhantes às atitudes de Jesus.




“Senhor Jesus, dá-nos a tua paz para que possamos levá-lo aos nossos irmãos.”

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário