quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

“JESUS É O CRISTO, NOSSO SALVADOR E REDENTOR”.



O mundo procura nos manipular com suas idéias. Tenta nos levar para a valorização das coisas que passam. Jesus anuncia a Boa Nova da Salvação que vem ao encontro dos que são oprimidos. Neste terceiro domingo do tempo comum meditamos na pessoa de Jesus que vem anunciar o Reino para os que querem aceitar com humildade o projeto de Deus. Jesus é o Cristo, o ungido é o Filho de Deus. Quando aceitamos esta realidade ocorre uma mudança em nossos valores e atitudes.


EVANGELHO (Lc 1, 1-4; 4, 14-21):

Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra. Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste. Naquele tempo, Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”. Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da escritura que acabaste de ouvir”.

“Hoje se cumpriu esta passagem da escritura que acabaste de ouvir”.

Jesus ao ler a passagem do profeta Isaías (61, 01-03), está afirmando os fatos que irão acontecer aos que aceitarem o anúncio do Reino: serão libertados das prisões que são consequência do egoísmo humano. A aceitação do projeto de Deus faz com que a pessoa encontre o sentido último de sua existência: amar e servir a Deus e aos irmãos vivendo uma vida nova livre das amarras do pecado. A desobediência a Deus só causa consequências dramáticas para o homem. O mal presente no mundo teve sua origem na forma errada do homem exercer sua liberdade.
O Reino de Deus é anunciado dentro de um processo. Desde o antigo testamento já estava sendo preparado pelos profetas e em Jesus Cristo chega ao seu ápice. Agora cabe a nós aceitarmos o Reino e sermos anunciadores da Boa Nova da salvação. O Espírito Santo caminha conosco para nos auxiliar neste processo. Quando somos movidos por Ele não erramos em nossas opções.
Os cristãos devem transformar o mundo através da alegria que sentem em seu interior por se sentirem profundamente amados por Deus. Ele é nosso Papaizinho (Aba). Deus participa de nossa vida. Não estamos longe de nosso Criador. Ele nos ama, nos chama e nos envia dentro do mundo para sermos sua extensão no amor. O amor de Deus deve passar em nós e ir de encontro dos que não se sentem amados. Amar é fazer o outro crescer (Dra Zilda Arns).
Jesus é o ungido, é o Cristo. No Antigo Testamento os reis e soldados se preparavam para a batalha se enchendo de óleo. Esta forma de preparação tomou um aspecto espiritual e os grandes reis eram ungidos para se encherem da Graça de Deus pela missão profunda que Ele lhes confiava. Jesus é o Cristo, Ele retém toda a vontade do Pai por ser verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem.
O Filho de Deus traz consigo toda a mensagem de salvação para nós. Ele anuncia o que devemos viver dentro da sociedade. Inicialmente seremos “perdedores” por tentarmos concretizar o Evangelho dentro do mundo. Este oferece muitas vantagens para os que confiam em si mesmos e se esquecem dos outros. Mas esta vantagem é superficial. Leva o ser humano a ser o autor de seu próprio fracasso. Quando o homem pensa poder tudo ele perde tudo. Quando nos afastamos de nosso princípio vital somos conduzidos a morte pelo efeito de nosso próprio egoísmo.
Somos convidados a fazer os cegos enxergarem. Especialmente os que são manipulados pela ditadura da grande mídia que nos arrasta ao consumismo e nos afasta de nossa cultura libertadora. Ela tem o poder de transformar o mal em bem e o bem em mal fazendo que as pessoas se afastem cada vez mais do sentido solidário de nossa existência que é o centro da pregação de Jesus. Devemos ser juízes da mídia e não simples espectadores passivos dela colocando o Evangelho de Cristo como fórmula para iniciarmos a sermos felizes neste mundo em preparação para a vida eterna.

“Nós lhe pedimos Senhor Jesus a força da sua graça para vencermos o pecado e sermos instrumentos de seu amor no mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário