segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Maria visita Isabel

Resultado de imagem para maria visita a prima isabel

“O EXEMPLO DE MARIA NOS LEVA A SAIR DE NOSSO COMODISMO E IR AO ENCONTRO DE NOSSOS IRMÃOS”.



A figura de Maria é indispensável para entendermos o mistério cristão. O sim de Maria foi necessário para que o Salvador viesse até nós. Ela faz parte integral do plano salvífico de Deus. A atitude de humildade e respeito de Maria na visita a sua prima Isabel. Que estava grávida de São João Batista, embora sendo idosa, pois para Deus nada é impossível, é uma atitude de pura disponibilidade e alegria partilhada com sua amiga. Como seria bom que entendêssemos esta realidade. Deus está presente em nossa vida. Ele nos ama profundamente e quer a nossa verdadeira realização ao seu lado.

Resultado de imagem para maria visita a prima isabel


EVANGELHO (Lc 01, 39-45):

Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou em casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

Resultado de imagem para maria visita a prima isabel

“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

O mistério que envolve a vida de Maria é muito profundo e está relacionado diretamente com o projeto de salvação de Deus em relação a toda a humanidade. Pelo sim misterioso de Maria veio a salvação da humanidade. Ela é a serva obediente que soube escutar a Deus. Mesmo em seu tempo era difícil saber o que o Senhor queria. Ela é serva por ser humilde e estar atenta ao que o Senhor lhe inspirava.
O grande desafio que encontramos em nossa vida é tentarmos conhecer a vontade de Deus e procurarmos concretizá-la dentro da realidade em que nos encontramos. A nossa conversão começa a acontecer no momento em que sabemos o que o Senhor quer de nós e temos força de vencermos nosso egoísmo para entrarmos na órbita de Deus. É um processo de aceitação do mistério de Deus em nossa vida. Crer é aceitar o que o Senhor nos pede em meio à instabilidade de nosso cotidiano. A humildade é a grande ferramenta para nos abrirmos ao que o Senhor nos pede. Por meio dela iremos conseguir ler os sinais visíveis do amor de Deus que não só irá servir para nossa salvação, mas para de diversas pessoas.
Deus age sempre dentro da “contradição” do que esperamos. Tem uma lógica diferente da nossa. Quantas mulheres que tinham influência na sociedade que gostariam de assumir o grande compromisso de Maria. Por que ela foi dócil ao chamado de Deus, sensível ao seu amor. Por isto é Cheia de Graça. Para fazermos à vontade de Deus temos que tirar todo egoísmo de nosso coração.
Talvez para nós hoje seja praticamente impossível imaginarmos o que significou a missão que Deus confiou a Maria. Estamos tão acostumados com a imagem da encarnação do verbo que pouco refletimos sobre a grandiosidade do fato. A nossa felicidade passa pela descoberta do objetivo de nossa vida. Se refletimos sobre o sentido último de nossa vida iremos selecionar os valores e viveremos na verdade que irá nos levar a uma felicidade infinita.
A maioria das pessoas hoje é infeliz porque não descobrem o sentido de suas vidas. A maioria  não sabem porque existem e nem para onde vão. Neste mundo cheio de subjetividade e relativismo Maria passa a ser o exemplo mais sólido daquela que é feliz mesmo com os desafios da concretização da vontade Deus que sempre vai contra o nosso egoísmo e a nossa vontade inicial de satisfação momentânea.
Maria sai de sua casa e vai ao encontro de sua prima e recebe uma saudação inesperada. Isto porque Deus já estava presente na vida de sua prima Isabel. Ela também recebeu a graça de um filho em um momento inesperado da sua vida. São duas mulheres que se encontram felizes pela intervenção de Deus em sua maternidade. Para Deus nada é impossível. Esta deve ser a frase que permeia a vida do cristão em meio a tantas dificuldades.
Que nesta preparação para o Santo Natal possamos estar totalmente abertos ao Senhor, disponíveis ao que Ele nos pede dentro da realidade da nossa vida.

Resultado de imagem para maria visita a prima isabel

“Senhor que o exemplo de Maria nos abra ao seu infinito amor.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário