segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Quem é o maior no Reino


Resultado de imagem para Quem é o maior no reino de Deus


“A RESPONSABILIDADE MAIOR CABE AO QUE SERVE MAIS”.

O mês de outubro é dedicado as missões, especialmente neste próximo domingo em que rezamos e fazemos nossa doação aos missionários que são verdadeiros heróis na divulgação da Boa Nova de Cristo. O conceito de missão e de missionário está mudando devido aos grandes desafios que se apresentam em nossa sociedade. Hoje devemos evangelizar os evangelizados. Anunciar o Cristo vivo aos que ainda não tem uma fé que brota de uma experiência interior. O santo batismo que recebemos nos compromete com uma vida de expansão do Reino de Deus em todos os locais aonde Jesus Cristo ainda não é conhecido.


Resultado de imagem para Quem é o maior no reino de Deus


EVANGELHO (Mc 10, 35-45):
Naquele tempo, Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?” Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que eu devo ser batizado?” Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.

Resultado de imagem para Quem é o maior no reino de Deus


O trabalho solidário faz parte essencialmente da vida do cristão. Como cristãos não buscamos “lucro” ou grandes vitórias apoteóticas. Estamos a serviço do Senhor em todas as circunstâncias de nossa vida. Não importa o nosso cargo e o que fazemos, mas sim o “como fazemos”. Para sermos grandes deveremos ser os servos de todos. Parece que esta afirmação não interessa muito em um mundo de competição onde as relações comerciais sufocam tremendamente as relações de fraternidade e solidariedade. Seremos felizes se nossa vida estiver construindo a felicidade de nossos irmãos. A idéia de Cristo não bate com a lei daqueles que querem levar vantagem em tudo. Somos felizes obedecendo a Deus e ajudando as outras pessoas a fazerem o mesmo. O missionário é aquela pessoa apaixonada por Cristo e pelo seu Reino. Por causa desta grande alegria interior quer levar os outros a viverem a paz interior.
Quando seguimos a Cristo de verdade somos convidados por ele a beber seu cálice. O que será que isto significa para nós? Vamos passar pelo desprezo do mundo, pela solidão do seguimento, aparentemente seremos derrotados várias vezes. O que irá nos guiar é a luz do amor de Deus que sentimos no fundo de nosso coração. É esta luz que deve ser o referencial de nossa vida. A felicidade que Deus nos transmite é muito maior que as alegrias momentâneas que alimentam a sociedade moderna. Somos desafiados a olhar para dentro de nosso coração e sairmos de nosso próprio egoísmo. Aqui neste mundo não vamos encontrar nada permanente. Ele está reservado para nós no Céu.
O serviço do cristão acontece dentro da humildade e da fé. Somos simples instrumentos do verdadeiro “Dínamo” que produz amor e felicidade. Todo cristão batizado é missionário. O nosso batismo é um compromisso de entrega ao amor de Deus que se expande em nossa vida. Somos convidados a transmitir as verdades fundamentais de nossa fé a todas as pessoas que nos encontrarmos especialmente pelo nosso testemunho. Os cristãos devem ser reconhecidos pela alegria de ter encontrado o amor de Deus em seus corações e devem anunciar este amor a todos, inclusive aos que já são batizados.

Resultado de imagem para Quem é o maior no reino de Deus

 “Fazei Senhor Jesus que possamos nos sentir evangelizadores de nossos irmãos a partir da alegria de nossa experiência convosco”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário