segunda-feira, 10 de setembro de 2018

A Cruz é o nosso instrumento de salvação



 Resultado de imagem para jesus e a cruz

“NÃO HÁ COMO SER DE JESUS SEM ABRAÇAR SUA CRUZ”.

O conhecimento da pessoa de Jesus é fundamental para seguirmos seus ensinamentos. O questionamento sobre sua pessoa foi sempre o grande desafio para os crentes. Jesus é verdadeiramente Homem e verdadeiramente Deus. Ele tem as duas naturezas, humana e divina. Neste mistério está a chave da compreensão do cristianismo. Somos constantemente testados em nossa fé, especialmente hoje em que o materialismo nos arrasta até falsas religiões que pregam uma satisfação momentânea para a pessoa afastando-a de seu sentido último. Jesus continua sendo “intragável” por aqueles que rejeitam a cruz e querem um sentido cômodo para suas vidas. Jesus não vem sozinho. Apresenta a cruz unida a ressurreição.


Resultado de imagem para jesus e a cruz


EVANGELHO (Mc 08, 27-35):
Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros ainda, que és um dos profetas”. Então ele perguntou: “E vós quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do homem deveria sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei; devia ser morto e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isto abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro dizendo: “Vai para longe de mim, satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho vai salvá-la”.

Resultado de imagem para jesus e a cruz

“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho vai salvá-la”.

A compreensão exata da pessoa e Jesus e sua missão é fundamental para vivermos nossa vida cristã em meio às instabilidades que enfrentamos em nossa vida. Pedro afirmou a messianidade de Jesus, mas não compreendia o que isto implicava como consequência. Seguir a Cristo é seguir o crucificado. É renunciar as coisas gostosas aparentemente, para se assumir o Bem. Nem tudo que é gostoso é bom para nós. Jesus quer nos levar além das aparências, a uma vida nova no Espírito Santo.
Pedro ainda estava seguindo a Jesus pelas vantagens que ele poderia apresentar. Vemos isto em certas pregações que se fazem fora da Igreja em relação a Jesus. Seguimos a Cristo como um todo. Não podemos separá-lo da Eucaristia e de sua Mãe a Virgem Santíssima. Hoje, como cristãos, devemos promover a unidade em torno da pessoa de Jesus. Ele está vivo no meio de nós. Esta é a realidade que jamais podemos esquecer.

Resultado de imagem para jesus e a cruz

As nossas atitudes muitas vezes se assemelham as atitudes de Pedro. Queremos o messias, mas não queremos a missão que vem por detrás de sua aceitação. Olhando para nossa história percebemos muitos cristãos católicos com uma fé muito fragilizada. Não estudam a Palavra de Deus, não estudam os Santos Padres da Igreja e o catecismo. É certo que são presas fáceis do inimigo que nos afasta da verdade. Precisamos reforçar nossa fé através da oração e da reflexão da verdade sobre nossa vida. Somos criaturas frágeis, precisamos da força do Espírito Santo para não cairmos na tentação de assumirmos um cristianismo frágil longe da graça de Deus.
Quem é Jesus para nós? Um personagem da história, ou nosso Salvador? Dependendo desta visão será nosso proceder. Se nos entregarmos a Deus seremos felizes. Sentiremos em nosso coração a alegria dos filhos de Deus e não uma alegria momentânea como a grande mídia nos oferece.
Somos felizes seguindo o que a maioria segue? Esta é uma pergunta que deve ser respondida pela nossa consciência. Deus nos ama muito. Nada se iguala ao seu imenso amor. Nenhuma fortuna do mundo é comparada ao amor que Deus sente por suas criaturas. Precisamos rezar mais e agir mais conforme a vontade de Deus para sermos hoje os messias que Deus espera de nós.

Resultado de imagem para jesus e a cruz

“Senhor Jesus Cristo nós queremos lhe aceitar como um todo em nossa vida.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário