segunda-feira, 21 de maio de 2018

Santíssima Trindade


Resultado de imagem para santíssima trindade

“SOMOS CRIADOS PELA TRINDADE PARA CONVIVERMOS ETERNAMENTE COM ELA”.


Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Um Deus em três pessoas. Somos criados semelhantes a Deus para vivermos em unidade com nossos irmãos praticando o Bem já que Ele é o Sumo Bem. A busca da felicidade encontra resposta na própria pessoa de Deus. Seremos felizes quando partilharmos nossa vida. Deus Trindade vive na alegria e na felicidade absoluta e quer que nós pessoas humanas “convivamos” eternamente com Ele. O mistério cristão da Trindade nos define como pessoas solidárias. Por esta razão que o cristianismo sempre será perseguido dentro de um mundo egoísta que se ilude na mentira do individualismo. O Mistério de Amor da Trindade não se associa com o pensamento individualista implantado no mundo pela “grande mídia” que serve ao poder econômico. Procura iludir sempre a pessoa humana desviando-a do seu sentido último. Somos criaturas de Deus e só nele encontraremos a raiz da verdadeira alegria.

Resultado de imagem para santíssima trindade


EVANGELHO (Mt 28,16-20):
Naquele tempo, os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, prostaram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias até ao fim do mundo”.

“Eis que eu estarei convosco todos os dias até ao fim do mundo. Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

Resultado de imagem para santíssima trindade

A festa da SANTÍSSIMA TRINDADE é a festa da nossa identidade, pois fomos criados conforme a imagem de Deus que é uma vivência concreta do Amor. “Deus tem um amor preferencial por cada um de nós”. Deus é PAI (CRIADOR), FILHO (REDENTOR) e ESPÍRITO SANTO (SANTIFICADOR) um só Deus em três pessoas. Este mistério só pode ser explicado pela luz da Fé que exige de nós aceitação e entrega.
Deus nos criou à sua imagem e semelhança. Fomos criados para participarmos da sua felicidade. Esta é a realidade última de nossas vidas. O mistério da Trindade está ligado ao mistério da nossa própria existência, por esta razão somos diferentes de todos os outros seres criados. Podemos nos comunicar intimamente com Deus e saber o que Ele quer de nós. O Criador jamais abandona suas criaturas. Deus sempre estará presente em nossa vida em qualquer situação, mesmo que por nossa ignorância pensemos em nos afastar d’Ele. Somos desafiados a cultivar a presença de Deus vinte quatro horas do dia. Ele nos olha com seu olhar de amor, já fez sua opção fundamental por nós.

Resultado de imagem para santíssima trindade

A Santíssima Trindade é o mistério primordial do cristianismo, fonte de todo dom e de todo bem. A revelação deste mistério pertence ao Novo Testamento. O Antigo Testamento põe toda a atenção em proclamar e exaltar a unidade de Deus: um só é o Senhor. Israel, que vivia em contato com povos pagãos, tinha necessidade de ser continuamente chamado a reconsiderar esta verdade para não cair na idolatria.
Através do Santo Batismo entramos numa profunda relação com a Santíssima Trindade. Por meio dele renasce em nós a "Vida Nova". O homem se reconhece filho do Pai Celeste que lhe decretou a regeneração; irmão de Cristo que lho mereceu com o sangue da Cruz; templo do Espírito Santo que lhe infunde o espírito de adoção. Diante de Deus, o batizado não é simples criatura e, sim, filho introduzido na intimidade de sua vida trinitária, a fim de que viva em sociedade com as três Pessoas divinas, que nele habitam.
Nas palavras de São João da Cruz, é a chama de amor viva que arde "no mais profundo centro", pois "o centro da alma é Deus" (Chama Viva de Amor 1,12), onde "o Verbo, Filho de Deus, juntamente com o Pai e o Espírito Santo, está essencial e presencialmente escondido no íntimo ser da alma" (Cântico Espiritual 1,6). A grande viagem que a pessoa deve fazer é ir ao seu centro, descobrir o Amado que não se mistura com os apetites sensuais da vida mundana. Se descobrimos este tesouro não seremos mais escravizados pelas diversas “drogas” que existem no mundo que nos alienam da verdade que, aos poucos, irá nos tornar livres e felizes.
Devemos viver em plenitude os dons da Santíssima Trindade abrindo-nos à ação do Espírito Santo para nos comportarmos como filhos do Pai Celeste, como irmãos de Cristo.
Associado ao mistério da Trindade está à presença permanente de Jesus na Eucaristia, a comunhão transformante e dignificante de nossa vida, e a intercessão permanente de Maria que participa neste mistério através da Encarnação.

Resultado de imagem para santíssima trindade


"Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo! Como era no princípio, agora e sempre! Amém”.











Nenhum comentário:

Postar um comentário