domingo, 5 de novembro de 2017

Devemos ser prudentes para receber Jesus em seu retorno.


Resultado de imagem para ser prudentes

“O CRISTÃO DEVE ESTAR SEMPRE ATENTO AO ESSENCIAL DE SUA VIDA”.



Neste  32º domingo do tempo comum. Jesus nos convida a sermos previdentes no essencial de nossa vida. Não sabemos a hora nem o dia em que deixaremos esta realidade para nos adentrarmos na realidade eterna. Através do cultivo da Fé numa verdadeira espiritualidade teremos mais capacidade de escolha do essencial. Um dia deixaremos esta peregrinação para vivermos eternamente.

 Resultado de imagem para dez virgens

EVANGELHO (Mt 25, 01-13):

Naquele tempo, disse Jesus, aos seus discípulos, esta parábola: “O Reino dos céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora.

"Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora".


A parábola das dez virgens nos indica o cuidado que devemos ter em estarmos sempre atentos porque não sabemos a hora e nem o momento em que o Senhor irá nos chamar. Segundo a tradição dos judeus as jovens acompanhavam o noivo até sua apresentação na festa. Era uma forma de cortesia que trazia para elas muita honra e alegria. A falta do óleo fez que as imprudentes não fossem mais aceitas em seu ofício pois não estavam presentes na chegada do noivo.

Resultado de imagem para dez  virgens

Jesus Cristo é o noivo e as jovens somos nós que devemos estar atentos e sermos prudentes. O óleo pode representar a nossa fé que é necessária para estarmos sempre prontos para a chegada do Senhor.
Não sabemos o momento exato quando deixaremos esta vida e iremos nos apresentar ao Pai. Quando a nossa preocupação é a prática do bem, estamos preparados para o momento final que é na realidade início de uma nova etapa em nossa existência.
Muitas vezes somos previdentes naquilo que não é definitivo. Nos preocupamos com  coisas banais e passageiras. O Reino de Deus está bem próximo de nós, por esta razão devemos nos esforçar para atingi-lo em nossa rápida peregrinação. Todos somos construtores do Reino. O pouco que pode parecer aos nossos olhos é importante para Deus na sua edificação.

Resultado de imagem para dez  virgens

O imediatismo é o grande inimigo no seguimento de Cristo. Somos induzidos a termos resultados imediatos de nossos investimentos e deixamos o essencial para depois. Estar preparado significa estar disponível ao amor sem restrições. Só o amor pode vencer o racionalismo. Sua lógica faz que busquemos o profundo da realidade e não só as aparências que nos fazem perder.
O mundo tem sede de uma verdadeira espiritualidade. É a partir de nossa amizade com Deus presente em nossa vida é que venceremos os conflitos internos e externos que surgem em nossa existência.

Resultado de imagem para dez  virgens

“Enviai Senhor Jesus o Espírito Santo para enchermos o nosso coração com o óleo da Fé...”


Nenhum comentário:

Postar um comentário