segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Tu és Pedro

Resultado de imagem para tu es pedro          


“A IGREJA É EDIFICADA SOBRE A PEDRA HUMANA COM A GRAÇA DIVINA”.


No próximo domingo celebramos dentro do mês vocacional o dia do Apóstolo leigo. Os nossos ministros da catequese têm uma função muito importante em nossas comunidades. Devem transmitir os dados e as experiências em relação à vida cristã a crianças, jovens e adultos. Na realidade a catequese é algo interminável em nossa vida. O evangelho deste domingo nos apresenta a profissão de Fé de Pedro que vai ser o fundamento da Igreja. Deus em sua infinita sabedoria escolheu homens limitados para provar que sua obra é divina. Vamos aproveitar e rezar pelo nosso Santo Padre o Papa Francisco que hoje é para nós Pedro que se entrega em todos os momentos por cada cristão do mundo inteiro.

Resultado de imagem para leigos na missão

EVANGELHO (Mt 16,13-20):
Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra, será ligado no céu; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. Jesus então ordenou aos seus discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o messias.

Resultado de imagem para tu es pedro

“Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra, será ligado no céu; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

Muitas vezes durante a nossa vida lemos este capítulo famoso de São Mateus. Ele é representado por vários artistas religiosos do mundo inteiro. São Pedro aparece com as grandes chaves do Paraíso. Recebe do próprio Cristo o mandato de ligar o céu e a terra. É uma grande responsabilidade hoje vivida pelo nosso Santo Padre o Papa.
Pedro é um pescador, homem simples do povo. Esta realidade não descarta o chamado de Deus e sua resposta sincera. Os humildes estão mais preparados para receber as missões mais profundas do seu plano de amor.
Nesta passagem vemos a sua profissão de fé que o consagra chefe da Igreja. Cai sobre ele a responsabilidade de estar na frente da futura maior sociedade dos que acreditam em Jesus como sendo Cristo. Sua afirmação o confirma como Pedro, pedra e cabeça da Igreja. O alicerce é um fundamento. O edifício depende dele. Muitas vezes terá que sofrer solitariamente para que todos possam beber da fonte.
Jesus faz uma pergunta bem geral sobre a sua pessoa: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Os homens são criaturas, o Filho do Homem é Deus. Os homens são incapazes de reconhecer a realidade do Filho do Homem sem a ação do Espírito Santo. É Ele que dá capacidade a Pedro de responder a pergunta feita por Jesus. Este questionamento devemos fazer constantemente para nós mesmos. Como consideramos Jesus? É um personagem da história, é uma idéia vertical ou horizontal, ou é o nosso amigo que nos oferece a vida plena? Conforme experimentamos a nossa amizade com Cristo será a nossa vida concreta como cristãos no mundo.

Resultado de imagem para pedro confessa sua fé em jesus

“Tu és o messias, o Filho do Deus vivo”. Nesta afirmação, Pedro está reconhecendo a realidade da missão de Jesus. Ele vem para salvar seu povo, não é uma salvação política, é uma salvação integral baseada na solidariedade comunitária do Reino de Deus. Não podemos esquecer que Javé está presente, Ele é um Deus vivo na história de seu povo. O novo povo de Deus serão todos os batizados no mundo inteiro irão compor a Igreja de Cristo desfalcada pelas falsas religiões que deturpam a Palavra de Deus com interpretações subjetivas da Fé.
Quanto mais nos aprofundamos no mistério de Cristo, mais percebemos a universalidade de sua missão. Por meio de Cristo e de sua Igreja tendo Pedro como fundamento, temos uma maior garantia de estarmos na comunidade dos crentes. Somos intercessores uns dos outros, somos responsáveis pela salvação ou pela perdição do Corpo Místico de Cristo.

Resultado de imagem para pedro confessa sua fé em jesus

O pertencer a Igreja não é algo relativo em relação a nossa salvação. Quando estamos com a Igreja, estamos com Cristo e com seu projeto. Infelizmente o ser humano se considera criador de tudo, inclusive de projetos pessoais que interferem no que Deus deixou para nós com muita clareza. A vivência sacramental dentro da Igreja tem como objetivo praticar o bem e evitar o mal. Fazer o bem dentro de um ambiente adverso. Por isto ela se fortifica amando a presença de Jesus na Eucaristia, na Palavra e na intercessão materna de Maria que é nossa mãe.
Estando com Pedro estamos com Cristo e seu projeto de amor para com toda a humanidade. Precisamos amar mais a Igreja. Estudar mais os seus documentos para não sermos dominados pelo relativismo que impera na humanidade e que está levando o ser humano a uma crise afetiva cada vez maior.

Resultado de imagem para pedro confessa sua fé em jesus

“Senhor tu és o Cristo. Pela nossa amizade contigo estaremos juntos na eternidade”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário