sexta-feira, 16 de junho de 2017

A messe é grande

“SOMOS OPERÁRIOS DA MESSE DO SENHOR”.

Resultado de imagem para A messe é grande

A vocação é um chamado de Deus para servir aos irmãos. Nela temos três grandes mistérios: o chamado de Deus, a resposta da pessoa e a perseverança na missão assumida. Somos chamados depois respondemos e finalmente temos que perseverar. Jesus exige de nós a participação neste mistério. Ele quer precisar de nossa limitada mediação humana. A graça de Deus passa por nós e é transmitida à comunidade. Somos cooperadores com o processo de salvação a partir do momento em que nos dispomos a fazer o que o Senhor nos pede. 

EVANGELHO (Mt 09, 36 -10, 08):

Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao senhor da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 

Resultado de imagem para A messe é grande

Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes  poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago filho de Alfeu, e Tadeu; Simão o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traídos de Jesus. Jesus enviou estes doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho anunciai: ‘O Reino dos céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

“Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade”.

Resultado de imagem para A messe é grande

O  chamado de Jesus a estes primeiros homens que no futuro, com exceção de Judas Iscariotes, seriam as grandes colunas da Igreja, nos faz refletir e pensar no poder de Deus, no seu imenso amor por nós. Ele escolhe pessoas pouco dotadas na visão do mundo para levar adiante um magnífico projeto de salvação. O poder destes homens vem de Deus. Não é uma força humana baseada em cultura e intelectualidade. Deus ultrapassa nossos conceitos para realizar o seu projeto. Quanto mais desobstruído estiver o nosso coração para o amor de Deus mais seremos usados por ele para ajudar nossos irmãos.
Jesus insiste no sentido que devemos pedir ao Senhor da messe para que nos envie mais operários. Podemos perceber por esta afirmação que sempre será um grande desafio o seguimento de Jesus. O cristão sempre será um perdedor na visão da sociedade. Por isto deve estar sempre atento a Palavra para não errar em suas opções. Acontece muita manipulação através da mídia nos desviando da verdade.
Jesus olha para a multidão e sente compaixão por perceber que as pessoas têm dificuldade de aceitarem a realidade de suas vidas. São enviados os discípulos que são nomeados no Evangelho um por um com algumas características. De acordo com suas origens e suas missões futuras. Ficamos tristes em perceber que Judas Iscariotes é nomeado como o traidor. Ele teve  as mesmas oportunidades que os outros tiveram, mas não se comoveu pelo mistério que envolvia sua vida. Muitas vezes somos imediatistas e queremos resultados que dependem mais de nossas forças do que da Graça de Deus e aí erramos em nossa missão.
Se recebemos de graça devemos dar de graça, mesmo sendo incompetentes em nosso agir. Deus é sensível ao nosso gesto de doação. Um pequeno sinal de entrega é reconhecido por Ele e transformado em algo de benefício para a humanidade. Estes homens deixaram tudo para seguir a Jesus. Quantas dificuldades enfrentaram. No entanto, temos certeza de sua felicidade depois de todos os enfrentamentos, inclusive contra eles mesmos.
O martírio é condição essencial para os que querem seguir a Cristo. Ele pode ser imediato, com a doação da vida através da morte provocada; ou sistemático, através das dificuldades inerentes a vocação que cada um assume no seguimento de Jesus Cristo.
A base de nossa pregação é a afirmação de que o Reino de Deus está próximo. Devemos anunciar que a concretização dos valores de Cristo apresenta como conseqüência imediata à realização do Reino de amor, justiça e solidariedade.
Devemos rezar pelas vocações e nos comprometermos cada vez mais com a que nós assumimos. O diálogo de amizade com Cristo é à base de nossa fidelidade ao que Ele espera de nós.

Resultado de imagem para A messe é grande

 “Enviai Senhor operários para a sua messe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário